quinta-feira, 28 de outubro de 2021

REVELAÇÃO DO HUMOR NA INTERNET; MISTER EMERSON ESTREIA DIRIGIDO POR JOÃO FONSECA

 

O ator Emerson Espíndola contabilizava a marca despretensiosa de dois mil seguidores nas redes sociais quando, durante o confinamento exigido pela pandemia, desistiu de fazer pão para vender no bairro e passou a levar a sério sua verve de humorista. Começou a postar conteúdos cômicos relacionadas à ciência e ao corpo humano. O que acontece quando a gente tem ansiedade? O que acontece quando a gente engorda? O que acontece quando uma música não sai da cabeça?
 
Um ano depois, Mister Emerson, como é popularmente conhecido nas redes, já acumula mais de 2.4 milhão de seguidores no TikTok e a impressionante marca de mais de 50.4 milhões de curtidas na plataforma, com 81% de taxa de engajamento. No Instagram, onde ele também compartilha seus vídeos, já são mais de 711 mil seguidores que o acompanham.
 
Com direção de João Fonseca, produção conjunta de Gustavo Nunes e Emerson Espíndola e direção de vídeo de Eduardo Chamon, o Show de Comédia Online estreia dia 5 de novembro para temporada online até 12 de novembro, pela plataforma SYMPLA Play, com ingressos a R$ 23,00. Com 50 minutos de duração e a proposta de apresentar um formato diferente e divertido, será uma extensão e uma celebração do seu conteúdo sobre o corpo humano na internet.
 
“Faz um ano que estou produzindo conteúdo na internet e isso vem mudando a minha vida. Hoje pago as minhas contas com aquilo que eu crio e posto... e faço isso com muito carinho e dedicação.” Para escrever o texto, Emerson realizou uma série de enquetes com os seguidores. “Levantei quais eram os personagens que a galera gostava mais, os temas sobre o corpo que as pessoas mais riram, e até a participação da plateia no show foi uma ideia que um seguidor me deu.”
 
Entre os conteúdos que geraram maior engajamento, somados do TikTok e do Instagram, estão os vídeos Pedra no rim (27,9M, contando com postagens+tbts), Pfizer (24,1M), Vacina (20M), Diu (13,1M), Astrazeneca (10,9M), Rinite (10,4M), Gosto (10M), Energético (8,7M), Café acorda cocô (8,4M) e Dorme no braço (8,2M).
 
Ao lado das celebridades
 
Mister Emerson integra o casting do estúdio de conteúdo e formatos digitais Play9, de Felipe Neto, ao lado do próprio Felipe, de Fátima Bernardes, Giovana Ewbank, Gabi Prioli, Marta Silva, Paola Carosella, Carol Barcellos e Ana Paula Padrao, além de outros não televisivos mas de considerável audiência no Youtube.
 
Ator de formação, tem atuado em musicais, filmes e novelas. Trabalhou em diversas peças e musicais, entre eles Cássia Eller, o Musical (no papel do cantor Nando Reis) e em Rei Arthur (como o protagonista). Catarinense residente em São Paulo desde 2017, Emerson Espíndola aposta em um conteúdo original e autêntico em suas redes sociais. Com vídeos family-friendly, mescla ciência e humor um lugar só.
 
A internet fez com que ele colocasse em prática seu lado de multiartísta, atuando, escrevendo, dirigindo e mesmo criando a própria trilha sonora para os vídeos. De maneira leve e lúdica, Emerson consegue arrancar boas risadas do público, além de gerar um conteúdo estranhamente (?) educativo.
 
Sobre:

 A direção
 
Um dos diretores mais experientes e premiados do teatro brasileiro, João Fonseca (Cazuza, pro dia nascer feliz, entre outros) não teve dúvida para aceitar o convite para dirigir o espetáculo. Indicado oito vezes para o Prêmio Shell como Melhor Diretor (ganhou em 1997 com O Casamento, de Nelson Rodrigues, encenado com Antonio Abujamra), Fonseca conheceu Emerson em Cássia Eller, o Musical.
 
“Nosso encontro no espetáculo foi muito bacana, ele fazia um trabalho extraordinário [no papel de Nando Reis]. Além de tudo tem o Gustavo Nunes na produção, um parceiro de muito tempo. Não tive dúvida que queria e faria o trabalho”, assegura ele, que já dirigiu o ator Paulo Gustavo no espetáculo Minha Mãe é uma Peça e na televisão o Vai que Cola, do Multishow.
 
A ideia do diretor é tentar vencer o desafio de trazer ao palco a linguagem do Instagram. Mostrar um pouco mais ao público que assiste aquelas pílulas da rede social. “A ideia é apresentar um pouco mais do Mister Emerson, novos elementos e mais humor, ao vivo. O público vai ter a oportunidade de ver a brincadeira, que é editada, sendo realizada ao vivo.” 
 
Professor de ciências
 
Gravado no Teatro dos Quatro, com uma plateia de seguidores (a maioria formada por pessoas que trabalham ou estudam nas áreas da Saúde e da Educação), o Show de Comédia Online é resultado de um trabalho que contou com uma produção bem cuidada - da qualidade dos equipamentos de gravação e criação do cenário às músicas, tocadas ao vivo por um violonista, responsável ainda pelos efeitos sonoros. “As pessoas vão poder assistir no celular ou numa TV de tela gigante com a qualidade de um Netflix, só que pagando mais barato que isso.”
 
Emerson sempre teve o desejo de escrever uma peça de teatro. “E isso aconteceu de uma maneira especial, com uma ideia e personagens originais e um tema que tem muita identificação com todo mundo”, diz, lembrando que a estreia, dia 5 de novembro, é o Dia Nacional da Cultura e da Ciência. “É tão importante falar sobre esses dois temas, colocar holofotes neles!”
 
De temperamento inquieto, curioso, o ator frequentou Conservatório de Música e fez teatro “um tempão, com um monte de gente legal”. Entre 2019 e 2020, chegou a ser contratado para interpretar Ney Latorraca em um espetáculo com o próprio ator mas a pandemia atrapalhou e o projeto ficou no papel. Começou a fazer pão e vender no bairro, o que o sustentou uns três meses, até que passou a criar no TikTok.
 
“O primeiro vídeo, o cocô conversando com o cool, querendo sair, teve 100 mil views e uma porrada de comentários pedindo outras situações do corpo humano. Fui ouvindo o que a galera queria ver... E entrei nessa de vasculhar o corpo humano, é um assunto especial, bonito, engraçado, com milhares de possibilidades.“
 
“Sou professor de Ciências e semana passada estava ensinando sobre vacinas! Baixei teus vídeos do coronga e passei pros meus alunos! E deixei como tarefa pra eles procurarem e te seguir! Eles amaaaaaaram!!
 
A produção

A relação do produtor Gustavo Nunes com o ator e cantor Emerson Espíndola também começou em 2014, no espetáculo Cássia Eller, o Musical, produzido pela Turbilhão de Ideias. “A confiança no seu trabalho se uniu a um novo momento na produção de entretenimento, agora também criado através das redes sociais”, analisa Nunes, ressaltando que durante a pandemia Émerson se utilizou do isolamento para levar ao público um conteúdo divertido, interessante e inteligente.
 
“Antes mesmo de ele me convidar para essa parceria, eu imaginei que suas criações poderiam render um material cênico. Quando o convite veio, a resposta foi direta e imediata. Além disso, enquanto produtor de cultura e entretenimento, preciso estar ligado às mudanças de linguagem, acompanhar o fluxo criativo da vida atual. Além disso, estar ao lado de uma produção com a direção de João Fonseca, é sempre uma experiência riquíssima.”

Ficha técnica 
 
Texto – Emerson Espíndola. Direção – João Fonseca. Direção de Produção – Gustavo Nunes. Participação especial – Stephanie Serrat. Direção de arte – Nello Marrese e Silas Pinto. Iluminação – Felício Mafra. Designer de som – João Paulo Pereira. Produção – Turbilhão de Ideias. Assessoria de Imprensa - Arteplural (M. Fernanda Teixeira e Macida Joachim). Equipe Chamon Audiovisual – Imagens (DANIEL VITALIS, LUIS SIMPSON, MATHEUS ZANATTA, TELÊMACO MONTENEGRO), Som Direto (JOÃO PAULO PEREIRA), e Direção audiovisual e Montagem (EDUARDO CHAMON).

Serviço 
 
Show de Comédia Online.

Temporada - de 5 a 12 de novembro. Pela plataforma Sympla Play, a R$ 23,00.

Fotos/crédito: Guilheme Corrêa

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário