AVALIAÇÃO NACIONAL DE VINHOS SAFRA 2021

 

“É fácil falar sobre este vinho. É uma grande casta do mundo, um grande vinho do mundo. É intenso, elegante, adequado. Já pode ser consumido, mas certamente tem vida longa. Sua complexidade, com o tempo, irá refinar, tornando-se um grande vinho do Brasil, uma boa amostra no mundo. Continuem estimulados a fazer vinhos como este”. Foi assim que o Osvaldo Amado, três vezes eleito o melhor enólogo de Portugal, comentou a amostra de número 15 da Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2021, um Touriga Nacional da Miolo Wine Group. O enólogo deu 94 pontos para o vinho que carrega uma casta portuguesa e é cultivada na Campanha Meridional, em Candiota, na unidade da Vinícola Seival. Outras oito amostras foram classificadas entre as 30% mais representativas mais representativas deste ano.
 
O enólogo português destacou, ainda, que não há dúvidas sobre o terroir, solo e castas cultivadas no Brasil. O que resta apenas é o trabalho de persistência, mostrando o que se faz de melhor em terras brasileiras, assim como a Miolo está fazendo”. O Touriga Nacional foi o grande destaque da empresa, classificada na Categoria Tinto Fino Seco. Mas a empresa mostrou sua expertise nas demais categorias com outras oito amostras, elaboradas com uvas cultivadas no Vale dos Vinhedos e nas duas unidades da Campanha: Vinícola Seival em Candiota e Vinícola Almadén em Santana do Livramento. Na categoria Branco Fino Seco Não Aromático foram duas amostras: Chardonnay e Pinot Gris, sendo a primeira do Vale dos Vinhedos e a segunda de Candiota. É de lá também a amostra Pinot Noir / Chardonnay, classificada na Categoria Vinho Base Espumante.
 
Da Vinícola Almadén, três amostras foram classificadas: Sauvignon Blanc na Categoria Branco Fino Seco Aromático e Cabernet Franc e Tannat na categoria Tinto Fino Seco. Da unidade do Vale dos Vinhedos mais duas amostras na Categoria Tinto Fino Seco: Cabernet Sauvignon e Merlot. “Ficar entre as 16 amostras é representar o Brasil vitivinícola, mostrando aos brasileiros e ao mundo nossa representatividade, diversidade e qualidade. Estamos muito felizes e honrados e esperamos que o brasileiro continue descobrindo o nosso vinho”, comemorou Adriano Miolo, diretor superintendente da Miolo Wine Group.
 
“O Brasil é um continente de solos e climas abundantes. Safra por safra, aprendemos com cada terroir a engarrafar a identidade de cada região, explorando as peculiaridades de cada vinhedo”, destacou. Única a cultivar uvas e elaborar vinhos em quatro diferentes regiões produtoras do país, apostando no projeto ‘Terroirs do Brasil’, a empresa fincou suas raízes com a Miolo no Vale dos Vinhedos (RS), Terranova no Vale do São Francisco (BA), Seival em Candiota – Campanha Meridional (RS) e Almadén em Santana do Livramento, Campanha Central (RS).
 
A Avaliação Nacional de Vinhos, promovida pela Associação Brasileira de Enologia, é a maior degustação de vinhos de uma safra do mundo. Muito mais do que um concurso, expressa a representatividade de cada safra brasileira, servindo de termômetro para o setor. Agora, em forma híbrido, tornou-se ainda maior sendo acompanhada por mais de 3 mil apreciadores de todo o país.
 
AVALIAÇÃO NACIONAL DE VINHOS – SAFRA 2021

A REPRESENTATIVIDADE DA MIOLO WINE GROUP
 
1.            Touriga Nacional – Miolo Wine Group – Tinto Fino Seco* (Vinícola Miolo Candiota)
2.            Pinot Noir / Chardonnay – Miolo Wine Group - Vinho Base Espumante (Vinícola Miolo Candiota)
3.            Cabernet Sauvignon – Miolo Wine Group - Tinto Fino Seco (Vinícola Miolo Vale dos Vinhedos)
4.            Merlot – Miolo Wine Group - Tinto Fino Seco (Vinícola Miolo Vale dos Vinhedos)
5.            Chardonnay – Miolo Wine Group - Branco Fino Seco Não Aromático (Vinícola Miolo Vale dos Vinhedos)
6.            Pinot Gris – Miolo Wine Group - Branco Fino Seco Não Aromático (Vinícola Miolo Candiota)
7.            Cabernet Franc – Vinícola Almadén – Tinto Fino Seco (Vinícola Almaden)
8.            Tannat – Vinícola Almadén – Tinto Fino Seco (Vinícola Almadén)
9.            Sauvignon Blanc – Vinícola Almadén - Branco Fino Seco Aromático (Vinícola Almadén)
 
* Amostra selecionada entre as 16 mais representativas da Safra 2021, comentada pelo enólogo português, Osvaldo Amado
 
Legenda:  Amado – Foto/Crédito: Rafael Bauer
 
Fonte: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem