quarta-feira, 10 de novembro de 2021

BACHIANA FILARMÔNICA SESI-SP FAZ CONCERTO, COM JOÃO CARLOS MARTINS, PARA CRIANÇAS APOIADAS PELA ABCP

 

A Bachiana Filarmônica SESI-SP vai se apresentar no dia 19 de novembro, sob regência do renomado maestro João Carlos Martins, para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade atendidos pelo Projeto Alvo Certo, da Associação Beneficente e Comunitária do Povo (ABCP), bem como suas famílias. A previsão é de que o evento, na Vila São José, Região Sul da capital paulista, seja assistido por 500 pessoas.

"Um dos grandes objetivos do projeto é levar a cultura para crianças e adolescentes que têm pouco ou nenhum acesso a esse tipo de espetáculo. A orquestra Bachiana Filarmônica é formada por alguns dos melhores profissionais do Brasil e regida pelo renomado maestro João Carlos Martins, o que será uma excelente oportunidade para que tenham contato com a música clássica", afirma o presidente da ABCP, Helcio Honda.

A entidade, por meio do Projeto Alvo Certo, tem incentivado cada vez mais o acesso a iniciativas culturais. Em setembro, firmou convênio com o Instituto Artium de Cultura, para a doação de mil ingressos da peça infanto-juvenil "Charlie e a Fantástica Fábrica de Chocolate", no Teatro Renault, em São Paulo. As entradas foram doadas a crianças que moram nas localidades de Grajaú e Vila São José, na Região Sul da cidade de São Paulo.

"A ABCP tem o objetivo tanto de levar as atividades culturais para essas regiões, como no caso da orquestra, quanto de proporcionar espetáculos de difícil acesso às crianças e adolescentes, como a peça teatral", afirma Honda.

Sobre:

A orquestra

A Bachiana Filarmônica fez seu primeiro concerto em 2004, na prestigiada Sala São Paulo. Depois disso, com um repertório que inclui sinfonias de Beethoven, Brahms, Tchaikovsky e outros compositores, apresentou-se nos mais importantes auditórios de concertos do Brasil e no exterior. O grupo gravou as Suítes Orquestrais de Bach, que são obras precursoras das grandes sinfonias compostas nos séculos seguintes.

Em 2006, o renomado maestro João Carlos Martins fundou a Orquestra Bachiana Jovem, que tinha por objetivo trabalhar na evolução musical de musicistas iniciantes e, ao mesmo tempo, democratizar a música clássica, com apresentações para pessoas que jamais tiveram acesso às salas de concerto.

As apresentações estenderam-se desde pequenas cidades, como Sobradinho, até comunidades mais carentes, por meio da série de concertos em todos os CEUs da capital paulista e diversas escolas públicas e praças pelo Brasil afora. A Bachiana Jovem também gravou sob a regência do maestro o CD "Paixões", com diversas faixas em que ele volta ao piano.

Em 2009, as duas orquestras fundiram-se, formando a Bachiana Filarmônica SESI-SP, um grupo composto por alguns dos melhores profissionais brasileiros e jovens que se destacaram sobremaneira no universo da música clássica no Brasil, no total de 65 integrantes. Naquele ano, foi adotada pelo SESI-SP, formando hoje a maior orquestra da iniciativa privada do Brasil.

A ABCP

Fundada em 2007, a ABCP atua na promoção da reintegração social. Busca o resgate da dignidade e autonomia de pessoas em situação de rua e ampliação da visão de mundo para crianças e adolescentes da periferia de São Paulo.

Além do trabalho com a população de rua, ao longo dos anos foram desenvolvidos projetos com famílias, crianças e adolescentes, gestantes em situação de vulnerabilidade e famílias em processo de adoção, por meio de atendimentos sociais, concessões de cestas básicas, palestras, cursos de capacitação e oficinas de esportes e cultura.

O Objetivo do Programa Alvo Certo é promover o desenvolvimento de crianças e adolescentes, oferecendo uma visão de mundo baseada no ensino, amizade, amor e respeito, além de promover o fortalecimento de vínculos familiares.

Serviço

Concerto da Bachiana Filarmônica SESI-São Paulo

Quantidade: 500 pessoas

Local: Rua Elvira Garrelli Wafae, 355 - Vila São José (Cidade Dutra), São Paulo - SP.

Início do evento: 20h30

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário