terça-feira, 9 de novembro de 2021

FEED DOG BRASIL FESTIVAL DE DOCUMENTÁRIOS DE MODA COMEÇA NESTA TERÇA-FEIRA

O FEED DOG BRASIL – Festival Internacional de Documentários de Moda acontece de 09 a 14 de novembro de forma híbrida: Online, com acesso em todo Brasil, e no Teatro Riachuelo, no Rio de Janeiro, respeitando e cumprindo todos os protocolos de saúde e segurança determinados pelas autoridades competentes.

Realizado no Brasil desde 2017, com patrocínio da Riachuelo, o festival celebra esse instigante universo e convida o público a pensar e repensar a moda. O evento conta com 14 títulos internacionais e nacionais, clássicos e contemporâneos, inéditos no circuito, além de talks, debates e oficinas com um seleto grupo de profissionais do universo da moda, trazendo questões essenciais sobre o tema, incentivando diálogos e reflexões nas mais diversas expressões artísticas e culturais, nas questões socioambientais e na economia criativa.

“O FEED DOG é um festival de cinema que olha a indústria da moda em 360º. Nosso interesse pelas grandes criações é tão intenso quanto nas questões ambientais, trabalhistas e comportamentais. Isso se vê refletido na seleção de filmes e nas atividades paralelas”, observa o diretor artístico do festival, Marcelo Aliche.

"Como já é tradição no Feed Dog Brasil, integramos a moda ao cinema e, o que é crucial, aos temas urgentes do mundo em que vivemos, propondo uma forma de olhar, pensar e fazer moda de uma forma contemporânea e de olho no futuro", complementa Flavia Guerra. "Pensando nisso, a mostra de filmes, as oficinas e os debates tratam desde temas urgentes até do trabalho dos grandes criadores, seus processos criativos e seu estar no mundo. Os filmes dialogam com os debates e as oficinas, propondo uma visão da moda que não é apenas contemplativa, mas criativa, interativa. Pensar a moda é também fazer moda e vice-versa. As oficinas complementam essa experiência e contribuem para a capacitação de profissionais dessa área que é estratégica para um Brasil", finaliza a curadora.

A Cerimônia de Abertura acontece no dia 09/11, terça-feira, às 20h, no Teatro Riachuelo, com a presença dos diretores do festival, curadores, convidados e do público. Após a cerimônia, o festival exibe o documentário “Yellow Is Forbidden”, de Pietra Brettkelly, sobre a estilista chinesa Guo Pei, responsável pelo icônico vestido amarelo de Rihanna no MET Gala em 2015, e que conquistou o sonho de fazer parte do mundo exclusivo da Alta Costura, tornando-se a primeira empresa chinesa a ingressar na Chambre Syndicale de l'Haute Couture e a desfilar na prestigiosa Paris Haute Couture Week. O filme, que foi candidato ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro indicado pela Nova Zelândia, também estará disponível online, na plataforma do festival.

Com curadoria da jornalista e documentarista Flavia Guerra, a programação conta com uma seleção da mais nova safra do documentário de moda. 

Entre os internacionais, o festival exibe em première nacional o documentário  "In the footsteps of Christian Louboutin", de Olivier Garouste, sobre o criador do icônico sapato de sola vermelha, Christian Louboutin, que, entre as viagens em busca de inspiração, prepara a exposição no Palais de la Porte de Paris. No documentário "Karl Lagerfeld se dessine", ainda inédito no Brasil, dirigido por Loïc Prigent, um dos jornalistas mais bem conectados e respeitados do mundo, o estilista alemão fala sem restrições de sua infância, da frieza de seus pais e até do grande amor de sua vida, Jacques de Bascher. Tudo isso enquanto literalmente desenha sua vida, como quem desenha mais uma de suas criações. É uma experiência rica e um privilégio poder ver um gênio da moda desenhar sua própria vida.

Também inédito no Brasil, o coreano “One Man and His Shoes”, de  Yemi Bamiro, conta a história do tênis Air Jordan 1, inspirado no jogador Michael Jordan – ídolo do basquete mundial, que virou fenômeno de vendas e gerou um negócio multimilionário. Para além do ícone fashion, o longa discute também o poder simbólico de um par de sapatos - ou um autêntico Air Jordan 1.  Em “Dries”, o diretor Reiner Holzemer acompanhou durante um ano a vida de um dos maiores nomes da moda, o designer belga Dries van Noten, incluindo o seu centésimo desfile. O documentário “Westwood: Punk, Icon, Activist”, de  Lorna Tucker, traz a estilista inglesa Vivienne Westwood, numa longa jornada de criações extravagantes, que moldou a estética punk, desde os anos 70 até os dias de hoje. Mais que estilista, Westwood é uma força política, ativa e contestadora da moda, que a subverte e a recria em cada coleção.

Baseado no famoso blog do fotógrafo Ari Seth Cohen, o filme “Advanced Style”, de Lina Plioplyte, inédito no Brasil,  retrata a vida de sete nova-iorquinas com idades entre 62 e 95 anos, cujo estilo eclético e espírito de vida guiam seus looks, desafiando ideias estabelecidas sobre a beleza e o envelhecimento. “Discount Workers”, de Christopher Patz, mostra a transformação de Saeeda - de mãe doméstica a ativista influente – após o incêndio em uma fábrica têxtil em Karachi, Paquistão, que matou mais de 260 trabalhadores, entre eles o seu único filho. E

"True Cost", de Andrew Morgan, considerado um dos filmes mais importantes da atualidade, revela o impacto sócio-ambiental que a indústria da moda tem causado no mundo.

Já entre os nacionais, o festival exibe o inédito "O Ponto Firme", dirigido por Laura Artigas, que acompanha o processo criativo inusitado de um grupo de detentos que cria a primeira coleção do Projeto que ressignifica seu cotidiano e também seus papeis sociais. Já o premiado "Favela é Moda" questiona a força estética e política de jovens modelos de uma agência localizada na favela do Jacarezinho, Zona Norte do Rio de Janeiro, em busca de realização pessoal no mundo da moda, em uma jornada que também nos revela a força da luta por inclusão e diversidade na sociedade e na moda brasileira. Com suas imagens de arquivo e entrevistas com grandes nomes do universo fashion contemporâneo nacional, “Moda brasileira - 1 olhar de Ruth Slinger”, da artista Ruth Slinger, é um documento histórico sobre a evolução da moda no país.

Na Sessão de Encerramento, o FEED DOG BRASIL exibe a cópia restaurada do clássico “Paris is Burning”, considerado um marco na cultura LGBTQIA+,  dirigido por Jennie Livingston, que passou sete anos imersa na subcultura “Voguing”, a dança que se baseava na cópia de poses da revista de moda Vogue, e que ganhou visibilidade mundial com o clipe da cantora Madonna. A sessão acontece exclusivamente de forma presencial, no dia 14/11, seguida de showcase com a “House of Xtravaganza BR”, promovendo uma autêntica performance de Voguing.

ATIVIDADES PARALELAS

A programação paralela do FEED DOG BRASIL contou com a consultoria de Yamê Reis, coordenadora do curso de Design de Moda no IED-Rio, e apresenta uma série de debates, talks e oficinas presenciais, realizados no Teatro Riachuelo (RJ), que serão transmitidos simultaneamente no canal do youtube do festival. As pessoas interessadas podem se informar e se inscrever por meio do site oficial do festival: www.feeddog.com.br

Entre eles, a masterclass com a consultora de moda sustentável, comunicadora e apresentadora Giovanna Nader e mediação da estilista e pesquisadora carioca Renata Abranchs (Bureau de Estilo); os debates "Moda Brasileira Afro-Indigena: Diversidade e Estilo", com Gisele Caldas (Ta Studios, RJ), Cintia Felix (Az Marias) e Day Molina (Nalimo) e mediação de Julia Vidal (RJ); "Moda e Cinema", com a figurinista Verônica Julian e mediação da curadora do festival, Flavia Guerra; e "A sustentabilidade nos negócios de Moda", com Lilyan Berlim (Sebrae, RJ), Camila Yahn (FFW e Shop2gether, SP) e Rodrigo Cezário (BH), mediado por Yamê Reis, criadora do Rio Ethical Fashion e consultora da programação do evento.

Um dos maiores nomes da moda do Brasil, o multifacetado artista Fause Haten, conversa com a jornalista e curadora do FEED DOG BRASIL Flavia Guerra. Neste bate-papo, eles falam sobre a carreira e a obra de Fause, sobre seu movimento de cada vez mais se direcionar à essência da moda, como um estilista que está sempre muito próximo de suas criações, da concepção à costura, do contato com quem veste sua moda ao styling. Fause também fala de sua relação com outras áreas artísticas, como figurino, música, teatro, musicais e fotografia. O encontro acontece após a exibição do documentário inédito "Fause Haten.doc", de Renato Rossi.

O festival promove ainda o workshop com Julio Lima e JCRE Facilitador, dando dicas de passarela, fotos de moda e beleza (trança afro nagô) para modelos negras (de qualquer gênero) entre 16 e 20 anos, valendo também como seleção para o casting da agência, que tem parceria com Phillipa Black, de Londres; a oficina Moda Atemporal, com Vania Ms Vee, do Atelier Ms Vee, que se caracteriza por vestir mulheres com arte usando roupas adaptáveis e multifuncionais; e a vídeo aula "O Rock feminino brasileiro e sua influência na moda e no comportamento", ministrada pela cantora Érika Martins, da banda Autoramas, que repassa 30 anos deste diálogo entre a música e a moda, desde o primeiro rock gravado no país - por Nora Nei, em 1955 - até a realização do primeiro Rock in Rio, em 1985.

Com patrocínio máster da Riachuelo e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, o FEED DOG BRASIL 2021 conta com o apoio da Colombo Agroindústria e parceria do IED Rio. A realização é de Hasta la Luna e In Brasil Cultural.

* Toda a programação - filmes e atividades paralelas - tem acesso gratuito.

* Alguns filmes estarão disponíveis somente de forma presencial e outros somente na plataforma do festival, com limite de visionamentos.

* Para mais informações, programação completa, disponibilidade e horário de cada filme e atividades paralelas, consulte o site: www.feeddog.com.br

 FEED DOG BRASIL 2021 | PROGRAMAÇÃO

PROGRAMAÇÃO PRINCIPAL - FILMES

Yellow Is Forbidden

Pietra Brettkelly  | Nova Zelândia  | 2019 | 94 mi

Guo Pei persegue a fantasia de qualquer designer: fazer parte do mundo exclusivo e selvagem da Alta Costura.

Uma história inédita, que leva o espectador a um mundo onde estilista chinesa cria magia e desafios desenvolvendo desde um vestido de 50 quilos, tão pesado que é preciso considerar uma ginasta e não uma modelo para andar na passarela, a um vestido fiado por 300 máquinas de bordar. Um trabalho duro e meticuloso que a tornou a primeira empresa chinesa a ingressar na Chambre Syndicale de l'Haute Couture e, portanto, a desfilar na prestigiosa Paris Haute Couture Week.

Um exemplo claro de que a China é algo mais para a moda do que peças de baixo custo.

Exibição no Teatro Riachuelo e online em FEEDDOG.COM.BR, com legenda descritiva.

• Teatro Riachuelo - Sessão de Abertura: 09/11, terça-feira, às 20h.


• Online: consultar horários no site feeddog.com.br

Advanced Style

Lina Plioplyte  | Estados Unidos | 2015 |  72 min

"Advanced Style" retrata a vida de sete nova-iorquinas com idades entre 62 e 95 anos, cujo estilo eclético e espírito de vida guiam seus looks. 

Baseado no famoso blog de Ari Seth Cohen, o filme mostra mulheres independentes e elegantes, que desafiam as ideias convencionais sobre beleza e envelhecimento, e curtem sem complexos a crescente obsessão da cultura ocidental pela juventude.

Exibição no Teatro Riachuelo e online em FEEDDOG.COM.BR, com legenda descritiva.

• Teatro Riachuelo: 14/11, domingo, às 16h.


• Online: consultar horários no site feeddog.com.br

Discount Workers

Christopher Patz | Alemanha, Paquistão | 2020 | 60 min

Um incêndio em uma fábrica têxtil em Karachi, Paquistão, matou mais de 260 trabalhadores, entre eles o único filho de uma viúva. A transformação de Saeeda - de mãe doméstica em ativista influente - a leva ao centro de um movimento pelos direitos dos trabalhadores dominado por homens. 

Nesta longa jornada ela se encontra em situações difíceis que deixam claro que as mudanças dependem de instituições que nem sempre protegem aos mais vulneráveis.

Exibição online em FEEDDOG.COM.BR

• Consultar horários no site feeddog.com.br

Dries

Reiner Holzemer | Bélgica, Alemanha | 2017 | 90 min

O designer belga Dries van Noten fez seu centésimo desfile e para chegar lá trabalhou muito e fez poucas concessões. Dá poucas entrevistas, não frequenta muitas festas e não liga para badalações.

Ascético, meticuloso e reservado, o membro dos famosos "seis da Antuérpia" não veio aqui para abrir a sua vida. No entanto, é nas entrelinhas de suas entrevistas que podemos notar porque seu trabalho é falado com tanta reverência. 

Na cumplicidade com seu parceiro e colaborador, Patrick Vangheluwe, Dries encontra a tranquilidade necessária para criar coleções incríveis enquanto colhe flores em seu jardim. 

Exibição no Teatro Riachuelo e online em FEEDDOG.COM.BR

• Teatro Riachuelo: 12/11, sexta-feira, às 18h.


• Online: consultar horários no site feeddog.com.br

Fause Haten.doc

Renato Rossi | Brasil | 2021 | 18 mi

Ao longo de sua carreira, Fause já criou coleções, fotografou, produziu, cantou e foi um dos primeiros estilistas do Brasil a participar da Semana Oficial de Moda de Milão, provando que a internacionalização dos profissionais brasileiros era possível. 

Neste doc em curta-metragem, ele fala sobre sua carreira e sua concepção criativa como um estilista sempre muito próximo de suas criações. Fause também fala de sua relação com outras áreas artísticas, como figurino, música, teatro, musicais, fotografia, entre outros.

Exibição no Teatro Riachuelo e online em FEEDDOG.COM.BR

• Teatro Riachuelo: 12/11, sexta-feira, às 20h. Com presença do diretor e do personagem.


• Online: consultar horários no site feeddog.com.br

Favela É Moda

Emílio Domingos | Brasil, 2019 | 75 min

Abordando a recente tendência do surgimento de agências de modelos na periferia das grandes cidades, Favela É Moda apresenta uma geração que acredita na afirmação de identidades e sexualidades. O filme questiona a força estética e política de jovens negros em busca de realização pessoal no mundo da moda.

Melhor Documentário (Júri Popular) e Menção Honrosa (Júri Oficial) no Festival do Rio 2019.

Exibição no Teatro Riachuelo e online em FEEDDOG.COM.BR, com legenda descritiva.

• Teatro Riachuelo: 13/11, sábado, às 18h. Com presença do diretor.


• Online: consultar horários no site feeddog.com.br

In the footsteps of Christian Louboutin

Olivier Garouste | 2020 | França | 52 min.

De Bombaim a Sydney, da Semana Santa de Sevilha ao Butão, Christian Louboutin viaja o mundo em busca de inspiração para os designs de seus sapatos. Este documentário se afasta dos lugares comuns que costumam cercar suas criações (a famosa sola vermelha, as cópias, a vertigem de seus saltos impossíveis) para mergulhar no dia a dia desse trabalhador obsessivo e perfeccionista, que nunca se entedia. Os materiais, as cores, as formas, tudo passa pelos olhos e pelas mãos de Louboutin. Entre as viagens, o designer prepara os pormenores da exposição no Palais de la Porte de Paris.

Exibição no Teatro Riachuelo e online em FEEDDOG.COM.BR, com legenda descritiva.

• Teatro Riachuelo: 11/11, quinta-feira, às 18h.


• Online: consultar horários no site feeddog.com.br

Karl Lagerfeld se dessine

Loïc Prigent | 2015 | França | 50 min.

É muito provável que a atual era de ouro dos documentários de moda não existisse sem a figura de Loïc Prigent, um dos jornalistas mais bem conectados e respeitados do mundo. Anos atrás, Prigent conseguiu o que parecia impossível: que Marc Jacobs, Chanel e Louis Vuitton abrissem suas portas para gravar o que nunca antes havia sido mostrado ao público. Toda essa confiança é vista aqui. Karl Lagerfeld, que sempre se caracterizou por fugir do sentimentalismo, se abre de uma forma surpreendente. Como? Desenhando. Algo tão simples como uma página em branco e um marcador bastam para que o kaiser, pessoa dotada de uma memória visual deslumbrante, desenhe e fale sem restrições de sua infância, da frieza de seus pais e até do grande amor de sua vida, Jacques de Bascher. 

Exibição online em FEEDDOG.COM.BR

• Consultar horários no site feeddog.com.br

Moda brasileira - 1 olhar de Ruth Slinger

Ruth Slinger | Brasil | 2005 | 71 min

Durante muitos anos a cineasta e videomaker Ruth Slinger registrou as passarelas e os bastidores da moda no Brasil. Neste filme, vemos a evolução da moda feita no país se transformar em uma das indústrias mais dinâmicas de nossa economia. Um documento histórico registrado no calor de cada momento.

Exibição online em FEEDDOG.COM.BR

• Consultar horários no site feeddog.com.br

One Man and His Shoes

Yemi Bamiro | Coréia do Sul | 2020 | 83 min.

Em 1985 Michael Jordan tinha jogado apenas uma temporada e já era um astro do basquete. Foi nessa época que a Nike criou o tênis Air Jordan 1 para o jogador.

Serviço:

FEED DOG BRASIL 2021 - Festival Internacional de Documentários de Moda

09 a 14 de Novembro - gratuito

Online - com acesso em todo Brasil

Presencial - Teatro Riachuelo - Rua do Passeio, 38/40,  Centro - Rio de Janeiro

www.feeddog.com.br

Foto: Reprodução/divulgação-Legenda: Karl Lagerfeld se dessine

Loïc Prigent | 2015 | França | 50 min.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário