segunda-feira, 8 de novembro de 2021

“G.I.B.I.S.” ANALISA IMPACTO CULTURAL DOS QUADRINHOS NA CULTURA POP BRASILEIRA


Em um país em que os pobres nerds são assolados por animes sem dublagens, colecionáveis que valem um rim e quadrinhos descontinuados, uma sociedade secreta, conhecida apenas pela alcunha de G.I.B.I.S, recrutou dois irmãos para ajudar esses nerds a encontrar seu lugar na cultura pop!

Este é o G.I.B.I.S. (Guia Brasileiro de Ideias Super-Heróicas), que estreia dia 12 de novembro, no canal Prime Box BrazilDisponível na maioria das operadoras de televisão por assinatura, o canal pode ser acessado também, ao vivo, pela plataforma de streaming Box Brazil Play onde a série estará disponível na íntegra a partir de 12 de novembro.

Apresentada pelos irmãos Cris e Gustavo Peter, mais conhecidos na indústria cultural por seu canal no Youtube, o “Super Peter Bros”, a série propõe a pensar a cultura pop de forma ampla, ainda que priorize os quadrinhos na construção da narrativa. Entre conversas, jogos de RPG e visitas a cemitérios, G.I.B.I.S. mostra as peculiaridades do público brasileiro na recepção, interpretação e apropriação dos conteúdos internacionais, que muitas vezes ganham ressignificações próprias no país.

Se até pouco tempo este conteúdo era considerado nichado, hoje encontra-se universalmente presente na vida cultural do país, com frequente presença na mídia, nas conversas entre amigos e em referências em outras manifestações artísticas.

“A ideia do G.I.B.I.S. vem um pouco da minha obsessão por quadrinhos. Eu queria mostrar ao espectador o quanto as HQs podem ser diversas. Essa era a premissa inicial do programa, mas ainda tinha a questão de como mostrar tudo isso. Depois de muitas conversas com o Eduardo Christofoli, da Colateral Filmes, a gente viu que a melhor maneira era focar no olhar que o brasileiro tem sobre os quadrinhos e a cultura pop. Ao longo dos anos, o projeto foi tomando forma, e com a entrada da Cris e do Gustavo veio muito do humor que está presente na série. Essa é a proposta do G.I.B.I.S., mostrar como o brasileiro consome e transforma os quadrinhos, tudo de um forma bem humorada”, explica Filipe Barros, diretor da série. 

Contada em 8 episódios, a série é conteúdo obrigatório para os amantes dos quadrinhos e para aqueles que buscam entender o impacto deste formato na produção cultural brasileira - ou apenas se divertir e curtir um pouco de nostalgia.

SOBRE O PRIME BOX BRAZIL

O Prime Box Brazil é um canal da TV por assinatura dedicado aos vários gêneros do audiovisual. Exibe conteúdos ficcionais, documentários e animações, com destaque para séries, longas e curtas-metragens assinados por novos e consagrados diretores. Integra o portfólio da Box Brazil, maior programadora independente de canais brasileiros na TV por assinatura. O Prime Box Brazil está disponível na Claro HD/Net HD (656), Claro/Net (156), Sky (157) e Oi TV (85), além de operadoras regionais.

SERVIÇO

Série documental “G.I.B.I.S.”

Onde: Canal Prime Box Brazil

Estreia: 12 de novembro, 20:30

Novos episódios: sextas-feiras, 20:30

Reprises: Segundas, 10:30; terças, 12:00; quartas, 12:30; quintas, 01:30; domingos, 11:00

Duração: 30 minutos por episódio

Fonte: Assessoria de Imprensa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário