“G.I.B.I.S.” ANALISA IMPACTO CULTURAL DOS QUADRINHOS NA CULTURA POP BRASILEIRA


Em um país em que os pobres nerds são assolados por animes sem dublagens, colecionáveis que valem um rim e quadrinhos descontinuados, uma sociedade secreta, conhecida apenas pela alcunha de G.I.B.I.S, recrutou dois irmãos para ajudar esses nerds a encontrar seu lugar na cultura pop!

Este é o G.I.B.I.S. (Guia Brasileiro de Ideias Super-Heróicas), que estreia dia 12 de novembro, no canal Prime Box BrazilDisponível na maioria das operadoras de televisão por assinatura, o canal pode ser acessado também, ao vivo, pela plataforma de streaming Box Brazil Play onde a série estará disponível na íntegra a partir de 12 de novembro.

Apresentada pelos irmãos Cris e Gustavo Peter, mais conhecidos na indústria cultural por seu canal no Youtube, o “Super Peter Bros”, a série propõe a pensar a cultura pop de forma ampla, ainda que priorize os quadrinhos na construção da narrativa. Entre conversas, jogos de RPG e visitas a cemitérios, G.I.B.I.S. mostra as peculiaridades do público brasileiro na recepção, interpretação e apropriação dos conteúdos internacionais, que muitas vezes ganham ressignificações próprias no país.

Se até pouco tempo este conteúdo era considerado nichado, hoje encontra-se universalmente presente na vida cultural do país, com frequente presença na mídia, nas conversas entre amigos e em referências em outras manifestações artísticas.

“A ideia do G.I.B.I.S. vem um pouco da minha obsessão por quadrinhos. Eu queria mostrar ao espectador o quanto as HQs podem ser diversas. Essa era a premissa inicial do programa, mas ainda tinha a questão de como mostrar tudo isso. Depois de muitas conversas com o Eduardo Christofoli, da Colateral Filmes, a gente viu que a melhor maneira era focar no olhar que o brasileiro tem sobre os quadrinhos e a cultura pop. Ao longo dos anos, o projeto foi tomando forma, e com a entrada da Cris e do Gustavo veio muito do humor que está presente na série. Essa é a proposta do G.I.B.I.S., mostrar como o brasileiro consome e transforma os quadrinhos, tudo de um forma bem humorada”, explica Filipe Barros, diretor da série. 

Contada em 8 episódios, a série é conteúdo obrigatório para os amantes dos quadrinhos e para aqueles que buscam entender o impacto deste formato na produção cultural brasileira - ou apenas se divertir e curtir um pouco de nostalgia.

SOBRE O PRIME BOX BRAZIL

O Prime Box Brazil é um canal da TV por assinatura dedicado aos vários gêneros do audiovisual. Exibe conteúdos ficcionais, documentários e animações, com destaque para séries, longas e curtas-metragens assinados por novos e consagrados diretores. Integra o portfólio da Box Brazil, maior programadora independente de canais brasileiros na TV por assinatura. O Prime Box Brazil está disponível na Claro HD/Net HD (656), Claro/Net (156), Sky (157) e Oi TV (85), além de operadoras regionais.

SERVIÇO

Série documental “G.I.B.I.S.”

Onde: Canal Prime Box Brazil

Estreia: 12 de novembro, 20:30

Novos episódios: sextas-feiras, 20:30

Reprises: Segundas, 10:30; terças, 12:00; quartas, 12:30; quintas, 01:30; domingos, 11:00

Duração: 30 minutos por episódio

Fonte: Assessoria de Imprensa 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem