quarta-feira, 17 de novembro de 2021

GUTO LACAZ APRESENTA TRAJETÓRIA DE 40 ANOS NA ARTE E NO DESIGN EM CONVERSA ILUSTRADA

 

A Formação em Arte + Tecnologia, projeto realizado pelo Instituto Ling em parceria com o Tecnopuc, recebe nesta quarta-feira, às 19h, o ilustrador, desenhista, arquiteto, designer e cenógrafo Guto Lacaz para uma conversa ilustrada sobre os seus mais de 40 anos de produção no campo das artes e do design. No evento virtual, transmitido gratuitamente, o público poderá conhecer detalhes sobre a obra e a trajetória do artista pioneiro que, desde o final dos anos 70, investiga as possibilidades da arte, da ciência e da tecnologia através de uma aproximação com objetos do cotidiano. Para participar do encontro, basta fazer inscrição prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br.
 
Interessado na relação com o espectador, Guto realiza seus trabalhos em desenhos, performances, ilustrações, livros, instalações e intervenções em espaços públicos. Suas obras absurdas e bem-humoradas querem desestabilizar comportamentos comuns na nossa interação com a matéria e o espaço. Entre suas principais exposições individuais, intervenções urbanas e obras públicas, destacam-se As Quatro Revoluções Industriais – 15 painéis na Av. Paulista (2018); a Mostra 3M de Arte, em São Paulo (2017); Ondas d’água, no Sesc Belenzinho, (2011); Maquetes Reunidas, na Capela do Morumbi; Garoa Modernista e Pinacotrens, na Pinacoteca do Estado de São Paulo (2005), Recortes, no Paço Imperial do Rio de Janeiro (1994); e Auditório para Questões Delicadas, no Lago do Ibirapuera (1989).
 
Desde o começo do ano, a Formação em Arte + Tecnologia tem reunido profissionais de diferentes áreas para discutir ambos os temas. As palestras já realizadas estão disponíveis no canal do YouTube do Instituto Ling (www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural). Na plataforma, o público ainda pode conferir gratuitamente as conferências com o advogado Rodrigo Azevedo falando sobre propriedade intelectual, o neurologista André Palmini explicando as relações entre criatividade e neurociência, a Doutora em História, Teoria e Crítica de Arte Bruna Fetter abordando os ecossistemas da arte e as suas relações com a tecnologia, a curadora Maria Amelia Bulhões discutindo a arte contemporânea e as articulações desta produção com a internet, o empreendedor serial Cesar Paz propondo a criatividade para solucionar problemas, a artista visual Giselle Beiguelman falando sobre arte e tecnologia como linguagem e ação, além da palestra virtual sobre arquitetura de experiências, ministrada por Felipe Reif, CEO da Deeplab, e Marcelo Pontes, head de arquitetura da Cactus. A programação é uma realização do Instituto Ling e do Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens e Fitesa.
 
Sobre o Instituto Ling

Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a transformação da sociedade. Sua missão é promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde 1995 auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo. A abertura de seu Centro Cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou a atuação do Instituto, firmando-o como centro de referência na disseminação do conhecimento e do livre-pensar, fomentador da educação de excelência em seus múltiplos formatos e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.
 
Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da “holding company“ Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.
 
SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO ONLINE – ARTE

Conversa ilustrada com Guto Lacaz

Aula complementar da Formação em Arte + Tecnologia

Dia 17 de novembro, quarta-feira, às 19h, em plataforma digital

Gratuito, mediante inscrição prévia no site www.institutoling.org.br

Foto/crédito:Edson Kumasaka - Legenda: Guto Lacaz é artista multimídia, ilustrador, desenhista, arquiteto, designer e cenógrafo.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário