quinta-feira, 4 de novembro de 2021

IMMERSIVE.WORLD: SÉRIE DO CURTA! GANHA THE NEW YORK EMMY

 

No último sábado, 30, ocorreu a 64ª edição do The New York Emmy, tradicional premiação que celebra o melhor da programação televisiva novaiorquina. Uma das vencedoras do prêmio, na categoria “Artes/Entretenimento de Longa Duração” (maior que dez minutos), foi a série “Immersive.World”. No Brasil, a produção é exclusiva do Curta! e vem sendo exibida tanto pelo canal linear, na TV paga, bem como está disponível em sua plataforma de streaming, o Curta!On – Clube de Documentários. Em Nova York, é exibida pelos canais WLIW21 e All Arts.

O foco da série são os espetáculos sem palco e sem poltronas, em que a plateia se mistura com os atores em cena. Essa modalidade de entretenimento imersivo vem ganhando atenção no mercado internacional, sobretudo após o enorme sucesso de peças como “Sleep No More” e “The Great Comet”, ambas encenadas em Nova York.

Dirigida por Guto Barra, a produção mostra um panorama completo dessas novas possibilidades de entretenimento e analisa as novas tendências desse tipo de arte nos Estados Unidos. Em cada episódio, a série mergulha em um caminho diferente e mostra o impacto causado pela experiência de estar imerso numa história ou numa obra de arte. Além do rompimento da quarta parede, por vezes também são rompidas as barreiras entre ficção e realidade.

A série também explora as diferentes possibilidades de montagem desses espetáculos imersivos, que não necessariamente são realizados em teatros: podem ocorrer em galpões abandonados, museus e até mesmo em casas e apartamentos. As inovações tecnológicas da arte imersiva, para além do teatro, também são foco da série, que apresenta galerias digitais, instalações interativas, projeções, esculturas de luz e arte cinética.

São dez episódios: “Teatro Imersivo / Performes”; “Arte Imersiva / Galerias Digitais”; “Teatro Imersivo / Música”; “Imersão / Não Ficção”; “Teatro Imersivo / Intimidade”; “Imersão, Fantasia e Storytelling”; “Arte Fora da Caixa / Imersão e Museus”; “Arte Imersiva / Entrando na Luz”; “Teatro Imersivo / Novos Caminhos” e “Experimentação & Arte”.

Ciceroneando essa viagem pela arte imersiva, Guto Barra apresenta os depoimentos de atores, diretores, performers, bailarinos e demais artistas. Entre os espetáculos e instalações de arte analisados estão o próprio “Sleep No More” — inspirado em “MacBeth”, de Shakespeare —, “Here Lies Love” — baseado no álbum musical de David Byrne e Fat Boy Slim —, “The Raven” — que se passa no interior de uma mansão — e “Broken Bone Bathtub” — apresentado para pequenos grupos de pessoas em banheiros de apartamentos reais.

Sobre o Grupo Curta!

O Grupo Curta! tem como missão a difusão de conteúdos audiovisuais relevantes nas áreas de artes e humanidades, sejam brasileiros ou estrangeiros, através da TV linear (canal CURTA!), de plataformas de streaming de operadoras de telecom e da internet. A curadoria de conteúdos é, portanto, o motor central do grupo e foi uma das que mais aprovaram projetos originais para financiamento da produção pelo Fundo Setorial do Audiovisual: já foram mais de 125 longas documentais e 872 episódios de 77 séries que chegam ao público em primeira mão através de suas janelas de exibição:

O canal Curta!, linear, está presente nas residências de mais de 10 milhões de assinantes de TV paga e pode ser visto nos canais 556 da NET / Claro TV, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra, além de em operadoras associadas à NeoTV; 

O Curta!On, o novo clube de documentários do Curta!, no NOW da Claro/NET, conta com mais de 450 filmes e episódios de séries documentais, organizadas  por temas de interesse como Música, Artes, MetaCinema, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mitologia e Religião, Sociedade e Pensamento. Há também pastas especiais com novidades – que estreiam a cada mês –, conteúdos originais exclusivos, biografias, além de uma degustação para quem ainda não é assinante do serviço.

A Tamanduá TV, plataforma marketplace aberta para qualquer internauta, já reúne mais de quatro mil conteúdos. O usuário pode alugar filmes e séries específicos ou assinar de forma econômica um dos pacotes que contêm conteúdos segmentados por área de interesse: CineBR, CineDocs, CineEuro, CurtaEducação (para professores e estudantes do Ensino Médio e Enem), MetaCinema (para aficcionados e estudantes de Cinema), entre outros.  Os pacotes CineBR, CineDocs e CineEuro são disponibilizados desde 2018 como serviço de valor agregado (SVA) para perto de oito milhões de assinantes de banda larga fixa (ISP) da operadora CLARO, sem custo adicional. 

As atividades do Grupo Curta! também promovem a geração de royalties para produtores audiovisuais independentes, com a exploração de seus direitos audiovisuais nas diferentes janelas de streaming. O pacotes Cines da Tamandua TV e do Curta!ON estão repassando anualmente mais de R$ 1,5 milhão de reais em royalties para os produtores dos conteúdos que difunde.

PROMO: https://www.youtube.com/watch?v=bc7x5ISrJJc&feature=emb_imp_woyt

Foto: Divulgação/Curta!On

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário