MUSEU DA IMAGINAÇÃO APRESENTA EXPOSIÇÃO IMAGINEINSTEIN

 

Novembro chega cheio de novidades no Museu da Imaginação, a partir do dia 12 estreia a exposição ImaginEINSTEIN! O universo da física, através de diversos equipamentos a exposição irá mostrar como a física está inserida em nosso cotidiano. São 15 equipamentos para interagir e descobrir os conceitos científicos em cada atração. Teremos a formação do arco íris, espelhos curvos que proporcionam diferentes imagens do seu corpo, ilusões de ótica, a simulação das asas de um avião, entre outros.

A exposição é contextualizada pelo personagem ImaginEINSTEIN, que nasceu da intersecção do nome do museu e em homenagem ao grande cientista Albert Einstein, que teve seus estudos direcionados a relatividade. A exposição tem como objetivo a apreciação e entendimento dos temas de física tão importantes nos dias atuais e foi criada especialmente para o Museu da Imaginação.

Além da mostra nova, os visitantes poderão conferir a expo " Escalando o Mundo", inspirada na história de superação e coragem do jovem com paralisia cerebral Getúlio Felipe da Silva, que escalou uma das montanhas da cadeia Dolomitas, Alpes da Itália, e escolhido como o embaixador da exposição.

A ideia é que os visitantes embarquem em uma viagem rumo aos 7 picos de diferentes continentes. A proposta da sala é levar as crianças a uma verdadeira imersão nas montanhas. Através de atividades lúdicas e interativas, o Museu da Imaginação apresenta diversas curiosidades desses lugares, além de falar sobre a prática do montanhismo.

O Museu da Imaginação também conta com mais quatro ambientes, sendo as "Estações Lúdicas" uma área de 400m² de atividades lúdicas voltadas para o livre brincar, um espaço oficina e duas exposições "Mondrian: do figurativo ao abstrato" e "Volta ao Mundo em blocos de Montar".

Programação das oficinas educativas:

Dia 11 ao dia 07.11 - Oficina "Pião das Ilusões" (indicação livre) (sem inscrições)

O pião é um brinquedo muito antigo. Registros físicos foram encontrados desde 4000 a.C. Suas representações em pinturas antigas são de diversas regiões do mundo.

No Brasil, o pião chegou junto com os portugueses, no período da colonização. O material mais utilizado em sua fabricação é a madeira, sua ponteira é feita de ferro, e ele é enrolado por uma corda. Ao ser jogado, ele rodopia muitas vezes. Nos dias de hoje, temos as versões incrementadas, com materiais variados e até mesmo com leds. Mas você já pensou em um pião de ilusão de ótica?

Aqui no Museu da Imaginação, você aprende a fazer um pião diferente e único para se divertir.

• Dias 13.11, 14.11 e 15.11 - Oficina "Estamparia" (indicado para maiores de 3 anos) (com inscrições)

Utilizando materiais diversos, os participantes serão convidados a explorar e investigar os resultados que os objetos lhes propõem conforme carimbados, criando desenhos e estampas diversas, repetindo padrões e desenhos. Entrando em contato com o universo da estamparia. Ao final serão convidados a criarem suas matrizes de estamparia manual, explorando possibilidades e composições desta técnica.

• Dias 20.11 e 21.11 - Oficina "Taumatrópio" (indicado para maiores de 5 anos) (com inscrições)

O Taumatrópio é um dispositivo de ilusão de ótica, que é muito apreciado pelas crianças. Surgiu por volta de 1820 e ficou muito popular na Era Vitoriana. A palavra taumatrópio vem do grego thaûma (maravilha) e tropos (virar, transformar), que significa "que se transforma em algo maravilhoso".

O taumatrópio é considerado um dos protótipos para o cinema. Seu funcionamento se baseia na teoria da persistência da retina. A persistência retiniana designa a ilusão provocada pelo olho humano quando um objeto é visto pelo humano uma fração de segundo após a sua percepção.

• Dias 27.11 e 28.11 - Oficina "Origami" (indicado para maiores de 5 anos) (com inscrições)

A arte oriental do origami consiste em fazer dobraduras de papel, produzindo pequenas esculturas.

A palavra "origami" advém da junção dos termos em japonês ori (dobrar) e kami (papel). Tradicionalmente, as esculturas representam elementos da natureza, como plantas e animais.

Aqui no Museu da Imaginação você pode aprender a fazer vários tipos de esculturas.

• As oficinas com inscrição acontecem em quatro horários por dia, no primeiro período uma às 10h30 e outra às 12h. Já no segundo período, uma às 14h30 e outra às 16h .

As inscrições são feitas no museu, com o educador aplicante da oficina, na sala onde elas serão realizadas, por ordem de chegada. Cada oficina comporta até 20 inscritos, entre crianças e adultos. É de extrema importância que crianças não entrem desacompanhadas, tendo consigo sempre um adulto responsável junto.

• Funcionamento:

- Terça a Domingo e Feriados: Dois períodos de atendimento, das 09h30 às 13h e das 14h às 17h30.

* O Museu ABRIRÁ extraordinariamente no dia 15/11/2021 segunda-feira feriado da Proclamação da República.

* O Museu NÃO abrirá nas demais segundas-feiras de Novembro (08, 22 e 29).

• Valores dos ingressos:

PROMOÇÕES:

- QUARTA COM DESCONTO: COMBO de 1 Criança Meia Entrada (2 a 12 anos) + 1 Adulto Acompanhante de R﹩ 120,00 por R﹩ 70,00

*Valido para as quartas-feiras (10, 17 e 24)

- ANIVERSARIANTE DO MÊS: Criança aniversariante do mês de R﹩ 70,00 por R﹩ 40,00

*Valido para todos os dias de atendimento.

*O desconto será aplicado mediante a apresentação do documento comprobatório.

SEMANA E FINAL DE SEMANA - De terça-feira a domingo e feriados.

- Criança Meia Entrada (2 a 12 anos): R﹩ 70,00

- Criança PCD (2 a 12 anos): R﹩ 39,90

- Bebê (0 a 1 ano e 11 meses): Gratuito

- Adulto Inteira: R﹩ 50,00

- Adulto Meia Entrada: R﹩ 25,00 - Estudante, Melhor Idade (acima de 60 anos), Adolescente (de 13 a 17 anos), Pessoa com Deficiência (acima de 13 anos), Acompanhante (acima de 18 anos) da criança com deficiência, Professor da rede pública estadual e municipal de São Paulo.

*O desconto para Criança PCD, Bebê e Adulto Meia Entrada, será aplicado mediante a apresentação do documento comprobatório.

Serviço 

Museu da Imaginação

Endereço: Rua Ricardo Cavatton, 251- Lapa de Baixo - SP

Telefone: (11) 2645-7590

Instagram: @museudaimaginacao

Site: museudaimaginação

Fonte/Foto-reprodução-divulgação: Assessoria de Imprensa Museu da Imaginação

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem