ÓPERA E HIP-HOP NA TELA EM LES INDES GALANTES

 

Um dos destaques da sexta edição do Festival Ópera na Tela é a récita Les Indes Galantes, que cria um diálogo entre a dança urbana e a canção lírica, e será projetada no dia 21, às 19h. A encenação integra a programação que traz ainda outras dez óperas, uma Gala e um balé para a tenda montada no Parque Lage, entre 13 e 24 de novembro.  

Em Les Indes Galantes, o diretor Clément Cogitore, a coreógrafa Bintou Dembélé e a Opera de Paris se unem para reinventar a obra-prima barroca de Jean-Philippe Rameau, encenada pela primeira vez no Theâtre du Palais Royal em 1735. Na nova montagem estão 30 bailarinos da Compagnie Rualité, coreografados por Bintou Dembélé, que trouxe hip-hop, krump, break e voguing para a montagem. Há ainda a participação dos coros de Namur e da Ópera Nacional de Paris e da Orquestra Cappella Mediterranea, que toca sem amplificação eletrônica, acompanhada por cerca de cinquenta instrumentistas. O maestro é Leonardo García Alarcón.

Quem quiser conhecer detalhes da montagem Les Indes Galantes vai poder assistir no site do festival (http://operanatela.com), gratuitamente, entre 12 e 24 de novembro, o making-of de sua criação. O documentário Indes Galantes: o hip hop invade a (Ópera) Bastilha! levou quase dois anos para ser produzido e revela a criação do cenário, a direção dos bailarinos, os ensaios e a recepção do público e da crítica em relação à recita. Além dos bastidores, expõe também a experiência do encontro de dois mundos que normalmente não se esbarram.
 
“O que me interessa é mostrar os artistas em ação e fazer ligações entre a obra e a vida. Quando troquei pela primeira vez com Clément Cogitore (artista visual, cineasta, fotógrafo e diretor de Indes Galantes), fiquei impressionado com a clareza de seus direcionamentos e seu método, que, para mim, partem de uma proposta de um artista contemporâneo, ainda mais do que de um diretor no sentido clássico – isto num local bastante conservador, a Ópera de Paris. Isso imediatamente me fascinou”, conta o diretor Philippe Béziat. “Para mim, o grande gesto de Clément [Cogitore] é trazer para este cenário pessoas que nunca foram convidadas e fazer com que representem algo próximo do seu papel”, completa.

RÉCITA LES INDES GALANTES
De Jean-Philippe Rameau - Ópera Nacional de Paris - Ópera-balé
Libreto: Luis Fuzelier
Cantada em francês
Duração: 1h53
Maestro: Leonardo García Alarcón
Diretor: Clément Cogitore
Orquestra Cappella Mediterranea, coros de Namur e da Ópera Nacional de Paris
Coreografia: Bintou Dembélé
Bailarinos: Compagnie Rualité
 
ELENCO
Hébé | Phani | Zima - Sabine Devieilhe
L'amour | Zaïre - Jodie Devos
Émilie | Fatime - Julie Fuchs
Bellone | Adario - Florian Sempey
Osman | Ali - Edwin Crossley-Mercer
 
SINOPSE Sequência de quatro dramas líricos independentes interligados por um tema exposto no prólogo: o Amor une diferentes culturas. O libreto de Louis Fuzelier inspirou-se em documentos e relatos de testemunhas sobre as "Índias", abarcando lugares "exóticos" como a Turquia, o Peru, a Pérsia e a América do Norte. Deixando de lado os deuses e feiticeiros habituais no barroco, ele volta sua atenção para pessoas "comuns" que se apaixonam.

SOBRE O FESTIVAL

O Festival Ópera na Tela está de volta, após um ano de intervalo devido a pandemia. O Parque Lage recebe o evento entre os dias 13 e 24 de novembro na já tradicional tenda montada a céu aberto atrás do palacete criado por Henrique Lage para sua mulher, a cantora lírica Gabriela Besanzon. Será ali, na tela gigante e com som e imagem de alta qualidade, que serão projetadas 11 récitas europeias inéditas, uma Gala do Teatro Alla Scala de Milao com cantores consagrados e, pela primeira vez, um balé: O Corcunda de Notre Dame, da Ópera de Paris, com coreografia do consagrado coreógrafo e bailarino francês, Roland Petit, morto há dez anos.

O Festival Ópera na Tela tem produção da Bonfilm – responsável também pelo Festival Varilux de Cinema Francês – e patrocínio de Varilux, Persol, Engie, Sofitel, Servier. Os copatrocinadores são Air France, Edenred, MedRio, Naval Group, Total, Vallourec e Voltalia. O evento tem apoio institucional da Embaixada da França, da Aliança Francesa e do Consulado Alemão.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Legenda/foto: Universo do hip-hop na ópera “Les Indes Galantes” (Crédito: Divulgação)

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem