CINCO COISAS QUE VOCÊ TALVEZ NÃO SAIBA SOBRE O DERBY DE SEVILHA 

 

O derby de Sevilha é cheio de paixão e é o cenário de muitas anedotas. Existem tantas histórias sobre essa rivalidade, do surreal ao inacreditável. Aqui, destacamos cinco coisas que você pode não saber sobre esta partida. 

1. A rivalidade é muito antiga e com fatos ainda desconhecidos

Oficialmente, o primeiro derby entre as duas equipes da capital andaluza aconteceu em 1915, logo após a formação do Real Betis como o conhecemos hoje. Venceu o Sevilla por 1 a 0 graças a um gol de Alberto Henke e desfilou pela cidade com o troféu que conquistou. Não oficialmente, porém, este clássico ocorreu pela primeira vez no Dia dos Namorados em 1909. Infelizmente, o resultado desse encontro se perdeu na história e permanece um mistério até hoje.  

2. Ambas as equipes venceram LaLiga, dois dos apenas nove clubes na história a fazê-lo  

Essas duas equipes estão entre as mais bem-sucedidas e icônicas da história do futebol espanhol. O Real Betis garantiu o primeiro título de LaLiga da cidade, terminando em primeiro lugar em 1934-35 sob a orientação do irlandês Patrick O'Connell. O Sevilla seguiu em frente uma década depois, superando o Barcelona por um único ponto na 15ª temporada da história da LaLiga.

3. Jose Antonio Reyes lidera o recorde de gols no século 21

A lenda da cidade natal Reyes, que morreu tragicamente em um acidente de carro em 2019, é o maior artilheiro do jogo desde a virada do século com 5 gols. Um atrás dele estão Frédéric Kanouté e Kevin Gameiro, dois atacantes franceses que lideraram o time do Sevilla nos últimos anos. O Bétis espalhou mais seus gols, sendo que seu artilheiro desde 2000 foi o meio-campista Beñat Etxebarria, que jogou pelo Athletic Club até o verão de 2020.

4. O derby europeu

Como se este clássico não pudesse se tornar mais intenso, eles já se enfrentaram na eliminatória da Liga Europa, as oitavas de final da edição 2013/14 da competição continental. Apropriadamente, o empate foi para os pênaltis, depois de ambos terem conquistado vitórias por 2 a 0 fora de casa. A segunda partida pode ter sido disputada no imponente estádio Benito Villamarin do Betis, mas os torcedores da casa voltaram para casa desapontados com o Sevilla vencendo por 4-3 antes de vencer o torneio também nos pênaltis contra o Benfica.

5. O 22 a 0

Os historiadores discutem há um século o que aconteceu quando o Real Betis e o Sevilla se encontraram em 1918. O que se sabe é que o Sevilla venceu a partida por 22-0; acredita-se que o Betis enviou uma equipe de crianças para representá-los em protesto contra um decreto que proibia a participação de dois de seus craques por ainda estarem cumprindo o serviço militar.  

Sobre a LaLiga

LaLiga é uma organização global, inovadora e socialmente responsável, líder no setor de lazer e entretenimento. É uma associação desportiva privada composta por 20 equipes da LaLiga Santander e 22 da LaLiga SmartBank, responsáveis ​​pela organização destas competições nacionais de futebol profissional. Na temporada 2019/2020, a LaLiga alcançou mais de 2,8 bilhões de pessoas em todo o mundo. Com sede em Madrid (Espanha), está presente em 55 países através de 11 escritórios e 46 delegados. A associação realiza sua ação social por meio de sua Fundação e é a primeira liga de futebol profissional do mundo com uma liga para jogadores de futebol com deficiência intelectual: LaLiga Genuine Santander.

Não é só Futebol. É LaLiga.  

#PlayLaLigaSantander

Fonte/Foto-Reprodução-divulgação: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem