LIVROS COM PLAYLIST NO SPOTIFY: DE EDITH PIAF A NOEL ROSA, "TEMPORADA 1" ESTÁ COTADO COMO PRESENTE DE NATAL PARA OS AMANTES DA SÉRIE LOST

 

O Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e a Nielsen divulgaram os resultados do 11º Painel do Varejo de Livros no Brasil. De acordo com a pesquisa, de janeiro até o início de novembro deste ano, foram vendidos 43,9 milhões de exemplares, número 33% maior que 2020 e 31% superior a 2019, ainda antes da pandemia.

No Natal o cenário não é diferente, os livros vêm como uma ótima opção de presente, sendo acessíveis para todos os bolsos e capazes de agradar a maioria das pessoas.

O queridinho desse Natal e que está sendo um dos personagens nas cartinhas para o papai Noel é o livro Temporada 1, da Vanessa Sap.

A ficção é retratada no Centro de Emagrecimento Ingatori durante a semifinal da Copa de 2014. Enquanto os frequentadores testemunham o fiasco histórico do 7 x 1, flashbacks narram suas trajetórias individuais: embora tenham naturezas distintas, todos têm alguma correlação com os quilos a mais e suas dificuldades.

“Os nomes dos personagens - que são mais de 50 - homenageiam artistas plásticos contemporâneos brasileiros, que de alguma maneira me serviram de inspiração”, comenta Vanessa, ao revelar que Michel Houellebecq, Luis Fernando Verissimo, Monty Python, Woody Allen, Lucille Ball e Bansky são apenas algumas das influências.

O cenário musical se faz especialmente presente, afinal a arte expressa-se de inúmeras formas. Cada capítulo conta uma história e a respectiva "música- título" fornece o clima daquele relato. A playlist, cujo código do Spotify está nas primeiras páginas, é diverso e cosmopolita tal como os indivíduos representados: Rimsky-Korsakov, Metallica, Noel Rosa, Infected Mushroom, Mercedes Sosa, Edith Piaf, Sidney Magal, entre muitos outros.

Inspiração na série Lost

Este formato, em que cada fragmento tem um enredo supostamente autônomo pode remeter à serie americana Lost. Entretanto, ao invés do mistério se iniciar com a queda do avião, o suspense que une todas as tramas no livro Temporada 1, de Vanessa Sap, surge só no final.

A escritora Vanessa Sap afirma que o livro Temporada 1 deriva de um ativismo por uma sociedade mais tolerante e sem a pressão sobre o peso alheio.

“Quem quiser que fique magro. Muito magro. Quero poder ser gorda. Muito gorda”, comenta a autora ao revelar que esses textos também decorrem de uma das utopias preferidas: seu projeto de aposentadoria.

Aliás, o tema esbarra em discussões bastante atuais. Como o racismo, (aos antigos preconceitos somam-se novos, como a predileção por magros), as dependências (comida sendo apenas um deles) e o machismo – as cobranças por aparência ainda são muito mais corrosivas para mulheres, por exemplo.

Dessa forma, Vanessa Sap arremessa uma pedra no espelho em que a sociedade se enxerga: “gordofobia” e “classemediofobia” são apenas alguns dos cacos.

Esse livro conta com aquele “Q” a mais e garante um belo presente nesse fim de ano. E aí?  O que acha de adquirir agora o seu presente de fim ano?

Avaliações na Amazon: Não vale você ler no seu celular, por exemplo, e dar as estrelinhas no final da leitura. Isso não chega na página de avaliações do livro na Amazon. O que você precisa mesmo fazer é acessar a página do livro na Amazon e clicar no botão "Escreva uma avaliação". Depois disso, aí sim você dá as estrelinhas, escreve um comentário (pode ser pequeno, pode ser grandão!) e depois clica em enviar. Pronto! Sua avaliação vai aparecer em poucas horas na página do livro e vai ajudar muito!

SERVIÇO DO LIVRO

Editora Labrador

Idioma: ‎ Português

Número de páginas: ‎ 132 páginas

Link para a compra na Amazon: https://url.gratis/qGgeiM

Link para ouvir a playlist ambientada e feita especialmente para o livro: https://url.gratis/EYwW49

Rede Social – Vanessa Saphttps://url.gratis/mcdftJ

Editora Labrador - https://url.gratis/N5qkNj

Instagram - @vanessa_sap_oficial

Fonte: Assessoria de Imprensa 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem