CASA MUSEU EMA KLABIN DIVULGA PROGRAMAÇÃO ABRINDO 2022

 

Diante da boa repercussão da exposição Ema e a moda no século XX: as roupas e a caligrafia dos gestos, a casa museu anuncia a prorrogação da exposição, que ficará aberta ao público até 30 de janeiro de 2022.

Como forma de celebrar os 15 anos de visitação à casa museu e do oferecimento de uma programação cultural eclética e atual, o ano se inicia com uma série de atividades, começando pelo Ateliê Permanentedo núcleo educativo, que estará disponível durante todo o tempo da exposição, proporcionando um espaço em que o público, dando continuidade à experiência da visita, poderá criar “pandoras” (tradicionais bonecas de papel) e “moodboards” (quadro de referências estéticas e inspirações) a partir da sua experiência. No dia 15 de janeiro está previsto o lançamento do catálogo da exposição, com a participação online dos autores envolvidos. 

Em seguida, no dia 20, está previsto o lançamento do jogo Ateliê da Casa Museu Ema Klabin, desenvolvido no âmbito do projeto Digitalização da Coleção Ema Klabin, que contou com o apoio do BNDES, a co-idealização de Benfeitoria e SITAWI e a parceria da Beenoculus. O jogo, que permite interagir com obras digitalizadas da coleção, criando uma obra nova a partir de seus elementos e molduras, foi desenvolvido pelo Estúdio Galactonautas.

Nos sábados 22 e 29, o educativo realiza a programação Experimentando o Museu: Caligrafia dos Gestos, uma visita especial a exposição que convida o público a refletir e dialogar sobre roupa e identidade propondo uma atividade prática ao final.

No dia 23, domingo, tem início a programação especial Mulheres na Música, parceria da casa museu com o Instituto Arte Plena, dirigido pela pianista Lilian Barretto, com curadoria da pesquisadora Camila Fresca, que apresentará um panorama da participação feminina na música de concerto, desde a Idade Média até a atualidade, na composição e na interpretação. O primeiro recital será com a harpista da Osesp Liuba Klevtsova e a soprano Marília Vargas, interpretando obras de diversas compositoras.

No dia 25, terça-feira, feriado de aniversário da cidade de São Paulo e também aniversário de Ema Klabin, será a vez de compartilhar os resultados do projeto de digitalização realizado em 2021 com a mesa-redonda Digitalização da Coleção Ema Klabin e a preservação digital de coleções, que será uma oportunidade para compartilhar os resultados do projeto e também debater os desafios da preservação digital.

Já no dia 26, quarta-feira, a palestra Fabulações de um Japão exotizado na moda europeia do século XXcompletará o ciclo de palestras e programações especiais associadas à exposição em cartaz na casa museu.

A exposição Ema e a Moda no século XX: as roupas e a caligrafia dos gestos contou com o apoio cultural do Governo do Estado de São Paulo, por meio do ProAC- ICMS da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, patrocínio da Klabin S.A. e apoio Texprima e Texprima LOF. A programação cultural associada à exposição e ao projeto Digitalização da Coleção Ema Klabin contou com o apoio do BNDES, a co-idealização de Benfeitoria e SITAWI e a parceria da Beenoculus.

Serviço:

Programação para janeiro de 2022 da Casa Museu Ema Klabin

Ateliê Permanente

quarta a domingo, das 11h às 17h

presencial

gratuito

Lançamento do catálogo Ema e a Moda no século XX: as roupas e a caligrafia dos gestos 

sábado, 15 de janeiro, às 16h30

transmissão online

gratuito

Lançamento do jogo Ateliê da Casa Museu Ema Klabin

quinta-feira, 20 de janeiro, às 17h 

transmissão online

gratuito

Experimentando o Museu: Caligrafia dos Gestos

sábados, 22 e 29 de janeiro, às 14h30 

presencial

gratuito

Duo de Harpa e Voz com Liuba Klevtsova e Marilia Vargas na Casa Museu Ema Klabin 

domingo, 23 de janeiro, às 11h

60 lugares e  transmissão online

gratuito

Mesa-redonda Digitalização da Coleção Ema Klabin e a preservação digital de coleções 

terça-feira, 25 de janeiro, às 19h

200 vagas via plataforma zoom (webinar) com intérpretes de Libras

Palestra Fabulações de um Japão exotizado na moda europeia do século XX 

quarta-feira, 26 de janeiro, às 19h 200 vagas via plataforma zoom (webinar) com intérpretes de Libras 

Exposição Ema e a Moda no século XX: as roupas e a caligrafia dos gestos

até 30 de janeiro de 2022

Visitas mediadas: de quarta a sexta-feira, 11h, 14h, 15h15 e 16h30.

Grupos de até 10 pessoas.

Visitação livre: sábados e domingos,

11h, 14h, 15h15 e 16h30.

Grupos de até 30 pessoas. Fechado somente nos dias 31/12/21 e 01/01/2022.

Visitas ao jardim: de quarta a domingo, das 11h às 17h, com permanência até as 18h. Lotação 70 pessoas.

Entrada franca

Classificação etária: Livre

Casa Museu Ema Klabin

Rua Portugal, 43 – Jardim Europa – São Paulo. 01446-020 (11) 3897-3232

https://emaklabin.org.br/

Acesse as redes sociais:

Instagram: @emaklabin 

Facebook: https://www.facebook.com/fundacaoemaklabin

Twitter: https://twitter.com/emaklabin

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC9FBIZFjSOlRviuz_Dy1i2w


Linkedin: https://www.linkedin.com/company/emaklabin/?originalSubdomain=br


Link para realidade virtual Coleção Ema Klabin: as roupas e a caligrafia dos gestoshttps://www.youtube.com/watch?v=kwXmssppqUU&t=1s

*Como em todos os nossos eventos  gratuitos, convidamos quem aprecia a Casa Museu Ema Klabin e pode contribuir para a manutenção das nossas atividades a nos apoiar com uma doação voluntária em nosso site.

Foto/crédito: Ethel Braga - Legenda: Harpista da Osesp, Liuba Klevtsova.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem