segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

CURSO DE ATUAÇÃO GRÁTIS E ONLINE: ERICK GALLANI, FUNDADOR DA CIA. PRÁXIS ARTE, INAUGURA ‘PRIMEIRA CENA’

 

Com o apoio da Cia. Práxis Arte, Erick Gallani coordena e ministra a primeira edição do curso gratuito de interpretação teatral “Primeira Cena”. O projeto conta com os parceiros Débora Rios, Fernando Aveiro e Naiene Sanchez, todos ex-integrantes do CPT – Centro de Pesquisa Teatral do saudoso encenador Antunes Filho (1929-2019). A iniciativa acontece online por conta da pandemia de Covid-19, mas tem como objetivo firmar-se como um curso permanente e presencial de formação de artes cênicas em São Paulo.

“Acredito que o atual cenário cultural exige cada vez mais um maior comprometimento dos formadores para com os futuros artistas. Ultimamente, a falta de qualidade e referência no ensino tem deixado muito a desejar, e os aspirantes a atores terminam por adentrar no mercado de trabalho sem o mínimo de formação técnica e ficam completamente à mercê da própria intuição ou da sorte. O projeto ‘Primeira Cena’ pretende trazer essa proposta: uma introdução aos aspectos técnicos e referências para a formação do ator. A busca é pela autonomia do artista.”, explica Gallani.

Com aulas de 14 de fevereiro a 2 de junho, e com certificado e portfólio entregues ao final, o curso é indicado para estudantes de atuação e atores interessados em desenvolver técnicas para o teatro e o audiovisual. Para participar, é preciso ter entre 18 e 29 anos e ter disponibilidade para frequentar aulas com duração de 3 horas, três vezes por semana (total de 40 encontros e 120 horas).  As inscrições podem ser feitas de 17 de janeiro a 3 de fevereiro (23h59) por meio deste link aqui.

Explorando novas metodologias e ensino digital, o “Primeira Cena” busca sensibilizar e impulsionar o entendimento e a criatividade no contexto do trabalho do ator. Neste sentido, o curso tem como proposta introduzir os alunos ao método da atuação desenvolvido pela companhia, a partir de conteúdos teóricos e atividades práticas, como exercícios de improvisação, de escrita, de construção de cenas e de atuação por meio de referências filosóficas, literárias, cinematográficas e das artes plásticas, que serão apresentadas pelos orientadores. 

Entre os objetivos do curso estão oferecer aparatos técnicos e teóricos para que os alunos/atores passem por todas as etapas da criação de uma cena; desenvolver alunos/atores para possíveis projetos futuros; dotar os alunos/atores de noções de teatro em todas as áreas, passando da dramaturgia à direção de arte, direção e interpretação; e realizar uma mostra final de todas as cenas e um espetáculo teatral com o resultado das melhores cenas criadas ao longo do curso, que serão gravadas e transmitidas no canal da Cia no YouTube.

Sobre:

Outras atividades

Posteriormente, serão escolhidas algumas cenas que serão gravadas e resultarão em um espetáculo que será transmitido via Youtube. Com cenas do cotidiano e temáticas poéticas, a dramaturgia será elaborada pelos próprios atores a partir da busca pela expressão e da construção do naturalismo em cena.

Ao final desse processo de formação, os alunos/atores ainda apresentarão uma mostra teatral online, com as proposições artísticas desenvolvidas durante os encontros.

Espetáculo

Posteriormente, serão escolhidas algumas cenas que serão gravadas e resultarão em um espetáculo que será transmitido via Youtube. Com cenas do cotidiano e temáticas poéticas, a dramaturgia será elaborada pelos próprios atores a partir da busca pela expressão e da construção do naturalismo em cena.

"Quando se instaura um núcleo que dissemina o gosto pela cultura, todos aqueles que pertencem a esse contexto passam a ser atingidos pelo núcleo gerador. A informação circula e cada um dos participantes das oficinas transforma-se em um agente multiplicador. A realização das palestras e da mostra será a oportunidade de acessar um maior número de interessados, aumentando a troca de experiências tão essencial para o desenvolvimento das artes cênicas”, comenta Gallani.

Os professores

Erick Gallani (Idealizador, coordenador, professor)

É diretor, ator e fundador da Práxis Arte, onde desenvolve um trabalho artístico-pedagógico desde 2011. Seu mais recente trabalho foi em 2021, quando produziu e dirigiu o espetáculo online "OFF HAMLET", uma realização da Cia. Práxis Arte, projeto contemplado pelo Proac Expresso LAB. Integrou o Centro de pesquisa teatral - CPT como ator e assistente de direção de espetáculos de Antunes Filho no período de 2004 a 2011.  Foi professor e diretor de montagens na Escola de atores WOLF MAIA entre 2011 e 2017.  Foi coordenador do Studio Fátima Toledo de CINEMA de 2018 a 2020.  Também foi assistente de direção de Chico de Assis e esteve no SEMDA - Seminário de Dramaturgia do Teatro de Arena. E ainda integrou a equipe de curadoria do Projeto Ademar Guerra do Governo do estado de São Paulo. 

Débora Rios (professora, produtora)

Formada pelo CPT - Centro de Pesquisa Teatral/Sesc-SP dirigido por Antunes Filho no período de 2015 a 2019. Graduanda em pedagogia pela FMU. Como atriz e produtora, foi idealizadora e co-criadora do espetáculo “Cartas para Agnès - Cine ensaio a partir da obra de Agnès Varda” do Grupo Elas das 5 às 7 - dir. Vanessa Bruno, que teve estreia internacional no CASA Festival Latin American Arts em Londres em 2019. O projeto teve sede de desenvolvimento por dois anos na Funarte SP através do edital “Laboratório da Cena”, onde compartilhou a pesquisa e realizou temporada da peça (2019). Em 2021, produziu e atuou no espetáculo online “OFF HAMLET", que teve direção de Erick Gallani e realização da Cia. Práxis Arte, projeto contemplado pelo Proac Expresso LAB. 

Fernando Aveiro (professor)

Integrou o CPT-SESC – Centro de Pesquisa Teatral, dirigido por Antunes Filho, de 2008 a 2014. Em 2014, ingressou no Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council, coordenado por Marici Salomão onde escreveu o texto “Em abrigo” e foi escolhido pelo SESI para montagem Mezanino/SESI e Circulação teatros SESI Interior sob direção de Joana Albuquerque. Como dramaturgo, ainda se destaca o texto “Hospedeira”, que esteve em cartaz no Sesc Consolação, em 2017, sob direção de Georgette Fadel. É co-idealizador e diretor do CaTI – Caxote Teatro Íntimo. Trabalhou como professor de interpretação na PRÁXIS ARTE, em 2020, na qual também atuou na montagem online de Off Hamlet, dirigido por Erick Gallani. Atualmente, é assistente de curadoria do Programa de Qualificação em Artes, do Governo do Estado, sob curadoria de Miriam Rinaldi.

Naiene Sanchez (professora)

triz do grupo de teatro Macunaíma (CPT) onde estreou o espetáculo “Nossa cidade” sob direção de Antunes Filho. Professora do Centro de Pesquisa Teatral (CPT). Codirigiu, em 2019, o espetáculo “Ex-gordo” que estreou no Sesc - SP e  “Stoneheddies”, em 2018. Em 2021, realizou o espetáculo audiovisual OFF HAMLET, do diretor Erick Gallani. Doutoranda do Programa de Ciência da Informação da ECA USP. Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, especialização em gestão cultural pela Cátedra de Girona/ Observatório Itaú Cultural e é mestra em Ciência da Informação (ECA/USP). É assistente acadêmica e pedagógica do Itaú Cultural. Formou-se maitre de Danças clássicas. Além de ter desenvolvido inúmeros trabalhos como coreógrafa, bailarina e solista em diversas linguagens, como Flamenco, Danças Urbanas, Ballet Clássico, Jazz, Contemporâneo e Butoh.

FICHA TÉCNICA

Idealização e Coordenação: Erick Gallani | Professores: Erick Gallani, Débora Rios, Fernando Aveiro e Naiene Sanchez | Palestrantes convidados: André Araújo, César Batista, Claudio Cabral e Rosangela Ribeiro | Artista mediador: Thiago Cuimar | Produção: Roberto Gallani | Assistente de Produção: Débora Rios | Assessoria de imprensa: Bruno Motta Mello e Verônica Domingues – Agência Fática | Apoio: Práxis Arte | Patrocínio: PIX | Realização: Secretaria Especial da Cultura - Ministério do Turismo

Serviço

Primeira Cena

Período das aulas: 14 de fevereiro a 02 de junho 

Número de vagas: 24 (3 turmas de 8 pessoas)

Carga horária: 120 (40 encontros de 3 horas)

Inscrições: de 17 de janeiro a 3 de fevereiro (até às 23h59) de 2022, por meio do link  https://linktr.ee/projeto_primeiracena

Entrevistas online: de 7 a 10 de fevereiro

Resultado Final de aprovados: 12 de fevereiro

Indicações: pessoas entre 18 e 29 anos, estudantes de atuação e atores interessados em desenvolver técnicas para o teatro e o audiovisual

Informações: entre em contato pelo WhatsApp (11) 97690-3411 ou acesse o Instagram @projeto_primeiracena


Fonte/Foto-Reprodução-divulgação: Assessoria de Imprensa - Legenda: Débora Rios, Fernando Aveiro, Erick Gallani e Naiene Sanchez ministram o curso “Primeira Cena”, no qual André Araújo é um dos convidados especiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário