DIREITO À PROPRIEDADE EM FAVELA É TEMA DE DOCUMENTÁRIO

 

De um lado, um conjunto habitacional de prédios simples. Do outro, uma favela. Essas são as primeiras imagens do minidocumentário em 360º New Hope, que conta a história de Kuka, Letícia e Samuel, moradores da comunidade de Nova Esperança, em São Paulo. O filme tem dois objetivos: assegurar o direito de propriedade dessas pessoas às suas casas e incentivar o empreendedorismo, principal fonte de renda das famílias que vivem à margem da sociedade e das estruturas legais de formalização da moradia e do trabalho.

Quem acompanha e relata a realidade dos moradores de Nova Esperança é o diretor Executivo do Students For Liberty Brasil (SFLB - https://studentsforliberty.org/brazil/), Nycollas Liberato. “A ideia aqui não é simplesmente retratar a vida dentro da comunidade, mas oferecer as ferramentas administrativas necessárias para que essas pessoas tenham suas moradias de forma digna e segura, possibilitando o acesso à educação e saúde, além do apoio para que se desenvolvam e integrem a sociedade”, fala Liberato. 

Para isso, o SFLB tem levado às comunidades o projeto Brasil Empreende, uma iniciativa que começou dentro das universidades e expandiu para as escolas públicas com o objetivo de mostrar para a população marginalizada que é possível pensar e planejar o futuro. “A visão de quem mora na favela é tolhida. Eles são ensinados a não pensar tão longe e a nossa missão é mostrar que existem outros caminhos, que é possível pensar além do salário do mês ou do bico necessário para pagar as contas. O Brasil Empreende busca empoderar as pessoas falando sobre empreendedorismo”, defende.

O minidocumentário New Hope está disponível na internet (ainda em versão inglês, com legendas em Português no YouTube): https://www.atlasnetwork.org/stories/a-new-hope. O vídeo foi realizado graças à conquista do SFLB na competição internacional promovida pela Atlas Network, apoiadora de iniciativas e lideranças liberais em todo o mundo. 

Sobre o Students For Liberty Brasil (https://www.studentsforliberty.org/brasil/)
No Brasil desde 2012, a entidade é um braço do Students For Liberty, maior organização estudantil em prol da liberdade do mundo, presente em 110 países. A organização sem fins lucrativos tem como propósito educar, desenvolver e empoderar a próxima geração de líderes da liberdade. 

Crédito da imagem: Divulgação/Students for Liberty Brasil - Legenda: Favela Nova Esperança (SP) é retratada no minidocumentário New Hope  

Fonte: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem