NOVO LIVRO DA EDUSP APRESENTA INCURSÃO DE DURKHEIM AO TOTEMISMO

 

Sobre o Totemismo” (280 páginas) é o novo lançamento da Editora da Universidade de São Paulo (Edusp), que apresenta pela primeira vez em português o artigo do sociólogo francês Émile Durkheim sobre esse sistema religioso e social que articulava a relação entre os membros de um clã e uma espécie natural. Trata-se do oitavo volume da coleção Biblioteca Durkheimiana, que contém ainda um dossiê crítico assinado por especialistas sobre um tema que, por mais que seja considerado esgotado, representa um importante capítulo da história das ciências sociais.
 

Mesmo depois que o fundador da antropologia estrutural, o francês Claude Lévi-Strauss, lançou há quase sessenta anos a análise definitiva “O Totemismo Hoje”, revisitar o tema sob Durkheim permite um exame sobre o passado das ciências sociais e até mesmo sobre o que hoje se entende como equívocos nas premissas. O texto do sociólogo foi publicado ainda em 1902 e marca a entrada dele no debate que já vinha acontecendo no meio acadêmico desde o século anterior. 
 

O artigo de 1902 contribui para a compreensão do desenvolvimento de “As Formas Elementares da Vida Religiosa”, uma obra que continua a inspirar sociólogos e antropólogos. A edição traz também nos anexos os dois textos de J. G. Frazer aos quais Durkheim se contrapõe, e o Marcel Mauss publicado em 1905 sobre o mesmo tema. Também mostra que, meio século antes de Lévi-Strauss dar o golpe de misericórdia na categoria do totemismo, Durkheim havia acabado com o encanto ingênuo dos evolucionistas que consideravam que tudo girava em torno da atração psicológica dos animais sobre os homens. 
 

A coleção Biblioteca Durkheimiana é uma iniciativa do Centro Brasileiro de Estudos Durkheimianos, que busca promover a reflexão crítica acerca da Escola Sociológica Francesa. Nesse sentido, os estudos são apresentados com análises que reúnem estudantes e pesquisadores de áreas como sociologia, filosofia, antropologia, ciência política, história e línguas.


Link: Sobre o Totemismo


Fonte: Assessoria de Imprensa 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem