sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

SPCD CELEBRA 14 ANOS COM ATIVIDADES GRATUITAS

 

A São Paulo Companhia de Dança (SPCD), corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, comemora 14 anos de existência neste 28 de janeiro. Para celebrar o aniversário, a Companhia programou três ações para o meio digital – aula aberta, lançamento do Livro Bailarinos, de Arthur Wolkovier, e do Figuras da Dança Hugo Bianchi, dirigido por Inês Bogéa.  

A programação inicia-se às 10h com a transmissão ao vivo da Aula Aberta ministrada pela professora-ensaiadora da Companhia Beatriz Hack para os bailarinos da Companhia, atividade que marca o começo da rotina diária na sede. O público terá a oportunidade de acompanhar, de qualquer lugar, um pouco da preparação dos artistas para os ensaios e apresentações. O streaming da aula acontece no canal da São Paulo no YouTube de forma gratuita.

Na sequência, acontece o lançamento oficial do livro Bailarinos – São Paulo Companhia de Dança, do fotógrafo Arthur Wolkovier. A publicação reúne registros diversos que revelam – em imagens e depoimentos – detalhes, olhares e instantes únicos dos artistas que passaram pela SPCD ao longo dos anos em aulas, ensaios, espetáculos, ateliês. Para o público que acompanhará de casa este momento que também será transmitido ao vivo no YouTube, 14 exemplares autografados por Arthur e Inês Bogéa, diretora da SPCD, serão entregues para aqueles que primeiro responderem a um quiz lançado no próprio dia 28 de janeiro ao longo do evento. A ação antecipa duas novas edições da Oficina de Capacitação Profissional: Produção Audiovisual em Dança que acontecem no mês de fevereiro, ministradas pelo gerente de Memória da Companhia, Charles Lima, com fotógrafos já parceiros de longa data da São Paulo.

Ao longo do dia, os perfis e páginas da SPCD nas redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter) exibem frases e depoimentos enviadas pelo público, crítica especializada e artistas sobre o impacto e a relevância da Companhia no Brasil e no exterior nestes 14 anos.

As comemorações se encerram às 19h com a estreia do Figuras da Dança: Hugo Bianchi, dirigido por Inês Bogés. O filme in memoriam que homenageia a vida e a trajetória artística deste expoente do balé do Ceará. Falecido em 18 de janeiro deste ano, o bailarino, professor, coreógrafo e diretor deixa um legado de amor e resistência ao ensino da dança no Brasil e sua história será contada tanto pelo episódio especial da série da SPCD quando pelo bate papo que antecede o lançamento, reunindo a diretora e outros nomes ligadas ao grande artista. A exibição da conversa e do documentário acontecem de modo gratuito no canal da Companhia no YouTube.

“Que alegria celebrar mais um ano de muitas realizações e atividades da São Paulo Companhia de Dança! É maravilhoso podermos fortalecer as ações que eternizam a história da arte no passado e no presente. Se em um momento olham para nós; em outro, olhamos para o outro por meio da dança. Nestes 14 anos, a Companhia manteve firme seu propósito de difundir a dança para diferentes público, em diversos palcos físicos e virtuais, por meio de apresentações, streamings, ações educativas e de formação de plateia, webséries, podcasts, livros, documentários entre tantos outros. É sempre um orgulho perceber o poder transformador da arte agindo nas mais diferentes realidades e pessoas. Viva à dança! Viva à São Paulo Companhia de Dança!”, celebra a diretora artística e executiva da SPCD, Inês Bogéa.

Sobre

SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA

Direção Artística e Executiva | Inês Bogéa Criada em janeiro de 2008, a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) é um corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, doutora em Artes, bailarina, documentarista e escritora. A São Paulo é uma Companhia de repertório, ou seja, realiza montagens de excelência artística, que incluem trabalhos dos séculos XIX, XX e XXI de grandes peças clássicas e modernas a obras contemporâneas, especialmente criadas por coreógrafos nacionais e internacionais. A difusão da dança, produção e circulação de espetáculos é o núcleo principal de seu trabalho. A SPCD apresenta espetáculos de dança no Estado de São Paulo, no Brasil e no exterior e é hoje considerada uma das mais importantes companhias de dança da América Latina pela crítica especializada, tendo recebido cerca de 40 premiações e indicações nacionais e internacionais. Desde sua criação, já foi assistida por um público superior a 865 mil pessoas em 18 diferentes países, passando por cerca de 150 cidades em mais de 1.060 apresentações e acumulando mais de 40 prêmios e indicações nacionais e internacionais. Por meio do selo #SPCDdigital criado em 2020, realizou mais de 40 espetáculos virtuais e streamings de apresentações que somam aproximadamente 900 mil visualizações. Além da Difusão e Circulação de Espetáculos, a SPCD tem mais duas vertentes de ação: os Programas Educativos e de Sensibilização de Plateia e Registro e Memória da Dança.

INÊS BOGÉA - Direção Artística e Executiva | Inês Bogéa é doutora em Artes (Unicamp, 2007), bailarina, documentarista, escritora, professora nos cursos de especialização Arte na Educação: Teoria e Prática da Universidade de São Paulo (USP) e Pós-Graduação em Linguagem e Poética da Dança: Documentário, Memória e Dança da Universidade Regional de Blumenau (FURB) em parceria com a Fundação Fritz Muller (FFM). É autora do “Por Dentro da Dança” com a São Paulo Companhia de Dança na Rádio CBN. De 1989 a 2001, foi bailarina do Grupo Corpo (Belo Horizonte). Foi crítica de dança da Folha de S. Paulo de 2001 a 2007 e integrou o júri técnico/crítico do quadro Dança dos Famosos do programa Domingão do Faustão/TV Globo de 2016 a 2021. É autora de diversos livros infantis e organizadora de vários livros. Na área de arte-educação foi consultora da Escola de Teatro e Dança Fafi (2003-2004) e consultora do Programa Fábricas de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado (2007-2008). É autora de mais de quarenta documentários sobre dança.

Legenda: Foto (1): Hugo Bianchi em gravação de Figuras da Dança 2022 – Crédito: Wagner Kiyanitza Foto (2): Ensaio na sede da SPCD – Crédito: Rafaela Zavisch

Serviço:

ProgramaçãoSão Paulo Companhia de Dança: 14 anos Data: 28 de janeiro de 2022 (sexta-feira)

Aula Aberta, com Beatriz Hack e bailarinos da SPCD Horário: 10h Local: Transmissão ao vivo no canal da SPCD no YouTube: www.youtube.com/user/AudiovisualSPCD

Lançamento de Bailarinos, de Arthur Wolkovier Horário: 11h30 Local: Transmissão ao vivo no canal da SPCD no YouTube: www.youtube.com/user/AudiovisualSPCD

Lançamento de Figuras da Dança: Hugo Bianchi Horário: 19h Local: Transmissão ao vivo no canal da SPCD no YouTube: www.youtube.com/user/AudiovisualSPCD

Acesse São Paulo Companhia de Dança

www.spcd.com.br

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário