CARNAVAL E IDOSOS: 5 DICAS PARA APROVEITAR ESSA DATA COM A MELHOR IDADE

 

O Carnaval é uma festa conhecida internacionalmente, famosa pelos seus desfiles, blocos carnavalescos e fantasias. É uma comemoração que passa de geração em geração, mantendo algumas de suas tradições e a sensação de alegria que ela traz.

Apesar de não ter bloquinhos de rua esse ano, devido à Covid-19, muitas casas de show, restaurantes e até mesmo organizações, como condomínios e escolas, já avisaram que irão criar seus próprios festejos de Carnaval, para que todos possam ter a sensação de folia, que não foi possível ter ano passado, mas com todos os cuidados necessários.

Inclusive, pensando ainda nos cuidados, um público muito importante também precisa de algumas atenções redobradas para essa época do ano. Os idosos, assim, como qualquer pessoa tem o direito de aproveitar essas festas, mas é necessário estar atento a alguns quesitos.

Pensando nisso, a psicóloga Tais Fernandes, da Said Rio, empresa de cuidadores de idosos, listou cinco dicas importantes para que a melhor idade possa aproveitar com segurança esses festejos:

  1. Consentimento

Antes de tudo, é preciso saber se o idoso realmente deseja fazer parte dessa comemoração, se ele gosta e se sentirá à vontade em participar. Até mesmo, porque assim como qualquer outra pessoa, ele tem o direito de decidir sobre as escolhas de sua vida.

  1. Localização

O ideal é que caso a comemoração seja feita em um local externo, que não seja tão distante, para que o impacto do deslocamento não tire o idoso de seu espaço de segurança e conforto, assim em casos de necessidade a volta para o lar é mais rápida.

  1. Alimentação e hidratação

Levar sempre uma garrafa de água para que a hidratação seja feita de forma correta e constante, mantendo seu parente ou amigo mais velho sempre hidratado. Outro ponto importante, é que o idoso não deve sair estando em jejum, busque dar alimentos leves antes de sair de casa.

  1. Segurança

É importante lembrar que apesar de a vacinação estar em um bom andamento, o coronavírus ainda está por aí e que os idosos são um dos grupos de risco, por isso, evite lugares com aglomeração, mantenha uma distância segurança entre outras pessoas, utilizando sempre as máscaras de forma correta, cobrindo nariz e boca e com seu álcool em gel individual, para aplicar constantemente nas mãos.

  1. Atividades temáticas

Sabemos que por causa de algumas dificuldades e limitações, alguns idosos não conseguem mais se deslocar com facilidade, tanto para eles quanto para todas as outras pessoas da terceira idade, uma das soluções é fazer sua própria festa em casa, com amigos e famílias, realizando atividades temáticas, como produção de máscaras carnavalescas, pintura facial e até mesmo o uso de fantasias, ao som das tradicionais marchinhas de Carnaval.

“As atividades propostas estimulam a interação social do idoso e trabalha os sentidos, as funções cognitivas, atenção, raciocínio e orientação, além de trazer divertimento, prazer e lembranças positivas”, finaliza a psicóloga.

 

Sobre a Said Rio

Com mais de 17 anos de trajetória no mercado, a SAID RJ é uma empresa especializada no atendimento domiciliar de idosos. Assistidos por uma equipe completa, os pacientes encontram o diferencial que procuram no atendimento a suas necessidades e de seus familiares.


Fonte: Assessoria de Imprensa 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem