LAURENT SUAUDEAU: A HISTÓRIA E O TALENTO DO CHEF DOS CHEFS

 

Laurent Suaudeau, o "Chef dos Chefs" (apelido carinhoso que ganhou no Brasil), ícone da gastronomia, é a estrela do lançamento da Editora Melhoramentos, O Toque do Chef. 

No livro, o chef apresenta o passo a passo de 50 de suas grandes receitas, criadas ao longo das quase cinco décadas dedicadas à cozinha, com imagens espetaculares do premiado Sérgio Coimbra, um dos principais fotógrafos de cozinha do mundo - referência na fotografia culinária, Coimbra trabalhou tanto para publicações quanto para chefs renomados.

Os prefácios são assinados pelo restaurateur Rogério Fasano e o publicitário e gourmand Washington Olivetto. "Laurent poderia ter escolhido qualquer lugar no mundo para ensinar, mas foi no Brasil, que ama, que ele resolveu ficar, para a nossa sorte e prazer", cita Rogério.

"Laurent Suaudeau, com disciplina de quem nasceu filho de um líder sindical, o espírito de quem, na infância, era sobrinho de um técnico de futebol, e o aprendizado de quem chegou ao Brasil como o mais francês dos jovens chefs franceses, se transformou, rapidamente, no mais brasileiro dos consagrados chefs brasileiros", elogia Olivetto. 

Trajetória

Em cinco décadas de carreira, Laurent tornou-se unanimidade em razão do brilhantismo e criatividade de seu trabalho. Ainda jovem, na França, já comandava grandes restaurantes. No Brasil, nos anos 1980, foi pioneiro na arte de unir a esmerada técnica francesa a ingredientes tipicamente brasileiros até então inexplorados nos menus dos restaurantes. 

Se a gastronomia no Brasil pode ser dividida antes e depois dele, esse reconhecimento passa também pelo governo francês, que concedeu ao chef a Medalha da Legião de Honra, notabilíssima distinção a cidadãos franceses que se destacam por notáveis préstimos à pátria no exterior. Além disso, em sua conhecida Escola Laurent Suaudeau, em São Paulo, formou gerações de chefs, muitos deles de grande reconhecimento e conceito no mercado.

Ao longo das 240 páginas, o livro é um delicioso menu - ao folheá-lo, o leitor saboreia um verdadeiro banquete em texto e imagens, imaginando-se à mesa de um refinado restaurante. 

O Toque do Chef: uma obra mais do que necessária para amantes da boa Gastronomia e para interessados em geral.  

Sobre

Co-autor:

Carlos Eduardo Oliveira é jornalista e escritor. Ao longo da carreira, foi também editor de renomadas revistas de gastronomia, trabalhou em publicações da Editora Abril e colaborou em grandes jornais e revistas. Pela Melhoramentos, é autor do título "Tailândia, Cores & Sabores", obra indicada ao Prêmio Jabuti 2020 e vencedora do Gourmand Cookbook Awards 2020, na França, categoria "Ásia".

Fotógrafo:

Sergio Coimbra é um fotógrafo reconhecido internacionalmente pelo seu olhar artístico ao fotografar as criações de grandes chefs ao redor do mundo. Tem em sua trajetória livros de nomes célebres da culinária nacional e internacional.

Ficha técnica

Obra: O Toque do Chef

Autor: Carlos Eduardo Oliveira

Fotografia: Sérgio Coimbra

Número de páginas: 240

Altura: 27,5 cm

Largura: 20,5 cm

ISBN: 978-6555392661

Editora Melhoramentos

A Melhoramentos é um grupo que atua em diferentes segmentos há mais de 130 anos, e se posiciona como agente de transformação no mundo, realizando, empreendendo e sendo protagonista do futuro em seus negócios.

A editora Melhoramentos, fundada em 1915, assim como as demais empresas do grupo, tem um legado que atravessa gerações. Acredita em seu papel de estimular mudanças e desafiar. Busca, através da cultura e do entretenimento, levar conhecimento, inspirar as pessoas, e provocar transformações. 

Fonte: Assessoria de Imprensa 



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem