MAB FAAP ABRE MOSTRA COM TRABALHOS INÉDITOS DO ARTISTA LAERTE RAMOS

 

Museu de Arte Brasileira da FAAP (MAB FAAP) abre no próximo dia 15 de fevereiro a exposição individual Sobre Rodas, com obras inéditas do artista Laerte Ramos, selecionado pelo programa Mezanino Aberto de 2022.  O artista apresenta uma série de xilogravuras desenvolvida durante 18 anos (2000 - 2018).

Laerte Ramos começou a desenvolver a série “Sobre Rodas” ainda enquanto estudava Artes Visuais na FAAP. “As gravuras começaram a nascer dentro das oficinas de gravura durante as aulas do professor Herman Tacassey”, lembra o artista.
 
A obra apresenta diversos maquinários imaginados sobre rodas, que sofreram transformações ao longo de aproximadamente duas décadas de produção. “As diretrizes do processo criativo e de produção refletem as mudanças temporais entre os anos 2000 e 2018, revelando imagens ora com mais detalhes, ora mais sintéticas”, explica Laerte, destacando que a série sempre se manteve ativa e contínua durante toda sua carreira, mesmo em momentos em que outras técnicas como vídeo, performance, cerâmica e robótica foram mais presentes em sua produção.
 
O universo das máquinas é uma constante na pesquisa de Laerte, que desde criança esteve em contato com os livros e desenhos técnicos por meio de seu pai, engenheiro mecânico que trabalhou por muitos anos em uma fabricante de veículos.
 
Além das xilogravuras em exposição, o público terá, ainda, a oportunidade de assistir durante a visita ao documentário “Só, sobre solo, sobre um solo só”, que mostrará a produção da série “Sobre Rodas”, considerada por ele sua obra de maior relevância. Produzido pela produtora Studium Generale, o vídeo mostrará a imersão nesta grande produção, além de depoimentos do artista e de profissionais envolvidos com a obra ao longo dos anos.
 
O artista lançará, ainda, durante a abertura, no dia 15/2, o livro Guia sobre Rodas, com todas as obras para consulta em uma edição especial, que estará exposta na mostra.
 
Durante o período expositivo, os visitantes poderão fazer o download grátis, por meio de QR Code, de uma fanzine produzida pelo artista, contendo 20 páginas com ilustrações e instruções que abrangem a temática da mostra. A distribuição livre revela a essência de Laerte em dividir suas obras com o público, aproximando também as questões poéticas que o artista aborda e fazendo com que o acesso à arte esteja presente de outras maneiras, que vão além da experiência in loco.
 
Sobre

O artista
 
Laerte Ramos destaca-se no panorama da arte contemporânea brasileira, especialmente pela produção em cerâmica e em gravura. Trabalha, ainda, com outras linguagens, como o vídeo, a instalação, a performance e a ação urbana. Formado em Artes Visuais pela FAAP (2001), as pesquisas por ele empreendidas têm como principal eixo condutor os meios reprodutivos da imagem, as seriações em diferentes suportes e a relação com as cidades em que são produzidas ou expostas.
 
O artista já participou de importantes mostras coletivas e, nos últimos 20 anos, realizou diversas exposições individuais, no Brasil e no exterior. Também participou de diversos programas de residência artística (França, Suíça, Holanda, Portugal e China) e foi contemplado com diversos prêmios, entre os quais o Prêmio Lelocleprints (2004), o Prêmio Marcantônio Vilaça – Pró Cultura/ MinC (edições de 2012 e 2013) e o Prêmio Mostras de Artistas no Exterior – Fundação Bienal de São Paulo/ Phoenix Institute of Contemporary Arts (2011). Recentemente, representou o Brasil na Expo Milano 2015 com uma grande instalação de cerâmica que ocupou o Octógono da Pinacoteca de São Paulo no ano anterior.
 
Programa Mezanino Aberto
 
Mezanino Aberto é um programa do MAB FAAP que busca prestigiar artistas formados pela FAAP, professores ou pessoas que fizeram parte da história da instituição, como os ex-professores, dando a oportunidade de mostrar suas obras ao público.
 
Além do espaço para exposição, o artista selecionado tem uma verba para produção, equipe para montagem, identidade visual, orientador de público, entre outros apoios.
 
O primeiro a ser contemplado pelo programa foi o artista Paulo Almeida, que apresentou em 2021 a instalação “Da Coleção: 1961 – 2021”.

MAB FAAP

Desde que abriu suas portas pela primeira vez, com a mostra “Barroco no Brasil”, o Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), que em 2021 completou 60 anos, se comprometeu a incentivar e divulgar a arte brasileira. Além de seu acervo próprio que conta com mais de 3 mil obras de arte a partir do final do século 19, no decorrer dos últimos anos, abrigou exposições marcantes para a história da cultura do País, como a exposição “Toyota – O Ritmo do Espaço” premiada pela APCA em 2018. Em 2015, foi criada a Coleção MAB-Moda que reúne vestimentas, bonecas e acessórios de estilistas contemporâneos brasileiros, fortalecendo o vínculo entre o museu e a moda, que desde 1989 esteve presente por meio de desfiles e exposições vinculadas ao tema. Cabe destacar que além da pesquisa e organização de exposições de temas pertinentes às artes visuais brasileiras, o MAB incorporou a apresentação de mostras de arte internacional com temáticas de interesse geral que trazem experiências significativas ao público e ampliam a compreensão do fazer artístico e cultural.

Serviço 
 
Exposição Sobre Rodas

Período de visitação: de 15 de fevereiro a 17 de abril de 2021

Horário: Segundas, quartas, quintas e sextas, das 10h às 18h – última entrada às 17h30.
Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h – última entrada às 17h30.
Fechado todas as terças-feiras, mesmo quando feriado.

Endereço: R. Alagoas, 903 – Higienópolis

Informações: (11) 3662-7198

Entrada: Gratuita

Fonte: Assessoria de Imprensa 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem