MCB APRESENTA EM MARÇO A EXPOSIÇÃO DESIGN E INDÚSTRIA -- A HISTÓRIA DA TRADICIONAL BOTICA GRANADO

 

O dia 05 de março, sábado, marca o início da nova exposição do Museu da Casa Brasileira (MCB),instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, administrado pela Fundação Padre Anchieta (FPA)‘Design e indústria -- a história da tradicional botica Granado’apresenta o histórico dos principais acontecimentos dos 152 anos da empresa. A curadoria é das historiadoras Ana Maria Pereira de Almeida e Jacqueline de Araujo.

O público poderá conhecer mais de 250 peças que fazem parte do acervo da Granado e ainda entender o desenvolvimento dessa indústria e publicidade no contexto da cidade do Rio de Janeiro. O passeio começa pela origem da marca, com seus rótulos, embalagens e impressos de diferentes épocas. O visitante é convidado a fazer uma viagem no tempo por meio de produtos icônicos, registros de clientes ilustres, condecorações nacionais e internacionais. Ao final, poderá conhecer a produção e desenvolvimento dos produtos e visitar uma sala interativa sobre o universo da perfumaria.

Para as historiadoras Ana Maria Pereira de Almeida e Jacqueline de Araujo, responsáveis pela pesquisa e preservação do acervo Granado, as peças formam um conjunto dinâmico. “Cada embalagem, identidade visual ou novo produto é incorporado à coleção após seu lançamento. E constituem fonte de pesquisa e inspiração para o desenvolvimento de novos produtos e comunicação da marca”, explica Jacqueline.

"Essa é a primeira exposição do MCB na gestão da Fundação Padre Anchieta. E é um imenso prazer colocarmos em evidência a história de uma empresa reconhecida internacionalmente como sinônimo de qualidade, solidez e sustentabilidade", diz José Roberto Maluf, presidente da FPA.

“Oferecemos um registro dos primórdios da industrialização e do início do estabelecimento do design pelos processos de produção, venda e comunicação dos produtos, que se deu muito antes da formação do campo do design em terras brasileiras. Esta mostra é um passeio pelo tempo, do passado ao presente, reconhecendo produtos e conhecendo detalhes, por meio de objetos, material gráfico e novas produções”, comenta Giancarlo Latorraca, diretor técnico do MCB.

“Granado participou de várias fases da história do país. É muito bom poder comemorar esse momento dividindo a riqueza do nosso acervo com o público”, diz Sissi Freeman, diretora de Marketing Granado | Phebo.

Início de um legado


A botica Granado Pharmácias, empresa de cosméticos e medicamentos mais tradicional do Brasil, foi fundada pelo português José Antonio Coxito Granado, na capital imperial no Rio de Janeiro (RJ), na antiga Rua Direita -- atual Rua Primeiro de Março, na época a rua mais movimentada da cidade. O tempo foi passando e a Granado permanece de portas abertas no mesmo lugar. O que chama atenção é que foi com manipulação de extrato de plantas e ervas cultivadas no sítio Granado, que ele conquistou a família real de D. Pedro ll, que decidiu condecorar a botica com o título de Pharmácia Oficial da Família Imperial Brasileira, esse fato histórico aconteceu pela cultivação dos produtos naturais.

Sobre o MCB

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, administrada pela Fundação Padre Anchieta, dedica-se, há 52 anos, à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país realizada desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país. ​

Site do MCB


Acompanhe o Museu da Casa Brasileira também pelas redes sociais.

Instagram | Facebook | Twitter | Youtube | Linkedin


SERVIÇO:


Exposição ‘Design e indústria -- a história da tradicional botica Granado’

VISITAÇÃO


Museu da Casa Brasileira


De terça a domingo, das 10h às 18h


Av. Brig. Faria Lima, 2.705 -- Jardim Paulistano, SP


Próximo à estação Faria Lima da Linha Amarela do Metrô.


Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia-entrada)


Acessibilidade no local | Bicicletário com 40 vagas |


Estacionamento pago no local

Foto/crédito: Manuela Neiva

Fonte: Assessoria de Imprensa 



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem