sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

PORTUGAL TEM NOVO COMPLEXO CULTURAL COM SETE MUSEUS

 

Imagine uma grande praça aberta, que também é o melhor mirante para um dos patrimônios histórico-culturais e enogastronômicos mais importantes da Europa. E, em torno e nos arredores dessa praça, sete museus, 12 bares e restaurantes, uma escola de vinho, diversas lojas de empreendedores locais, uma galeria de arte e um espaço para eventos, distribuídos em antigas caves de vinho restauradas. Este é o WOW – World of Winelocalizado na cidade de Vila Nova de Gaia, às margens do Rio Douro e de frente para a cidade do Porto, no norte de Portugal. 

Aberto em 31 de julho de 2020, o WOW tem 55 mil m2 de área construída e é um projeto do grupo The Fladgate Partnership, que detém também importantes marcas de vinhos do Porto, de hotelaria, de restaurantes, de distribuição e de sustentabilidade. O WOW compila a história, a magia e as emoções por detrás dos vinhos portugueses, do ritual dos copos, da indústria da cortiça, da história do Porto e do que de melhor se faz no norte de Portugal, como os têxteis e a moda, sem esquecer um museu e fábrica de chocolates.

Recentemente, o concurso Best Of Wine Tourism 2022 concedeu ao WOW o Special Achievement Awardque só tinha sido entregue até então à Cidade do Vinho, em Bordeaux, na França. Trata-se de uma distinção rara que apenas é atribuída em ocasiões muito especiais, quando a instituição que concede o prêmio encontra projetos excepcionais e que não têm enquadramento nas categorias tradicionais do concurso. Agora em fevereiro, o WOW foi o escolhido na categoria Turismo Inovador da 3ª edição do Prêmio Nacional de Turismo, concedido pelo jornal português Expresso.  

WINE EXPERIENCE – o museu dos vinhos  Portugal, apesar de ser um país geograficamente pequeno, é um microcosmo de diferentes climas, solos, altitudes e paisagens. Isto explica a extraordinária abundância de variedades de uvas e de estilos dos vinhos portugueses: branco, tinto, espumante, colheitas tardias e fortificados. Contudo, até então, Vila Nova de Gaia concentrava 16 centros de visita dedicados exclusivamente ao Vinho do Porto. O WOW vem preencher esta lacuna ao oferecer a Wine Experience, que se debruça sobre o vinho português em geral. Numa viagem de norte a sul de Portugal, com passagem pelos arquipélagos da Madeira e dos Açores, aqui é possível saber mais sobre o solo, o clima, as uvas, os processos da produção dos diferentes vinhos até que eles cheguem aos copos. 

PORTO REGION ACROSS THE AGES – o museu da história do Porto  O Porto e seus arredores são um território com milhares de anos de história. Este é um excelente ponto de partida para compreender o patrimônio histórico e cultural da cidade, dos Descobrimentos às Invasões Francesas e até à Guerra Civil, para depois chegar à Revolução Industrial. A viagem na máquina do tempo culmina na prosperidade dos dias de hoje. 

PLANET CORK – o museu da cortiça  Portugal é o maior produtor de cortiça do planeta, sendo responsável por mais de 50% da produção global em 730 hectares de floresta. Aqui, no que deve ser, provavelmente, o único museu dedicado à cortiça, se descortina o seu incrível mundo, desde a ancestral exploração do sobreiro (árvore da qual se extrai a cortiça) até às mais variadas e vanguardistas aplicações: das rolhas do vinho até à indústria aeroespacial. Nenhum material elaborado em laboratório pode replicar as propriedades únicas da cortiça. 

THE BRIDGE COLLECTION – o museu dos copos e taças  Adrian Bridge, CEO do WOW, é proprietário de uma coleção incomparável de copos e taças de vinho. No total são 2000 deles em exposição, cujos exemplares mais antigos remontam a 7000 a.C. É uma das mais abrangentes coleções privadas desse tipo no mundo, abraçando muitos períodos da história. Ela expressa, com enorme beleza, a história e os costumes associados à bebida. Atravessa épocas e civilizações e conta detalhes sobre festas e rituais tanto pagãos quanto religiosos. Cada peça conta uma história e muitas delas foram propriedade de imperadores, papas ou príncipes. The Bridge Collection está organizada cronologicamente. Assim, o visitante começa a visita nas primeiras civilizações e continua a descoberta através da Grécia Antiga, do Império Romano e da Idade do Ouro Islâmica e Veneziana, Europa Medieval e Renascentista. O percurso pela história prossegue cruzando os Descobrimentos, a Era de Napoleão, a Bretanha Georgiana e Vitoriana até chegar aos dias de hoje.

PORTO FASHION & FABRIC MUSEUM – o museu da moda e dos têxteis  Alojada num edifício histórico do século XVIII e que inclui uma capela do arquiteto Nicolau Nasoni, cujos afrescos foram restaurados, esta experiência apresenta-se sob a forma de duas coleções que se complementam. A primeira é sobre a indústria têxtil em Portugal e a importância do setor no desenvolvimento da zona norte do país e na economia nacional. A mostra revela desde o processamento da matéria-prima para obtenção do fio, passando pela tecelagem, acabamentos, confecção da peça e terminando na recriação de uma vitrine. A segunda parte é palco para a moda portuguesa, o calçado nacional e a magistral arte da filigrana, numa síntese do que constitui o DNA da moda em Portugal, desde os anos 80 até hoje. O edifício inclui ainda uma área disponível para exposições temporárias, num total de 300 m².

THE CHOCOLATE STORY – o museu do chocolate  Até derreter na boca e dar conforto à alma, o chocolate faz um longo trajeto. Tudo começa numa árvore numa parte remota do planeta. Segue-se um método iniciado há 5 mil anos, o qual cruzou diferentes civilizações e continentes, saindo das Américas e chegando à Europa. Nesta experiência, o WOW explica o que é o chocolate (muito mais do que um doce!), de onde vem e como é feito. Desde as plantações do cacau até aos processos de fabricação do chocolate, tudo é demonstrado passo a passo, em doze etapas diferentes. Como os vinhos, cada chocolate é um mundo para desvendar, onde também tudo depende do terroir, da variedade, da colheita e do processo de transformação. No final da experiência, a teoria materializa-se na prática e uma verdadeira fábrica de chocolate mostra, em tempo real, os processos da transformação das sementes de cacau em chocolate. A visita não termina sem a oportunidade de degustar a marca Vinte Vinte, criada no WOW há apenas um ano e já tendo recebido diversos prêmios internacionais. Na The Chocolate Story são ainda ministrados workshops e degustações com especialistas.

PINK PALACE EXPERIENCE – o museu dos vinhos Rosé  Este é o mais excêntrico e divertido de todos os espaços do WOW e o último a ter sido inaugurado. Aqui é possível mergulhar na história dos vinhos Rosé, degustando diferentes rótulos da variedade produzidos em Portugal, enquanto se descortinam salas com a história da bebida e cenários ideais para as fotos das redes sociais. Criado para entreter, mas sem descuidar da visão pedagógica, este museu proporciona, em cada sala, uma experiência diferente e única, criando momentos que pedem por cliques fotográficos. Para todos aqueles que querem aprender mais sobre o vinho Rosé, o Pink Palace é envolvente, divertido e memorável.

O acesso à grande praça central e mirante do WOW é livre. Paga-se somente pela entrada nos museus ou pelo consumo nos 12 bares e restaurantes do complexo, ou ainda nas degustações especiais e workshops sobre vinhos ou chocolates. Há pacotes que garantem acesso a dois, três ou cinco museus e são válidos por seis meses. Crianças até três anos não pagam e há opções para famílias, que incluem dois adultos e duas crianças. Preços a partir de 13 euros (valor para crianças de 4 a 12 anos, no pacote para dois museus).

Conheça todos os detalhes do WOW – World of Wine aqui.

Sobre

WOW Porto

World of Wine Porto (ou WOW Porto) é um complexo com sete museus, 12 restaurantes e bares, uma escola de vinho, várias lojas, um espaço para exposições e outro para eventos. vistas de tirar o fôlego e diversão e informação para todas as idades. Localizado na zona histórica da cidade de Vila Nova de Gaia, na margem sul do Rio Douro e de frente para a cidade do Porto, o WOW fez um minucioso trabalho de restauração e requalificação de antigas caves de vinho do Porto para criar um novo quarteirão cultural e turístico sem paralelo em Portugal. Saiba mais em https://wow.pt/pt

Interamerican Network

Fundada em São Paulo em 1984 e com bases na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México, a Interamerican Network  é a agência de comunicação líder na América Latina dedicada exclusivamente a clientes da indústria do turismo. Com soluções estratégicas, criativas e integradas em Relações Públicas, Marketing e Digital para destinos turísticos, hotéis e resorts, parques temáticos, centros de compras, companhias aéreas, aeroportos e produtos turísticos em geral, oferece planejamento e atendimento personalizado para cada cliente. A Interamerican faz parte de alianças globais, sendo o braço da  MMGY Global na América do Sul e da APG Airlines .

Fonte/Foto-reprodução- divulgação: Assessoria de Imprensa - Legenda Museu da Cortiça, no WOW

Nenhum comentário:

Postar um comentário