quinta-feira, 10 de março de 2022

SEL DAY: LIV PARTICIPA DE MOVIMENTO GLOBAL DE EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL COM AÇÕES GRATUITAS

 

Pelo segundo ano consecutivo, o LIV participa do SEL Day (Social Emotional Learning Day), um movimento realizado por comunidades de todo o mundo para celebrar e difundir a importância da aprendizagem socioemocional.

 

Com o tema “Encontrando um lugar comum, buscando o bem comum”, o SEL Day deste ano pretende conversar sobre como as habilidades socioemocionais podem contribuir para um mundo mais empático e justo. E para apoiar essa conversa, o LIV - programa socioemocional que alcança 200 mil alunos pelo Brasil e é referência no país sobre o tema -, oferece um kit gratuito com diversos conteúdos exclusivos sobre educação socioemocional, além de uma programação ao longo de toda a semana para celebrar a data em suas redes sociais.

 

Especialmente no dia 11 de março, comemoração internacional do SEL Day, às 15h, o LIV realizará um webinar gratuito e aberto a todos. Durante o papo, Renata Ishida, psicóloga e gerente pedagógica do LIV, abordará o tema “Na busca do bem comum: Educação socioemocional como um caminho”. As inscrições podem ser feitas aqui. Basta preencher o cadastro para baixar o material do KIT e aproveitar para garantir a sua vaga no evento virtual.

 

Para o LIV, três pilares podem ajudar nesta busca pelo bem comum: “Acolhimento e saúde mental”, abordando que é preciso se conhecer e aprender a lidar com os seus próprios sentimentos; “Um olhar para o outro”, mostrando a importância da escuta ativa, empatia e relacionamento com o outro; e “Educar para a vida”, falando sobre a educação com afeto.

 

Apoiar e debater sobre a educação socioemocional é investir em comunidades mais fortes e ambientes mais saudáveis, nos quais as emoções são levadas a sério e os espaços são seguros para que todos se sintam acolhidos. Com o LIV, esse pilar é desenvolvido nas escolas através de um espaço reservado na grade curricular dos alunos e materiais cuidadosamente elaborados para cada faixa etária, trabalhando habilidades essenciais para a vida. E o LIV não para por aí: contamos também com ferramentas pensadas especificamente para professores e famílias, trabalhando o socioemocional como um todo, além dos muros da escola”, conta Renata Ishida.


E por entender a importância de levar esse desenvolvimento socioemocional para todos, o “SEL Day com o LIV” convida o público para dialogar sobre o assunto, oferecendo conteúdos ao longo de toda a semana nas redes sociais, além de e-books, entrevistas, vídeos e áudios - disponíveis no kit gratuito, que pode ser baixado aqui.

Mais sobre o SEL Day


Sabemos que a aprendizagem socioemocional (SEL) muda vidas. Estudos mostram que o SEL oferece melhorias de longo prazo nas habilidades, comportamento e desempenho acadêmico, reduzindo a ansiedade, a depressão e o abuso de substâncias. As competências SEL também são extremamente importantes para o sucesso de longo prazo na economia atual. 

Pensando nisso, as organizações americanas SEL4US e The Urban Assembly convidam escolas e comunidades de todo o mundo para celebrar a importância da aprendizagem socioemocional (SEL). Em sua terceira edição, o SEL Day de 2022 acontece nesta sexta-feira, 11 de março, e tem como tema “Encontrando um lugar comum, buscando o bem comum”.

 

Sobre o LIV - Laboratório Inteligência de Vida


LIV é o programa que desenvolve o pilar socioemocional nas escolas de todo o Brasil, criando espaços de fala e de escuta para ampliar a compreensão de si, do outro e do mundo. Parte do grupo Eleva Educação, holding que possui a maior rede de escolas de educação básica no Brasil, o LIV engloba todos os anos da educação formal, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Está presente em 500 instituições de ensino em todo o Brasil, alcançando 200 mil alunos. O programa tem como base um conjunto de referências teóricas que reúne grandes especialistas da pedagogia, psicologia e neurociências, bem como outras áreas do meio acadêmico, e permite às escolas que promovam essas habilidades entre seus alunos de maneira intencional, em atividades com estruturas, feitas de acordo com a faixa etária de cada turma.


Fonte: Assessoria de Imprensa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário