terça-feira, 19 de abril de 2022

15° PRÊMIO DESIGN JOVENS TALENTOS 2022 ABRE INSCRIÇÕES PARA ESTUDANTES E PROFISSIONAIS RECÉM FORMADOS

 

Já estão abertas as inscrições para a 15ª edição do Prêmio Design Jovens Talentos 2022 – pioneiro concurso mobiliário com foco em estudantes e recém formados. A consagração do prêmio é a exposição realizada com os projetos vencedores na Unibes Cultural, em novembro, aberta ao público e gratuita. 

Até o dia 03 de julho, poderão se inscrever alunos dos cursos superiores e profissionais, de todo Brasil, que tenham se formado de 2017 a 2021 em Arquitetura e Urbanismo, Design de Produto, Design de Interiores e Tecnologia Moveleira. “Dar oportunidade para recém formados é um grande diferencial do prêmio, inclusive este ano aumentamos de dois para cinco anos de formados. É um público em ascensão, cheio de energia e boas ideias”, reforça Bruno Assami, diretor da Unibes Cultural.

Vale lembrar que para se inscrever é necessário que a instituição de ensino esteja devidamente cadastrada. Na categoria estudante é obrigatório indicar um professor orientador. Já na categoria profissionais recém-formados só é necessário estar vinculado a uma universidade. Quem fizer a inscrição e enviar as pranchas do projeto até 01 de maio receberá apoio, feedback e direcionamento, realizados pelo curador do concurso, Auresnede Pires Stephan, mais conhecido como professor Eddy. Mas, não é uma fase eliminatória nem obrigatória e ainda assim será possível registrar o projeto até 03 de julho.

O objetivo do concurso é contribuir com a formação dos jovens designers brasileiros, ao aproximá-los do mercado de trabalho e ao incentivar a habilidade individual para o desenvolvimento de produtos adequados à realidade social, cultural e tecnológica. “Por isso o constante incentivo para que o tema seja integrado na grade de uma disciplina da instituição”, explica Ana Carolina Magalhães, coordenadora do concurso. 

Por falar em tema, este ano é “bem -estar” e os participantes deverão criar um móvel e a embalagem com base nele. O design voltado ao bem-estar se tornou prioridade para quem passa mais tempo em casa. Conforto, funcionalidade, saúde e estética agradável ganharam força nos últimos tempos e vão muito além do relaxamento ou de um “luxo”. O foco envolve a integração entre os ambientes externos e internos, iluminação, novas matérias-primas, qualidade de vida, economia circular, adaptação, saúde, segurança e ambientes prontos para acolher os moradores depois de um dia atarefado.

Em 2021 universidades de quase todos os estados brasileiros participaram: Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. Ganharam em primeiro lugar Atamar Lorrani de Oliveira, de Minas Gerais, com o banco Palafita, na categoria estudante, e Gustavo Rinaldo G. Netto, de São Paulo, com a poltrona João de Barro, entre os profissionais. No total, foram 723 participantes (543 estudantes e 180 recém-formados) de 132 universidades.

Além de motivar e revelar talentos, o concurso é uma real oportunidade de execução e lançamento dos projetos. É uma vitrine exposta para grandes players do mercado. Foi o que aconteceu com o então estudante Cicero Felix de Oliveira Junior, da Universidade Estadual Paulista, que alguns anos após ganhar o concurso em 2014 teve o projeto do banquinho OVNI selecionado para fazer parte da coleção de Design Assinado da Tok & Stok.

Após uma bancada de jurados referência no etor analisarem todos os projetos, o anúncio dos vencedores do Prêmio Design Jovens Talentos 2022 – realizado pela Unibes Cultural – será realizado em evento de premiação, em novembro.       

Prêmio Design Jovens Talentos  -  O Prêmio Design Jovens Talentos, na 15ª edição, contribui com a formação dos jovens designers brasileiros, aproxima-os do mercado de trabalho e promove a habilidade individual para o desenvolvimento de produtos adequados à realidade social, cultural e tecnológica brasileira. Para isso, a proposta é uma parceria atuante com as universidades, para que insiram o tema anual do concurso na disciplina de projeto de produto dos cursos de Design de Produto, Design de Interiores, Arquitetura e Urbanismo e Tecnologia Moveleira de nível superior. O resultado é conferido em uma expressiva exposição dos projetos vencedores. Desde o ano passado o prêmio é organizado pela UNIBES Cultural e premia em duas categorias: estudantes e jovens profissionais. 

Sobre Unibes Cultural -   Em funcionamento desde 2015 na Rua Oscar Freire, em São Paulo, a Unibes Cultural tem o papel de hub da cultura, do empreendedorismo criativo e das causas sociais ao convergir, conectar e distribuir cultura e diferentes conhecimentos. Com uma programação variada, que inclui shows, exposições, palestras, atividades para o público infantil e peças de teatro, o centro cultural da Unibes assume a vocação não só de formadora de público, mas também de agente transformador do cenário cultural. A curadoria do espaço propõe encontros, debates e reflexões para todos que querem ajudar a preparar a cidade para o futuro.

Informações complementares e regulamento:  www.premiodesign.com.br

Instagram: @premiodesignjovenstalentos

Fonte/Foto-Reprodução-divulgação: Assessoria de Imprensa - Legenda - 1º lugar - Gustavo Rinaldi G. Netto (categoria recém formado) do Centro Universitário Barão de Mauá - Poltrona João de Barro - arquivo Prêmio Design Jovens Talentos - 2021 - VGCOM 

Nenhum comentário:

Postar um comentário