LUIZ OSCAR NIEMEYER APRESENTA O LIVRO "MEMÓRIAS DO ROCK"

 

Poucos profissionais no Brasil tiveram a oportunidade de acompanhar tão de perto a história da música no país, incluindo diferentes ritmos e artistas. Luiz Oscar Niemeyer é um deles. Seu primeiro contato com grandes artistas brasileiros foi ainda criança, com cerca de 8 anos de idade. Sua tia era professora de canto, Lilia Nunes, e dava aulas para ninguém menos que Nara Leão e Taiguara. E ele acompanhava de casa essas aulas.... admirando.

Essas e outras histórias estão no livro Memórias do Rock (ed. Francisco Alves), escrito pelo produtor Luiz Oscar Niemeyer com colaboração de Antônio Carlos Miguel. Responsável por grandes shows no país, como os Rolling Stones na praia de Copacabana e as turnês de Paul McCartney, Niemeyer conta sua trajetória, desafios e casos de bastidores.

Pouca gente sabe, mas os pedidos desafiadores das estrelas da música para seus shows chegaram ao Brasil junto com o Rock in Rio, em 1985. Rod Steward foi o mais difícil, com a exigência de 200 toalhas para sua apresentação. O pedido virou folclore. Como não existia esse número disponível, Amin Khader, então responsável pelos camarins, passou por todos os hotéis da Barra recolhendo as toalhas que encontrava. Durante o show, Stewart usava 2 a 3 toalhas a cada música para se enxugar, assim como sua banda. Hoje, pedir toalhas em quantidade já nem assusta mais...

Ainda sobre bastidores... os Beatles quase vieram ao Brasil.... Em 1993, o produtor Luiz Oscar Niemeyer recebeu um telefonema de Barrie Marshall, que cuidava da carreira dos músicos ingleses, perguntando o que ele achava de fazer um show dos Beatles no país. Eufórico, Niemeyer só falou “como assim???”. “É simples, vamos reunir Paul, George e Ringo, para fazer o réveillon na Praia de Copacabana, e, de repente, ainda trazemos Eric Clapton para completar”, completou Marshall.

 

O projeto acabou não acontecendo. Anos mais tarde, a atuação de Luiz Oscar foi fundamental para trazer Paul McCartney algumas vezes ao Brasil, passando não só por Rio de Janeiro e São Paulo, mas também por cidades do Sul, Nordeste e Centro Oeste. Em 2017, ele chegou ao marco de 1,5 milhão de ingressos no país. Em 2019, voltou para shows em São Paulo e Curitiba.

 

Em 2022, Luiz Oscar tem um novo desafio: o Festival MITA, que acontece no Rio de Janeiro e em São Paulo. Com line up bem diverso, traz nomes como Gorillaz, Gilberto Gil, Rüfüs du Sol, Marcelo D2, The Doors, Jão, Marina Sena, Marcos Valle e The Kooks, entre outros. O MITA - Music is the Answer vai reforçar o impacto da música além do entretenimento, realizando importantes ações de responsabilidade social e ambiental durante o evento.


Serviço 


Memórias do Rock


Luiz Oscar Niemeyer, com colaboração de Antônio Carlos Miguel


Editora Francisco Alves


Fonte: Assessoria de Imprensa 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem