quarta-feira, 27 de abril de 2022

RIO2C ABRE SEGUNDO DIA COM JOHN PLUNKETT E PORTA DOS FUNDOS

 

O Rio2C 2022 inaugurou o segundo dia com duas grandes palestras no Global Stage, principal palco do evento, que comporta até 1250 espectadores. John Plunkett, cofundador da Wired Magazine, a mais influente e visionária publicação de tecnologia e inovação do mundo, falou sobre a sua trajetória profissional e sua experiência na revista, que além de promover uma nova compreensão de como a tecnologia da internet mudaria o fluxo de informações, previu como a revolução digital transformaria radicalmente o modo de viver de todo o mundo.

Logo depois, subiram ao palco alguns integrantes do Porta dos Fundos. Irreverentes, disruptivos e audaciosos, eles são um fenômeno do entretenimento multiplataforma, que celebra uma década em 2022. Do início despretensioso ao sucesso refletido na média de 120 milhões de visualizações por mês, nos 17,2 milhões de inscritos no YouTube e no Emmy Internacional de Comédia conquistado em 2019, o Porta dos Fundos ocupou o palco com Antonio Tabet, Christian Rôças, mais conhecido como Crocas, Gregório Duvivier e Ian SBF e relembraram os pontos altos da trajetória, piadas e polêmicas, além das novidades sobre a expansão internacional, novos formatos e talentos.

Na parte da tarde, os dez palcos do maior encontro de criatividade da América Latina irão abordar temas variados e transversais como inclusão financeira, proteção de dados, eSports, a função do showrunner, true crime, inovação na educação, saúde com sustentabilidade, a relação entre marcas e artistas, felicidade no trabalho, entre outros (veja a grade completa em https://www.rio2c.com/programacao/).

A edição deste ano é apresentada pela Petrobras e tem patrocínio do Banco do BrasilMinistério do Turismo,Governo do Estado do Rio de JaneiroSecretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à CulturaPrefeitura da Cidade do Rio de JaneiroSecretaria Municipal de CulturaRiotur e Cidade das Artes.

Veja abaixo alguns destaques de cada palco:

Global Stage

15h45 - 17h00

ANTES DO BRASIL DA COROA, EXISTE O BRASIL DO COCAR

Uma conversa entre o artista Alok e a líder indígena Celia Xakriabá sobre a urgência em compreender o passado, as tradições e a sabedoria dos povos originários e sobre a sua jornada musical e espiritual em busca de um Futuro Ancestral. Juntos, eles vão compartilhar experiências, perspectivas e ideias sobre o passado, presente e futuro. Falar da necessidade de resignificar a história do Brasil, da importância em corrigir erros históricos e possibilitar que as novas gerações se orgulhem e valorizem a sabedoria dos povos indígenas.

Alok, artista

Célia Xakriabá, liderança indígena

Participação especial: Owerá

Moderação: Marcos Nisti, Co-founder, Maria Farinha Filmes

Storyvillage

15h30 – 16h30

FANTASIA, FICÇÃO E FATOS REAIS: NARRATIVAS LOCAIS, ALCANCE GLOBAL

A entrada do streaming no Brasil trouxe uma oportunidade única de levar obras originais e locais para o mercado global. Neste painel, executiva da Netflix Brasil, criadores e produtora vão discutir as nuances, insights, aprendizados e expectativas envolvidas na produção de projetos de fantasia, ficção e fatos reais, e sobre como transformar histórias originais e locais em mainstream.

Ana Luiza Azevêdo, Diretora, Casa de Cinema de Porto Alegre

Elisabetta Zenatti, Vice-President Content, Netflix Brasil

Luis Lomenha, Shrowrunner, roteirista e diretor

Rodrigo Sant'Anna, ator, diretor, roteirista e showrunner

17h00 – 18h00

DEU MATCH: MÚSICA, MARCAS E ARTISTAS

A relação entre música e marcas não é de hoje, mas certamente se acelerou nos últimos tempos com o avanço dos streamings, das redes sociais e suas novas relações entre artistas, fãs, consumidores e marcas. Os motivos para investir na música são muitos: autenticidade, conexão significativa com os consumidores, o poder de influência do artista musical x influenciadores digitais. Por isso, não param de surgir novas formas de interação entre o mercado publicitário e o ecossistema da música. Executivas da TIM e da Mastercard, conversam com Luísa Sonza, uma das artistas de maior popularidade no cenário da música atual, sobre como a jornada do artista e seu fã geram resultados surpreendentes e assertivos às marcas e a busca destas por verdade e identificação.

Luísa Sonza, cantora e compositora

Ana Paula Castello Branco, CMO, TIM

Sarah Buchwitz, CMO, MasterCard

Moderação: Paula Lima, cantora e compositora

Biodom

14:30 às 15:30 

INCLUSÃO FINANCEIRA 

No Brasil, apesar de esforços recentes para a desburocratização do acesso aos serviços financeiros e da propagação das contas digitais, ainda vivemos um cenário de vulnerabilidade financeira quando o assunto é inclusão. Trazemos para esta conversa, gestores de iniciativas voltadas para este movimento, que é um dos pilares para o crescimento do país e para a vida das pessoas.  

Aqui, serão compartilhadas histórias inspiradoras, e discutidos os desafios e oportunidades que nascem desse processo de inclusão.  

Sérgio All, Fundador e CEO, Conta Black 

Luciana Bastos, Diretora de Desenvolvimento de Produtos – Vida, Icatu Seguros

Moderação: Hugo Bethlem, Chief Purpose Officer, Bravo GRC e Chairman, Instituto Capitalismo Consciente Brasil 

Casa das Marcas

15h45 às 16h30  

TE DOU UM DADO? 

Em setembro de 2020, acompanhando uma tendência global, entrou em vigor no Brasil a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que trata da utilização e da proteção dos dados pessoais no país. Sua criação estimulou mudanças em diversos domínios, desde as novas regras para uso dos cookies a modelos de monetização por meio de vendas de dados. 

Ao mesmo tempo em que pode impulsionar a criatividade e gerar insumos para construção de narrativas diferenciadas, os dados podem limitar o processo de desenvolvimento, estabelecendo barreiras temáticas e uniformizando a produção de conteúdo.  

Neste painel, profissionais com perspectivas múltiplas dialogam sobre a sua relação com os dados e as possibilidades derivadas de sua análise.  

André Vellozo, Fundador & CEO, Drumwave  

Alexandre Cadena, Head of Sales, Mercado Rio de Janeiro, Loga

Moderação: Stella Lopes, Head of Media and Data, Ambev  

CyberStage

14h30 às 15h30 

E-SPORTS: A NOVA PAIXÃO NACIONAL 

Os eSports, esportes eletrônicos, são a arena central de uma revolução digital que reúne o universo da tecnologia ao mundo esportivo. São jogadores profissionais de todas as idades e grupos sociais, conectados globalmente, que se organizam em ligas e campeonatos cujas audiências chegam à casa dos milhões.  

Este é o cenário que dá start a uma conversa entre jogadores e executivos sobre o futuro e as promessas dessa nova paixão nacional. 

Leandro Valentim, Founder & CEO, Player1GG

Nicolle Merhy (cherrygumms), CEO, Black Dragons 

Roberta Coelho, CEO, MiBR

Moderação: Carlos Estigarribia, Director, Business Development, wappier

Screening Room

14h30 - 15h30

SHOWRUNNER OU HEAD WRITER: QUE POSIÇÃO É ESSA, AFINAL?

No Brasil, a definição de showrunner não está consolidada, e difere não somente de player para player, mas também de produção para produção. Essa falta de clareza muitas vezes causa confusão e frustração para as várias partes envolvidas. Este painel pretende lançar luz sobre a situação atual, desafios e oportunidades de showrunners, roteiristas e produtores no mercado brasileiro de séries.

Haná Vaisman, Diretora de Conteúdo para Séries Roteirizadas, Netflix Brasil

Felipe Braga, roteirista e showrunner, Los Bragas

Ludmila Naves, roteirista

Leandro Soares, roteirista

Moderação: Bartira Bejarano, roteirista, pesquisadora e coordenadora de desenvolvimento, Paranoid BR

11h30 às 12h30 - FutureU

INOVAÇÃO PARA EDUCAÇÃO

Os impactos da tecnologia nos ambientes educacionais, bem como a sua influência na capacitação profissional ganham cada vez mais força. Diante desta perspectiva, nota-se que as instituições de ensino exercem um papel fundamental neste processo, de forma a incorporar tais mudanças. Neste painel, pessoas que vivenciam a estruturação do novo cenário de transformação digital na educação debatem o assunto.

Adalberto Silvestre, Fundador, Darwin Business Consulting I Professor, FGV e Tera

Daniel Pedrino, Presidente da Descomplica Faculdade Digital. 

Fernanda Rates, Gerente de Desenvolvimento de Negócios, Fundação Dom Cabral

Moderação: Bruno França, Socio- Fundador, NeoVentures Academy

16h às 17h - NewFrontier

INOVAÇÕES NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS: A BUSCA POR SAÚDE E SUSTENTABILIDADE

Líderes de duas das maiores empresas do setor alimentício no Brasil e no Mundo dividem o palco com dois empreendedores para falar sobre as ações e tecnologias emergentes na indústria alimentícia, alinhadas aos objetivos de desenvolvimento sustentável estabelecidos pela ONU e a busca por produtos mais saudáveis no prato dos brasileiros.

Camille Lau, Marketing Director e CMO, Seara

Fabio Zukerman, Fundador e Presidente, Grupo Planta

Marcelo Szpilman, Fundador e Diretor-presidente, Sustineri Piscis

Moderação: Sergio Pinto, Diretor Inovação, BRF

BrainSpace

17h30 às 18h30

CIÊNCIA, ARTE E CRIATIVIDADE

Cientistas e artistas usam inspiração e criatividade para levantar o véu dos segredos da realidade e, nessa busca interminável, se cruzam e se completam como leituras e narrativas de nossa existência. "Há um Mozart, há um Beethoven, há um Einstein, há um Boltzmann. Portanto nós somos criativos. Há pessoas que descobriram algo de novo que com certeza não ocorreu apenas por mera reunião de atos singulares [Popper, 1991. p.51]. É um ponto comum entre a ciência e a arte tentar ver para além do que se nos apresenta pelos sentidos. Usando a imaginação e a criatividade, tanto artistas como cientistas buscam através dos respectivos meios, muito diversos, perceber não só que é, mas também prosseguir para o que imaginaram. [...] ambas, ciência e arte, despertam o que apelida de 'craving to comprehend', com as suas contínuas revelações e interpelações." A relação entre ciência e arte testemunha a reconciliação necessária ao nosso tempo, a fim de que ambas possam partilhar e contribuir com elementos essenciais ao desenvolvimento das sociedades.

João Cândido Portinari, Coordenador Geral, Projeto Portinari

Julie Wein, Neurocientista/ Pianista

Malu Fragoso, Artista / Pesquisadora, Nano - Núcleo de Arte e Novos Organismos

PitchingShow

A seleção dos artistas do PitchingShowfoi realizada por uma banca comandada pelo produtor e compositor Zé Ricardo, curador de música do Rio2C, mediante inscrição gratuita no site do evento. Os pocket shows, com duração de 30 minutos cada, são realizados em um palco aparelhado com equipamentos de som e luz de alta qualidade, dentro de uma sala privada. Hoje se apresentam Bivolt, Liege, Juliana Linhares, Renegado e Ana Lu.   

A edição deste ano é apresentada pela Petrobras e tem patrocínio do Banco do BrasilMinistério do TurismoGoverno do Estado do Rio de JaneiroSecretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à CulturaPrefeitura da Cidade do Rio de JaneiroSecretaria Municipal de CulturaRiotur e Cidade das Artes.

Acompanhe o Rio2C:

Instagram: @rio2c

Facebook: www.facebook.com/rio2c

Twitter: @rio2c_

Site: www.rio2c.com

Fonte/fotos: Assessoria de Imprensa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário