O Rio2C 2022 inaugurou o segundo dia com duas grandes palestras no Global Stage, principal palco do evento, que comporta até 1250 espectadores. John Plunkett, cofundador da Wired Magazine, a mais influente e visionária publicação de tecnologia e inovação do mundo, falou sobre a sua trajetória profissional e sua experiência na revista, que além de promover uma nova compreensão de como a tecnologia da internet mudaria o fluxo de informações, previu como a revolução digital transformaria radicalmente o modo de viver de todo o mundo.
Logo depois, subiram ao palco alguns integrantes do Porta dos Fundos. Irreverentes, disruptivos e audaciosos, eles são um fenômeno do entretenimento multiplataforma, que celebra uma década em 2022. Do início despretensioso ao sucesso refletido na média de 120 milhões de visualizações por mês, nos 17,2 milhões de inscritos no YouTube e no Emmy Internacional de Comédia conquistado em 2019, o Porta dos Fundos ocupou o palco com Antonio Tabet, Christian Rôças, mais conhecido como Crocas, Gregório Duvivier e Ian SBF e relembraram os pontos altos da trajetória, piadas e polêmicas, além das novidades sobre a expansão internacional, novos formatos e talentos.
Na parte da tarde, os dez palcos do maior encontro de criatividade da América Latina irão abordar temas variados e transversais como inclusão financeira, proteção de dados, eSports, a função do showrunner, true crime, inovação na educação, saúde com sustentabilidade, a relação entre marcas e artistas, felicidade no trabalho, entre outros (veja a grade completa em https://www.rio2c.com/
A edição deste ano é apresentada pela Petrobras e tem patrocínio do Banco do Brasil, Ministério do Turismo,Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Riotur e Cidade das Artes.
Veja abaixo alguns destaques de cada palco:
Global Stage
15h45 - 17h00
ANTES DO BRASIL DA COROA, EXISTE O BRASIL DO COCAR
Uma conversa entre o artista Alok e a líder indígena Celia Xakriabá sobre a urgência em compreender o passado, as tradições e a sabedoria dos povos originários e sobre a sua jornada musical e espiritual em busca de um Futuro Ancestral. Juntos, eles vão compartilhar experiências, perspectivas e ideias sobre o passado, presente e futuro. Falar da necessidade de resignificar a história do Brasil, da importância em corrigir erros históricos e possibilitar que as novas gerações se orgulhem e valorizem a sabedoria dos povos indígenas.
Alok, artista
Célia Xakriabá, liderança indígena
Participação especial: Owerá
Moderação: Marcos Nisti, Co-founder, Maria Farinha Filmes
Storyvillage
15h30 – 16h30
FANTASIA, FICÇÃO E FATOS REAIS: NARRATIVAS LOCAIS, ALCANCE GLOBAL
A entrada do streaming no Brasil trouxe uma oportunidade única de levar obras originais e locais para o mercado global. Neste painel, executiva da Netflix Brasil, criadores e produtora vão discutir as nuances, insights, aprendizados e expectativas envolvidas na produção de projetos de fantasia, ficção e fatos reais, e sobre como transformar histórias originais e locais em mainstream.
Ana Luiza Azevêdo, Diretora, Casa de Cinema de Porto Alegre
Elisabetta Zenatti, Vice-President Content, Netflix Brasil
Luis Lomenha, Shrowrunner, roteirista e diretor
Rodrigo Sant'Anna, ator, diretor, roteirista e showrunner
17h00 – 18h00
DEU MATCH: MÚSICA, MARCAS E ARTISTAS
A relação entre música e marcas não é de hoje, mas certamente se acelerou nos últimos tempos com o avanço dos streamings, das redes sociais e suas novas relações entre artistas, fãs, consumidores e marcas. Os motivos para investir na música são muitos: autenticidade, conexão significativa com os consumidores, o poder de influência do artista musical x influenciadores digitais. Por isso, não param de surgir novas formas de interação entre o mercado publicitário e o ecossistema da música. Executivas da TIM e da Mastercard, conversam com Luísa Sonza, uma das artistas de maior popularidade no cenário da música atual, sobre como a jornada do artista e seu fã geram resultados surpreendentes e assertivos às marcas e a busca destas por verdade e identificação.
Luísa Sonza, cantora e compositora
Ana Paula Castello Branco, CMO, TIM
Sarah Buchwitz, CMO, MasterCard
Moderação: Paula Lima, cantora e compositora
Biodom
14:30 às 15:30
INCLUSÃO FINANCEIRA
No Brasil, apesar de esforços recentes para a desburocratização do acesso aos serviços financeiros e da propagação das contas digitais, ainda vivemos um cenário de vulnerabilidade financeira quando o assunto é inclusão. Trazemos para esta conversa, gestores de iniciativas voltadas para este movimento, que é um dos pilares para o crescimento do país e para a vida das pessoas.
Aqui, serão compartilhadas histórias inspiradoras, e discutidos os desafios e oportunidades que nascem desse processo de inclusão.
Sérgio All, Fundador e CEO, Conta Black
Luciana Bastos, Diretora de Desenvolvimento de Produtos – Vida, Icatu Seguros
Moderação: Hugo Bethlem, Chief Purpose Officer, Bravo GRC e Chairman, Instituto Capitalismo Consciente Brasil
Casa das Marcas
15h45 às 16h30
TE DOU UM DADO?
Em setembro de 2020, acompanhando uma tendência global, entrou em vigor no Brasil a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que trata da utilização e da proteção dos dados pessoais no país. Sua criação estimulou mudanças em diversos domínios, desde as novas regras para uso dos cookies a modelos de monetização por meio de vendas de dados.
Ao mesmo tempo em que pode impulsionar a criatividade e gerar insumos para construção de narrativas diferenciadas, os dados podem limitar o processo de desenvolvimento, estabelecendo barreiras temáticas e uniformizando a produção de conteúdo.
Neste painel, profissionais com perspectivas múltiplas dialogam sobre a sua relação com os dados e as possibilidades derivadas de sua análise.
André Vellozo, Fundador & CEO, Drumwave
Alexandre Cadena, Head of Sales, Mercado Rio de Janeiro, Loga
Moderação: Stella Lopes, Head of Media and Data, Ambev
CyberStage
14h30 às 15h30
E-SPORTS: A NOVA PAIXÃO NACIONAL
Os eSports, esportes eletrônicos, são a arena central de uma revolução digital que reúne o universo da tecnologia ao mundo esportivo. São jogadores profissionais de todas as idades e grupos sociais, conectados globalmente, que se organizam em ligas e campeonatos cujas audiências chegam à casa dos milhões.
Este é o cenário que dá start a uma conversa entre jogadores e executivos sobre o futuro e as promessas dessa nova paixão nacional.
Leandro Valentim, Founder & CEO, Player1GG
Nicolle Merhy (cherrygumms), CEO, Black Dragons
Roberta Coelho, CEO, MiBR
Moderação: Carlos Estigarribia, Director, Business Development, wappier
Screening Room
14h30 - 15h30
SHOWRUNNER OU HEAD WRITER: QUE POSIÇÃO É ESSA, AFINAL?
No Brasil, a definição de showrunner não está consolidada, e difere não somente de player para player, mas também de produção para produção. Essa falta de clareza muitas vezes causa confusão e frustração para as várias partes envolvidas. Este painel pretende lançar luz sobre a situação atual, desafios e oportunidades de showrunners, roteiristas e produtores no mercado brasileiro de séries.
Haná Vaisman, Diretora de Conteúdo para Séries Roteirizadas, Netflix Brasil
Felipe Braga, roteirista e showrunner, Los Bragas
Ludmila Naves, roteirista
Leandro Soares, roteirista
Moderação: Bartira Bejarano, roteirista, pesquisadora e coordenadora de desenvolvimento, Paranoid BR
11h30 às 12h30 - FutureU
INOVAÇÃO PARA EDUCAÇÃO
Os impactos da tecnologia nos ambientes educacionais, bem como a sua influência na capacitação profissional ganham cada vez mais força. Diante desta perspectiva, nota-se que as instituições de ensino exercem um papel fundamental neste processo, de forma a incorporar tais mudanças. Neste painel, pessoas que vivenciam a estruturação do novo cenário de transformação digital na educação debatem o assunto.
Adalberto Silvestre, Fundador, Darwin Business Consulting I Professor, FGV e Tera
Daniel Pedrino, Presidente da Descomplica Faculdade Digital.
Fernanda Rates, Gerente de Desenvolvimento de Negócios, Fundação Dom Cabral
Moderação: Bruno França, Socio- Fundador, NeoVentures Academy
16h às 17h - NewFrontier
INOVAÇÕES NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS: A BUSCA POR SAÚDE E SUSTENTABILIDADE
Líderes de duas das maiores empresas do setor alimentício no Brasil e no Mundo dividem o palco com dois empreendedores para falar sobre as ações e tecnologias emergentes na indústria alimentícia, alinhadas aos objetivos de desenvolvimento sustentável estabelecidos pela ONU e a busca por produtos mais saudáveis no prato dos brasileiros.
Camille Lau, Marketing Director e CMO, Seara
Fabio Zukerman, Fundador e Presidente, Grupo Planta
Marcelo Szpilman, Fundador e Diretor-presidente, Sustineri Piscis
Moderação: Sergio Pinto, Diretor Inovação, BRF
BrainSpace
17h30 às 18h30
CIÊNCIA, ARTE E CRIATIVIDADE
Cientistas e artistas usam inspiração e criatividade para levantar o véu dos segredos da realidade e, nessa busca interminável, se cruzam e se completam como leituras e narrativas de nossa existência. "Há um Mozart, há um Beethoven, há um Einstein, há um Boltzmann. Portanto nós somos criativos. Há pessoas que descobriram algo de novo que com certeza não ocorreu apenas por mera reunião de atos singulares [Popper, 1991. p.51]. É um ponto comum entre a ciência e a arte tentar ver para além do que se nos apresenta pelos sentidos. Usando a imaginação e a criatividade, tanto artistas como cientistas buscam através dos respectivos meios, muito diversos, perceber não só que é, mas também prosseguir para o que imaginaram. [...] ambas, ciência e arte, despertam o que apelida de 'craving to comprehend', com as suas contínuas revelações e interpelações." A relação entre ciência e arte testemunha a reconciliação necessária ao nosso tempo, a fim de que ambas possam partilhar e contribuir com elementos essenciais ao desenvolvimento das sociedades.
João Cândido Portinari, Coordenador Geral, Projeto Portinari
Julie Wein, Neurocientista/ Pianista
Malu Fragoso, Artista / Pesquisadora, Nano - Núcleo de Arte e Novos Organismos
PitchingShow
A seleção dos artistas do PitchingShowfoi realizada por uma banca comandada pelo produtor e compositor Zé Ricardo, curador de música do Rio2C, mediante inscrição gratuita no site do evento. Os pocket shows, com duração de 30 minutos cada, são realizados em um palco aparelhado com equipamentos de som e luz de alta qualidade, dentro de uma sala privada. Hoje se apresentam Bivolt, Liege, Juliana Linhares, Renegado e Ana Lu.
A edição deste ano é apresentada pela Petrobras e tem patrocínio do Banco do Brasil, Ministério do Turismo, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Riotur e Cidade das Artes.
Acompanhe o Rio2C:
Instagram: @rio2c
Facebook: www.facebook.com/rio2c
Twitter: @rio2c_
Site: www.rio2c.com
Fonte/fotos: Assessoria de Imprensa
Postar um comentário