TNI - TEATRO NOVA IGUAÇU É LANÇADO NA BAIXADA FLUMINENSE

 

No próximo dia 16 de abril, sábado, o município de Nova Iguaçu receberá a inauguração do TNI - Teatro Nova Iguaçu. Com mais de 2.000m², o teatro será o maior e o mais importante equipamento cultural privado da região da Baixada Fluminense.  


O teatro conta com 700 lugares e uma cafeteria literária e dois andares de estacionamento. A programação do teatro contemplará shows e espetáculos teatrais voltados para toda a família. Nomes como Diogo Almeida, Thiago Ventura, Paulinho Serra e Emerson Ceará apresentarão seus espetáculos de stand up comedy ao longo do primeiro semestre. Já nas artes cênicas, o teatro receberá o musical  Rua Azuza. Para as crianças, o Mundo Bita também estará em cartaz neste primeiro semestre. A idealização e iniciativa do TNI - Teatro Nova Iguaçu é do gestor e produtor cultural, Rômulo Sales.


A proposta da criação de um teatro desse porte na Baixada Fluminense não é só o sonho do produtor teatral, Rômulo Sales, mas de milhares de cidadãos que amam a Baixada Fluminense e querem vê-la cada vez mais forte. E essa força será sentida com a retomada do público ao teatro e da consolidação de novas audiências nas salas de espetáculos. Se Nova Iguaçu não podia ir ao teatro, agora o teatro veio a Nova Iguaçu. É tempo de aproveitar e defender esse novo patrimônio cultural da cidade.


Nascido e criado na cidade de Nova Iguaçu, venho acumulando experiências profissionais no campo da arte e da cultura ao longo dos últimos 20 anos de trabalho, ora no terceiro setor, ora na administração pública municipal e estadual, ora na iniciativa privada como diretor de produção e importantes salas teatrais e imponentes espetáculos musicais da Broadway Brasil afora, sigo como em um ato de resistência residindo na cidade cujo a oferta de oportunidades culturais seguem com tantas ausências e limitações durante décadas. Da minha infância até a juventude precisei desbravar muitos quilômetros para experimentar formação cultural por meio dos cursos e oficinas teatrais e repertório artístico e assim segui nutrindo o desejo de ressignificar a relação da arte e da cultura com as próximas gerações da Baixada Fluminense. Imaginar as pessoas podendo sentar-se numa sala de espetáculos potente em Nova Iguaçu e entendendo ali que, não só é possível, como permitido sonhar, não teria preço Por isso, o Teatro Nova Iguaçu é a materialização desse projeto de vida. Como cidadão e como profissional, sonhei em oportunizar a este território um pouco do que ele não teve para me oferecer e estamos empreendendo um teatro que não perderá em nada para nenhum equipamento cultural da capital do Rio de Janeiro. Isso significa, na prática, que a partir de sua inauguração, o Teatro Nova Iguaçu possibilita que a Baixada Fluminense possa ser inserida no circuito cultural do estado do Rio de Janeiro. Se antes o problema era a ausência de espaços capazes de abarcar grandes produções teatrais, musicais e afins, agora essa lacuna será preenchida. Quem não vier para Nova Iguaçu a partir de abril, não virá porque não quer. Teremos um teatro lindo, com tudo novo, capaz de acolher com conforto centenas de pessoas e uma programação plural e potente, que mistura o erudito com o popular, o mainstream com o alternativo e mostra para todo mundo que a Baixada Fluminense não é só extremamente populosa, mas gigantesca culturalmente. Martin Luther King  nos inspirou a “ter um sonho“ e, parafraseando parte do texto do seu pensamento, digo-lhes: Hoje, meus amigos, embora nos defrontamos com as dificuldades de hoje e de amanhã, eu ainda tenho um sonho.E um sonho profundamente enraizado na Baixada Fluminense” - Rômulo Sales


Serviço: TNI - Teatro Nova Iguaçu


Inauguração: dia 16 de abril, sábado, às 19h.


Inauguração apenas para convidados. 


Endereço: Rua Coronel Bernardino de Melo, 1081. Caonze. Centro de Nova Iguaçu. Rio de Janeiro.


Instagram: https://www.instagram.com/teatronovaiguacu/


Facebook: https://www.facebook.com/teatronovaiguacu


Tel: 21 99697-5013


Fonte/Foto-Reprodução-divulgação: Assessoria de Imprensa


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem