quinta-feira, 5 de maio de 2022

ABL PROMOVE NOVO CICLO DE CONFERÊNCIAS QUE ABORDAM O BRASIL DE HOJE

 


A Academia Brasileira de Letras irá promover o 2º Ciclo de Conferências do ano. Com coordenação da Acadêmica e escritora Ana Maria Machado, o ciclo “Pensar o Brasil hoje: sínteses e confluências” terá, no total, três palestras gratuitas, sempre às quintas-feiras do mês de maio, às 17h30, no Teatro Raimundo Magalhães. O espaço possui capacidade de 288 pessoas e está sujeito à lotação. A comprovação da carteira de vacinação contra a Covid é obrigatória. Para se inscrever, é necessário acessar um link que será disponibilizado no site da ABL semanalmente. A inscrição garante a vaga para a palestra correspondente ao link e não a todas as conferências que compõem o ciclo. Para os interessados que não puderem comparecer, também é possível acompanhar a transmissão ao vivo pelo Portal da ABL ou pelo YouTube, neste link.

 

A primeira palestra que irá compor o ciclo, “Na moral, e um tanto pela ética, é que o Brasil vai”, será ministrada, essa quinta-feira, dia 5 de maio, pelo antropólogo Mércio Gomes. No dia 12, a ficção brasileira contemporânea será o tema da conferência comandada pelo escritor gaúcho Paulo Scott. Encerrando o ciclo, no dia 19, o escritor e colunista da Folha de São Paulo, Sérgio Rodrigues, ministrará a palestra “Em busca da língua brasileira”.

 

“Ao reabrirmos agora nossos trabalhos, e logo em seguida à celebração do centenário da Semana de Arte Moderna, retomamos a conversa interrompida. O tema continua mais atual do que nunca, num país em que é cada vez mais presente o debate identitário e mais consciente do reconhecimento das tantas ancestralidades que nos formam. É nesse contexto que as próximas conferências irão focalizar a seiva cultural que nos corre nas veias (com o antropólogo Mércio Gomes), a ficção contemporânea que nossos escritores estão criando (com o romancista Paulo Scott) e a língua viva que estamos falando no Brasil de hoje (com o ficcionista Sergio Rodrigues, que mantém na imprensa uma coluna semanal sobre o assunto)”, ressaltou a Acadêmica e escritora Ana Maria Machado.

 

Em março de 2020, a Academia Brasileira de Letras deu início a sua programação anual de atividades abertas ao público com o ciclo “Pensar o Brasil hoje: sínteses e confluências”. No dia em que seria feita a segunda palestra, a ABL teve um encontro com a pneumologista Margaret Dalcolmo, que recomendou a suspensão imediata de todas as atividades porque, nas próximas horas, a OMS decretaria a pandemia. O ciclo teve de ser interrompido e retorna, agora, em maio, com o objetivo de oferecer um balanço geral sobre a brasilidade. 

Serviço 


Local: Teatro Raimundo Magalhães Jr.


Endereço: Avenida Presidente Wilson, 203, Castelo, Rio de Janeiro


Horário:17h30


Entrada gratuita


Espaço sujeito à lotação


Inscrições


Assistir online no Youtube

Fonte: Assessoria de Imprensa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário