domingo, 29 de maio de 2022

MUSEU REPUBLICANO DE ITU LANÇA MAIS UM JOGO EDUCATIVO ONLINE

 

Já está no ar mais um quebra-cabeça online da série de jogos educativos do Museu Republicano de Itu, baseada nas obras que compõem o acervo da instituição. Dessa vez, o público tem o desafio de juntar as peças que formam a pintura “Carga das canoas”, assinada pelo artista Oscar Pereira da Silva, de 1920.

Pintada em óleo sobre tela, a obra integra a exposição “Viagens fluviais: homens e canoas na rota das monções”, que apresenta aspectos das expedições que se realizaram entre Porto Feliz (São Paulo) e Cuiabá (Mato Grosso) pelos caminhos das águas nos séculos 18 e 19.

O projeto de criação da série é coordenado pela supervisora do Museu Republicano, Profa. Dra. Maria Aparecida de Menezes Borrego, e desenvolvido pelo educadora Ms. Aline Antunes Zanatta e o graduando em Engenharia Elétrica na Universidade de São Paulo, Vitor Luiz Bortoloti Pereira.

Com programação própria desenvolvida para o museu, que também oferece versão acessível para deficientes visuais, os jogos interativos foram criados a partir da junção da tecnologia e do conhecimento histórico. “É uma forma de despertar ainda mais o interesse do público em conhecer o nosso acervo”, diz a supervisora.

Para jogar, clique aqui.

História do Museu Republicano - O Museu Republicano "Convenção de Itu" foi inaugurado pelo Presidente do Estado de São Paulo, Washington Luis Pereira de Sousa, a 18 de abril de 1923 e desde então subordinou-se administrativamente ao Museu Paulista que, em 1934, tornou-se Instituto complementar da recém-criada Universidade de São Paulo e a ela se integrou em 1963.

É uma instituição científica, cultural e educacional, especializada no campo da História e da Cultura Material da sociedade brasileira, com ênfase no período entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, tendo como núcleo central de estudos o período de configuração do regime republicano no Brasil.

Encontra-se instalado em sobrado histórico em Itu, erguido nas décadas iniciais do século XIX, e que se tornou residência da família Almeida Prado. Foi nesse local que se realizou, em 18 de abril de 1873, uma reunião de políticos e proprietários de fazendas de café para discutir as circunstâncias do país e que, posteriormente, se transformou na famosa Convenção Republicana de Itu, marco originário da campanha republicana e da fundação do Partido Republicano Paulista.

Fonte: Assessoria de Imprensa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário