terça-feira, 10 de maio de 2022

SUCESSO NO FESTIVAL VARILUX, ‘MENTES EXTRAORDINÁRIAS’ ESTREIA EM 19 DE MAIO

 

MENTES EXTRAORDINÁRIAS é um filme de parceria. O ator Bernard Campan (“Os Meninos Que Enganavam Nazistas”) e o filósofo Alexandre Jollien uniram forças para dirigir e protagonizar o longa, no qual interpretam dois homens com histórias de vida e personalidades completamente diferentes viajam juntos num carro funerário para o sul da França, e, durante a jornada, descobrem que não são tão diferentes um do outro como pensam. Depois de enorme sucesso no Festival Varilux de Cinema Francês, o filme será lançado nos cinemas em 19 de maio pela Califórnia Filmes.

Tudo começa com um acidente banal: um motorista bate num homem que guiava um triciclo e ele acaba caindo numa vala. No volante: Louis (Campan), na faixa dos 50 anos, trabalha como agente funerário, e se ocupa dos corpos, dos funerais e cuida do negócio da família, um agência funerária.

O acidentado é Igor (Jollien), que tem paralisia cerebral e é apaixonado por filosofia. Ele ganha a vida entregando verduras orgânicas, e se mantém o mais afastado possível de outras pessoas e de uma vida social, pois prefere a companhia de Socrates, Spinoza e Nietzsche. Ele conhece pouco sobre homens e mulheres, sobre relacionamentos, amizade e sexo.

As circunstâncias da vida obrigam esses dois homens a fazer uma viagem juntos, carregando o corpo de Madeleine para sua última morada. Nessa jornada, algumas surpresas os esperam: mentiras, amizade, perda da virgindade, e oportunidades genuínas de se quebrar preconceitos.

Campan conta, em entrevista à AFP, que MENTES EXTRAORDINÁRIAS começou a partir da amizade dele e Jollien, e caminhou para ficção. A ideia de fazer um filme juntos veio muitos anos atrás. “Levamos muito tempo para desenvolver o longa pois Alexandre queria aceitar o risco de atuar no cinema, mas isso envolve se expor a críticas e julgamentos.”

Os dois diretores são amigos de longa data e sempre quiseram trabalhar juntos. “Quando o Alexandre teve essa ideia, de começar a história sobre nós, sobre o que faz a nossa amizade, disse para mim mesmo: é óbvio. Foi uma descoberta.”

Apesar de estar bastante seguro na tela, Jollien, que também é autor de diversos livros de filosofia, confessa que sua primeira experiência como ator não foi fácil. “Receber instruções, ordens, trouxe memórias da minha infância... Ainda assim, ser guiado por um grande amigo foi uma experiência incrível.

A revista La Femme Actuelle diz que “o filme tem o mérito de oferecer um olhar diferente – sem deixar de ser leve.” Le Figaro classificou-o como “uma comédia delicada”, e Le Journal du Dimanche aponta que “A verve natural e a poesia de Alexandre Jollien toca o coração.”

Sinopse

Dois homens dirigem-se de Lausanne para o sul da França num carro funerário. Se conhecem pouco e têm pouco em comum. Ou pelo menos é o que acham.

Ficha Técnica

Direção: Bernard Campan e Alexandre Jollien

Roteiro: Hélène Grémillon, Alexandre Jollien, Bernard Campan

Produção: Philippe Godeau

Elenco: Bernard Campan, Alexandre Jollien, Tiphaine Daviot, Julie-Anne Roth, La Castou

Direção de Fotografia: Christophe Offenstein

Trilha Sonora: Niklas Paschburg

Montagem: Annette Dutertre

Gênero: drama, comédia

País: França, Suíça

Ano: 2020

Duração: 102 min


MENTES EXTRAORDINÁRIAS será lançado no Brasil pela Califórnia Filmes.

Trailer: https://youtu.be/ndQJUqh52m4

Fonte: Assessoria de Imprensa Califórnia Filmes

Nenhum comentário:

Postar um comentário