FRIO E IDOSOS: 5 CUIDADOS ESSENCIAIS PARA ESSA ESTAÇÃO

 

O inverno começou e já é possível sentir a temperatura mais baixa. Com isso, é preciso redobrar a atenção com a saúde dos idosos, já que eles são mais sensíveis e suscetíveis a doenças, principalmente aquelas que afetam as vias respiratórias.

De acordo com Bruno Vial, médico geriatra do Grupo Said, empresa de cuidadores de idosos, é importante que muitas das atividades não parem durante esse período mais frio, para que aumente a qualidade de saúde física e emocional da terceira. Pensando nisso, ele resolveu listar 5 cuidados essenciais para essa estação:

  1. Atividades físicas e passeios

Sair da cama nos dias mais gelados é quase impossível para qualquer um, mas continuar realizando atividades físicas e passeios regularmente é muito importante para que o idoso não caia no sedentarismo.

  1. Estímulos cognitivos

Entre as atividades e passeios que podem ser feitos, nem todos precisam ser para fora de casa ou para muito longe, uma simples brincadeira entre os familiares e amigos já é suficiente para trazer ânimo nos dias cinzas e ainda ajudar no estímulo cognitivo, autoestima e socialização.

  1. Banhos rápidos com temperaturas mais amenas

Com certeza esse é outro hábito muito difícil de se adaptar, mas no inverno todos costumamos tomar banhos muito quentes, o que deixa a pele ressecada. Nos idosos, essa característica pode ser mais delicada, já que o ressecamento pode levar a coceiras e rachaduras, gerando feridas e desconforto na pele.

  1. Alimentação saudável

Outra característica dos dias frios é o aumento da fome, fazendo com que todos queiram comer muito mais do que o normal. Mas cuidado, os idosos precisam de alimentos nutritivos e saudáveis para aumentar o sistema imunológico, por isso, tenha sempre um cardápio equilibrado.

  1. Roupas adequadas

Para se proteger do frio ao sair de casa e em ambientes abertos, é necessário o uso de roupas adequadas, como agasalhos, bonés, luvas e cachecóis, isso previne choques térmicos e resfriados causados pela exposição aos ventos gelados e chuva.


“Apesar de parecerem simples, essas dicas podem trazer um conforto maior para o público da terceira idade, além de manter a saúde e qualidade de vida. É importante sempre lembrarmos que eles são mais vulneráveis e que, por isso, precisam de cuidados especiais”, afirma o especialista.

 

Sobre a Said Rio


Com mais de 17 anos de trajetória no mercado, a SAID RJ é uma empresa especializada no atendimento domiciliar de idosos. Assistidos por uma equipe completa, os pacientes encontram o diferencial que procuram no atendimento a suas necessidades e de seus familiares.


Fonte: Assessoria de Imprensa 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem