IECINE ABRE INSCRIÇÕES PARA A OFICINA DE CRÍTICA E FRUIÇÃO CINEMATOGRÁFICA

 

A Secretaria da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), abre inscrições para a oficina Crítica e Fruição Cinematográfica, do projeto de capacitação profissional Revelando o Rio Grande.

Os encontros ocorrerão virtualmente pela plataforma Zoom, de 4 a 15 de julho, das 14h30min às 17h30min, de segunda a sexta-feira.

A atividade será ministrada pelo crítico de cinema Robledo Milani. Interessados podem se matricular gratuitamente, pelo link na bio do Instagram @ieciners.

A oficina visa qualificar profissionais para atuação como  críticos  voltados ao setor audiovisual. Busca, ainda, difundir repertório, bem como conhecimento especializado acerca dos gêneros e das novas tendências de cinematografia contemporânea 

“A renovação do público do cinema brasileiro passa pelo surgimento de novos formadores de opinião. Esta oficina busca preparar profissionais que possam balizar escolhas e promover obras audiovisuais junto aos espectadores e leitores, cultivando repertórios e pensamento crítico”, destaca Zeca Brito, diretor do Iecine.

Programa

- Repertório da cultura popular do cinema

- Produtos do audiovisual para televisão e séries,

- Ampliação de repertório

-Apresentação das novas tendências do audiovisual. 

- O olhar da crítica que busca corresponder às constantes transformações da audiência global.

-Gêneros cinematográficos e suas reinvenções. 

- Aulas expositivas.

- Exercícios para serem feitos em casa

- Análise de filmes

- Escrita crítica. 

Ministrante

Robledo Milani é graduado em Letras, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, e em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente, é editor chefe do site Papo de Cinema, atua como crítico de cinema, repórter, além de cobrir festivais e eventos ligados ao setor audiovisual, tendo participado como jurado em dezenas de festivais. Dentre suas publicações, destacam-se os livros 100 Melhores Filmes Brasileiros (2016),  Documentário Brasileiro: 100 Filmes Essenciais (2017), Animação Brasileira: 100 Filmes Essenciais (2018) e Curta Brasileiro: 100 Filmes Essenciais (2019), todos como autor convidado.

Revelando o Rio Grande

O projeto Revelando o Rio Grande é uma realização da Sedac, por intermédio de convênio com o Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura do governo federal.

Fonte: Assessoria de Imprensa

 


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem