REFUGIADOS UCRANIANOS COMEÇAM UMA NOVA VIDA EM PORTUGAL

 

O conflito militar iniciado pela Rússia com ataques armados na Ucrânia causou espanto no mundo inteiro, obrigando o povo ucraniano a deixar suas casas e ir em busca de um novo lar em outras localidades da Europa. Dentre os países, Portugal tem se mostrado receptivo a esses refugiados.

youtuber brasileira Cristina Maya, que vive em Portugal e é idealizadora do canal “Vamu Ver!”, no qual relata experiências e curiosidades sobre o país, conversou com a família Skalota, que decidiu sair da Ucrânia, onde estavam presenciando um constante cenário de guerra. “Nós morávamos no centro do país, em Kirovorad, mas devido à proximidade do aeroporto militar na nossa cidade, decidimos que deveríamos sair de lá para nos proteger. Meus avós, meu pai e meus tios ficaram na Ucrânia para ajudar as pessoas e tentar, de alguma maneira, proteger nosso país”, lamenta Illona Skalota.

A jovem membro da família ucraniana revela como foi o percurso até chegar em Portugal. “No dia 4 de março começamos nossa viagem rumo à Polônia. Foram 26 horas em um ônibus, mais 10 horas em uma fila para finalmente conseguir atravessar a fronteira entre os países. Foi muito difícil, mas ao chegar na Polônia fomos recebidos por diversos voluntários que nos ajudaram com comida e colchões, possibilitando algumas noites de sono mais tranquilas enquanto aguardávamos no aeroporto de Lublin, de onde embarcamos rumo a Portugal”, relata.

A chegada em terras portuguesas trouxe emoção para a família, que sentiu esperança de dias melhores com todo o suporte recebido no país. “Nossa recepção foi incrível e ficamos por 11 dias em um ginásio infantil próximo de Lisboa, onde recebíamos comida e tínhamos nossas próprias camas. Após esse primeiro período, alguns voluntários disponibilizaram um apartamento em Rio Maior, que é onde estamos tentando estabelecer nossas vidas. Somos muito gratos a essas pessoas”, disse Illona.

De acordo com os imigrantes, o processo para emissão de documentos se iniciou logo no desembarque em Portugal. “O pessoal da SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) nos ajudou com a documentação no aeroporto e agora temos declarações de que podemos estar aqui legalmente. Daqui alguns dias, provavelmente, eles devem nos ligar para dar continuidade no processo e termos nossos documentos de imigrantes legais em Portugal”, revela.

Questionados por Cris Maya sobre quais as expectativas da família no país, eles afirmam que pretendem aprender mais sobre a cultura local, já que não sabem quanto tempo o conflito pode durar. “Por enquanto queremos aprender a língua portuguesa, afinal devemos entender e nos comunicar com as pessoas que vamos interagir daqui pra frente. Além disso, precisamos matricular nossas crianças na escola e os voluntários que nos ajudaram com moradia irão auxiliar nesse sentido também”, relatam.

Após passar por momentos conturbados, Illona e seus familiares acreditam que essa situação mostrou que ainda existe união entre as pessoas. “O movimento de empatia pela Ucrânia e seu povo pôde ser sentido por todos nós. Pessoas que têm a possibilidade de ajudar, devem fazê-lo, pois é de grande importância nesse momento”, finaliza. Assista a entrevista na íntegra no canal Vamu Ver! no YouTube.

Sobre Cristina Maya

Cristina Maya é YouTuber e criadora do Vamu Ver!, marca nacional registrada em Portugal pelo INPI, Instituto Nacional da Propriedade Industrial sob o nº 616476. É formada em Letras, lecionou língua inglesa no Brasil. Estudou e morou nos EUA. Atualmente, promove postagens sobre dicas de viagens, além de tutoriais voltados para Portugal, país onde reside.

Ela e seu companheiro, que possui dupla cidadania, chegaram a Portugal em fevereiro de 2018 com malas, cinco animais com visto de residência D7 e com muita esperança de dias melhores no novo país. Por meio das mídias sociais do Vamu Ver!, Cristina fornece informações sobre dicas de viagens, gastronomia e compartilha o dia a dia em Portugal e as experiências de uma brasileira no exterior. Por meio de parcerias com agências de viagens e hotéis, ela consegue oferecer descontos para a sua viagem e estadia, além de vídeos com o passo a passo de quem quer visitar ou morar legalmente, em Portugal.

Redes sociais

Facebook: http://bit.ly/vamuverfacebook

Twitter: http://bit.ly/vamuvertwitter

Instagram: http://bit.ly/vamuverinstagram

YouTube: http://bit.ly/2DeXRe1

Demais canais da Cristina Maya:

Efeitos Sonoros para vídeos: https://bit.ly/3dQlgp7

Efeito Sonoro 2: http://bit.ly/35oarnP

I Love Pets: http://bit.ly/35oarnP

Curiosidades do Inglês: https://bit.ly/33WjBIF

Fonte: Assessoria de Imprensa 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem