quinta-feira, 28 de julho de 2022

INGRESSO ONLINE: 5 DICAS PARA NÃO CAIR EM GOLPES

Recentemente a imprensa noticiou que fãs da banda Metallica, que haviam comprado ingressos pela internet para ver os shows que acabaram acontecendo apenas neste ano, devido à pandemia, não conseguiram assistir ao espetáculo, porque foram vítimas de um golpe. Essa não é uma situação incomum e nem restrita ao universo do entretenimento. Qualquer evento que movimenta público pode entrar na mira de golpistas, que atuam com fraudes e ingressos falsos.  

"Com a crescente reabertura do mercado de eventos, também devemos ver rapidamente a intensificação de golpes relacionados à compra de ingressos", alerta Leandro Reinaux, CEO da Even3, startup que oferece uma plataforma intuitiva para a organização de eventos.

Pensando nisso, Leandro traz algumas dicas para consumidores se protegerem na hora de comprar ingresso pela internet. Confira:   

1- Evite promoções exageradas 

Desconfie de sites que praticam valores abaixo do mercado ou muito acima. Além de não serem seguros, esses sites muitas vezes exigem um preenchimento cadastral prolongado. Pense e avalie a segurança desse intermediário antes de seguir para a etapa do pagamento.

2- Pesquise a empresa

Antes de entrar em um site e comprar ingressos, verifique a reputação da empresa. Elas são obrigadas a disponibilizar razão social, CNPJ, endereço e telefone na página inicial. Se não encontrar essas informações visíveis, não compre.

3- Verifique a reputação

Muitos consumidores emitem opinião sobre suas experiências em sites de reclamações ou nas redes sociais. Verifique se existem reclamações em relação aos serviços da empresa que está vendendo os ingressos. Até mesmo no Google, você pode verificar comentários e avaliações, um bom mecanismo para checar a reputação e decidir a compra.

4- Avalie a segurança do site

Além de averiguar os dados da empresa, verifique a segurança do site. Na barra URL, em vez de apenas “http”, é preciso constar “https” - a letra ‘S’ indica a adoção de protocolos mais rígidos de segurança. Além disso, confira se aparece na barra de busca um cadeado. Ao clicar nele, deve aparecer um pop-up com informações de segurança e autenticidade do site.

5 - Cuidados com grupos nas redes sociais 

Fique atento quando alguém anunciar a venda de ingressos nas redes sociais. O primeiro passo é fazer uma análise cuidadosa do perfil do anunciante. Vá até a página pessoal dele ou dela e verifique suas principais informações, como cidade, local de trabalho e fotos disponíveis. Isso ajuda a identificar perfis fake, usados apenas para golpes. “Vale também procurar a quantidade de grupos de que a pessoa participa e o número de amigos recentes, caso essas informações estejam disponíveis, para um maior grau de certeza sobre a veracidade do perfil”, finaliza o especialista.

Sobre a Even3

Fundada em 2015, em Recife, pelos sócios Leandro Reinaux, Cláusio Barbosa e Renato Cruz, a Even3 é uma plataforma de eventos que conecta pessoas e conhecimentos científicos e acadêmicos. A startup começou sua operação trazendo alternativas para organização de eventos presenciais, mas com a pandemia sentiu a necessidade de promover a transformação para uma atuação online. Atualmente, permite a realização de videoconferências, sessões ao vivo ou gravadas e acompanhamento da programação dentro da plataforma. Além disso, a empresa oferece serviços de publicação de conteúdos acadêmicos e tecnologia para que empresas e instituições de ensino possam realizar seus eventos em um ambiente seguro e personalizável com as características das marcas.

Foto/Crédito: Freepik

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário