sábado, 9 de julho de 2022

MESA DE BATE-PAPO NA BIENAL DO LIVRO DE SÃO PAULO TRAZ AUTORES REFERÊNCIA NO GÊNERO YA NACIONAL

 

A literatura YA - Young Adult em seu significado em inglês e Jovem Adulto em português - vem marcando a vida de vários adolescentes no mundo todo há muito tempo, e costuma ter seu foco alterado conforme as gerações se passam. Nos anos 2000, por exemplo, o gênero entrou em uma marca de fortes protagonistas femininas, que se destacaram em obras como as de Meg Cabot e Stephanie Meyer.

O mercado de livros YA permanece um dos mais fortes, e procura trazer discussões e reflexões importantes para o público jovem. Mesmo que a maioria deles traga o romance em primeiro plano, os livros desse gênero hoje retratam temas como a causa LGBTQIAP+, pautas raciais, perdas, traumas geracionais ou até a simples dificuldade de se relacionar nesta idade.

O estande do Skeelo na 26ª Bienal do Livro de São Paulo traz o tema “A literatura YA abrindo portas” nas vozes de grandes autores da literatura YA nacional: Julia Braga, com a obra Eu, cupido; Vinicius Grossos, com Não foi por acaso; Pedro Poeira, autor do título A gente dá certo; e Aimee Oliveira, falando sobre Ladeira Abaixo. Todos os títulos foram publicados pela Editora Nacional e estão disponíveis na Skeelo Store. O bate-papo acontece neste sábado, às 16h, com mediação do booktoker Tiago Valente.

Referências no gênero, esses autores conversam com os visitantes sobre o impacto dessa vertente literária na vida dos jovens e como, além de trazer um incentivo à leitura, também vem abrindo portas para a diversidade, tanto entre autores quanto entre seus personagens.

O estande do Skeelo tem convidados diversos durante estes últimos dias de Bienal em mesas de bate-papos sobre literatura. Além disso, todos os autores que participaram do Skeelo Talks terão suas obras com desconto na loja até o dia 10. Confira a programação da Bienal em https://conteudo.skeelo.app/skeelotalks e os títulos em promoção em https://loja.skeelo.app/.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Legenda: Vinicius Grossos - Foto: Reprodução/Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário