SORRIR FAZ BEM E ATÉ COMBATE AS DOENÇAS

Um simples gesto é capaz de mudar o clima de um ambiente e o humor de muitas pessoas. Sorrir é algo contagiante e perceptível, basta observar o período de carnaval onde milhares de foliões são contagiados por este sentimento que faz bem a saúde.

Em uma pesquisa realizada na Universidade de Loma Linda, nos Estados Unidos, pacientes diabéticos do tipo 02 foram submetidos a sessões diárias de comédia durante 30 minutos. O resultado das boas gargalhadas, acompanhadas do medicamento, fizeram com que as taxas de adrenalina, os hormônios do estresse, diminuíssem. Com isso elevaram o HDL, que é o colesterol bom e diminuíram a proteína C-reativa, que está associada a inflamações e risco cardiovasculares.

Está comprovado que o bom humor e o otimismo combatem vários tipos de doenças, tanto que muitos hospitais utilizam projetos de humanização para ajudar os pacientes no tratamento de doenças.

O Hospital Infantil Arlinda Marques, por exemplo, no carnaval e durante outras datas comemorativas do ano, desenvolve ações junto às crianças internas. Este ano, médicos, psicólogos, enfermeiros, funcionários da administração e estagiários promoveram uma grande festa carnavalesca para as crianças internas, levando alegria por todos os corredores do hospital.

A partir de 2002, o Hospital Arlinda Marques vem desenvolvendo um trabalho de humanização com os pacientes internos. "Eu estou há cinco anos trabalhando lá e percebo a importância deste cuidado com o paciente. O hospital provoca um desgaste nas crianças e com este trabalho elas passam a ver a doença de uma outra forma", disse Ângela Aramelli, psicóloga do hospital.

Bom humor ajuda aos pacientes:

De acordo com a psicóloga infantil, Verônica Iris, é importante os hospitais utilizarem métodos que levem bom humor aos pacientes. "Quando vamos para o hospital, perdemos as referências do nosso lar. O ambiente é frio, e encontrar formas para deixar os pacientes mais relaxados acaba refletindo no tratamento deles", disse ela.

A sensação de bem-estar proporcionado pelo bom humor, ajuda, inclusive, nos relacionamentos sociais. "Quando eu mais precisava de companhia, parece que consegui afastar as pessoas que eu mais gostava. Mas também quem é que gosta de estar ao lado de alguém que só reclamava da vida?", disse Juliana Ferreira, que durante dois anos apresentou um quadro de depressão, após sofrer um aborto espontâneo.

Para Juliana, voltar a se sentir bem, foram necessários medicamentos e sessões com psiquiatra. Depois de muito trabalho, ela voltou a sorrir. "Espero nunca mais ver o meu sorriso longe da minha boca", comentou. Aos poucos, ela passou a perceber o quanto um sorriso é capaz de mudar a vida de uma pessoa e o quanto pode fazer bem.

Segundo a psicóloga Verônica Iris, "quando uma pessoa está de bem consigo mesma acaba fazendo as coisas com prazer e bom humor. Para chegar a este estado de espírito é preciso estar muito bem resolvido com ele mesmo, para depois virem os resultados: mais amigos, saúde, entre outras coisas".

Quando sorrimos o nosso cérebro estimula a produção de endorfina e serotonia, substâncias responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar. Estas substâncias ativam o sistema imunológico que ajudam na prevenção de doenças, infarto, derrames, além de reduzir a pressão arterial, promovendo o relaxamento muscular e o controle do estresse.

Sorrir é um remédio que não tem contra indicação e, além de ser gratuito, traz vários benefícios.

Quando sentimos raiva, a resposta do nosso corpo tem efeito contrário, liberando dois hormônios, o estradiol e adrenalina, que enfraquecem o sistema imunológico. "É impossível evitar o sentimento de raiva com o estilo de vida que levamos. Por isso é importante ter equilíbrio e controlar estes momentos, para que a raiva não assuma o controle da situação", disse a psicóloga Verônica.

Um belo sorriso também ajuda a resolver situações decisivas, como em uma entrevista de emprego. Uma pessoa bem-humorada e com sorriso contagiante acaba tendo vantagem frente a outras com aparência mal humorada. O bom humor demonstra que aquele candidato pode colaborar para o crescimento da empresa, já que a relação dele com os demais funcionários têm tudo para dar certo.

Outro ponto a favor dos adeptos do sorriso fácil é que, na maioria das vezes, são pessoas bem resolvidas e com alta estima elevada. "Pessoas assim tendem a ter mais sucesso na vida, por que são otimistas e não tem medo de correr atrás do que desejam", disse Verônica.

O bom humor contagiante do carnaval se reflete dentro das empresas dias antes do recesso acontecer. Durante a festa, todos os problemas são esquecidos e a prática do pensamento positivo colabora com o bem-estar dos foliões. Após retornar ao trabalho, o espírito fica renovado e consequentemente a produção dele será melhor. E é assim, também, com o retorno das férias, onde após dias de descanso a vontade de produzir vem com toda força.

Dicas de como sorrir mais:

Sempre que estiver estressada respire. Isso ajuda a relaxar.
Pense nas coisas boas que já fez ou conquistou.
Organize-se. É preciso tempo para curtir a vida.
Conheça-se. Procure em você motivos para abrir um sorriso.
Cuide-se. Praticar atividades físicas está incluído no "cuide-se".
Acredite em você, aumentando sua autoestima.
Procure fazer suas tarefas com entusiasmo. Desde as coisas mais simples.
Seja otimista.

Vanessa Braz - Repórter
Editoração: Roberto dos Santos
Fonte: http://www.auniao.pb.gov.br

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem