Continua aberto e em ritmo bem acelerado o processo de inscrição para o IV Encontro de Software Livre da Paraíba (ENSOL), que vai acontecer de 06 a 09 de maio, na Estação Cabo Branco – Ciência Cultura e Artes, em João Pessoa - PB.
O evento, considerado um dos maiores e mais importantes do Brasil, deverá reunir empresários, gerentes e administradores de Tecnologia da Informação, professores, pesquisadores, estudantes, profissionais de áreas privadas e públicas, bem como o público em geral.
Nesta quarta edição do ENSOL a inscrição será paga através do PagSeguro, um serviço que facilita e torna mais seguro o processo de pagamento e transferência de fundos pela Internet.
As inscrições custam R$ 130,00 para profissionais e R$ 65,00 para estudantes e todas as orientações estão no site do evento: www.ensol.org.br.
Com o tema “Liberdade ao Extremo”, numa referência ao local da realização do evento – Ponto Extremo Oriental das Américas – e a essência do Software Livre, o encontro trará a capital paraibana, as mais importantes personalidades do setor de várias partes do mundo para dialogar e trocar experiências com os participantes do IV ENSOL.
Veja quem são esses palestrantes:
Rasmus Lerdorf é conhecido por ter criado o PHP em 1995 e por ter contribuído em diversos outros projetos de Software Livre ao longo desses anos.
Nascido na Groenlândia, mais especificamente em Qeqertarsuaq, Rasmus concluiu em 1993 o curso de Engenharia de Sistemas na universidade de Waterloo, em Ontário, e hoje é cidadão canadense.
Rasmus trabalhava até pouco tempo atrás no setor de Infra-estrutura da Yahoo!, mas, desde os acordos entre esta e a Microsoft ele está desempregado, concentrando seus esforços em palestras e eventos de Software Livre.
Jon "maddog" Hall é o Diretor Executivo da Linux International, uma associação de usuários de computadores que desejam suportar e promover o sistema operacional Linux. Esta é a sua segunda aparição no ENSOL.
Durante sua carreira (que começou em 1969) o Sr. Hall tem sido programador, designer de sistemas, administrador de sistemas, gerente de produtos, gerente técnico de marketing e educador.
Ele trabalhou com muitos sistemas, tanto proprietários como livres, tendo se concentrado em sistemas Unix desde 1980 e com sistemas Linux desde 1994, quando se encontrou pela primeira vez com Linus Torvalds e ambos reconheceram a importância comercial do Linux e dos softwares Open Source.
Hall possui mestrado em Ciência da Computação pelo Rensselaer Polytechnic Institute (1977) e um Bacharelado em Comércio e Engenharia pela Drexel University (1973).
Ensinou em algumas universidades e é um orador excepcional, que contagia seus ouvintes através do seu carisma pessoal e de analogias e exemplos que encantam o público.
Ryan Ozimek é um dos Membros Diretores da Open Source Matters, organização sem fins lucrativos que cuida de toda a parte institucional, legal e financeira do Joomla, software de código-aberto.
Ryan também faz parte do "Time de Eventos do Joomla" e é o responsável oficial por dar suporte e oferecer palestras para conferências realizadas na América do Norte, em nome do Projeto Joomla. Em 1999 fundou a sua própria empresa, PICnet, cuja missão é oferecer assessoria usando softwares e serviços de código aberto às organizações sem fins lucrativos.
Jim McQuillan é o fundador e líder do LTSP (Linux Terminal Server Project), um projeto de código aberto que hoje é mundialmente conhecido.
O LTSP é uma solução barata e efetiva que está se tornando bastante popular em escolas, negócios e organizações por todo o mundo. Com ele é possível usar "terminais-burros" (thin-clients) para se conectar a um servidor, que fará o processamento e armazenará os dados de todos os clientes.
Desde 1984 desenvolve soluções para clientes utilizando Unix e desde 1995 está envolvido com o Linux. Há mais de 18 anos é responsável pelos sistemas de saúde de diversos estados dos Estados Unidos.
Fotos: Reprodução/divulgação.
Postar um comentário