CONCERTO DO MAESTRO JOÃO CARLOS MARTINS TEATRO ADAMASTOR DE GUARULHOS SÃO PAULO

No dia 09/08, às 19hs, o maestro João Carlos Martins, irá se apresentar no Teatro Adamastor, acompanhado pela Filarmônica Bachiana SESI/SP, em concerto, que marca a parceria entre as empresas Randon e a Fundação Bachiana Filarmônica de musicalização na cidade de Guarulhos (SP).

A Randon está patrocinando Projetos Sociais através da Lei Rouanet - Lei de Incentivo a Cultura, atualmente em parceria com a Fundação Bachiana, tendo como objetivo promover o desenvolvimento de atividades na formação musical de 150 crianças e jovens e estimular o interesse por Concertos Sinfônicos e aptidão para a música, na escola do bairro Presidente Dutra, em Guarulhos (SP).

João Carlos Martins em 1982 foi tema de uma reportagem de segunda página inteira do The New York Times, tendo diversas vezes recebido artigos de fins de semana deste mesmo jornal. Também foi capa do Washington Post, levando a música clássica para as primeiras páginas dos jornais nos EUA, enchendo de orgulho o nosso País.

Ele teve sua vida registrada em dois documentários europeus vencedores de festivais internacionais. Hoje continua levando a sua arte a todos aqueles que tenham oportunidade de ouvi-lo, assumindo a sua responsabilidade social no Brasil.

Após uma carreira meteórica como pianista com mais de mil apresentações no exterior, deixou como legado a gravação completa da obra de J.S.Bach para teclado. Considerado um de seus maiores interpretes do século XX - apesar das inúmeras adversidades, acabou por abandonar o piano definitivamente no ano de 2003.

Em 2004 iniciou uma nova carreira aos 63 anos como maestro, transformando-se no músico clássico brasileiro mais requisitado pelo Brasil afora, seja com a sua Bachiana Filarmônica ou com a sua Bachiana Jovem.

No ano de 2008 e 2009, realizou dois concertos históricos no Carnegie Hall de Nova York para 2.800 pessoas, se apresentou inúmeras vezes nos principais teatros nacionais, e levou a música clássica para 350 mil brasileiros em recintos fechados e para de mais um milhão em concertos públicos ao ar livre.

O seu trabalho social de musicalização para crianças, ao lado da Fundação Bachiana, está sendo reconhecido não só no Brasil como também no exterior, e sua determinação e poder de superação são exemplos para todos. Esse é João Carlos Martins, que costuma dizer: “Esses são os primeiros passos de um projeto que fará a diferença para a nossa juventude”.

Conheça a Filarmônica Bachiana SESI/SP:

A qualidade dos músicos da Filarmônica Bachiana, selecionados entre as melhores orquestras brasileiras, tem sido elogiada pelo mundo afora. São profissionais que fazem questão de aprimorar seu talento com trabalho e estudo.

Assim, a orquestra, fundada em 2004, não tardou a ganhar o merecido reconhecimento, após quatro temporadas em que se apresentou pelo Brasil, encantou o público americano, com três atuações de gala, sendo 02 no Carnegie Hall, em Nova Iorque (2007 e 2008). Em 2009, no Lincoln Center, tendo como solista o legendário Dave Brubeck.

Musicalização:

A partir da metodologia própria, contando com o apoio de professores experientes, o projeto de musicalização da Fundação Bachiana Filarmônica, tem como objetivo ensinar a crianças, jovens, os principais conceitos da linguagem musical, não só para detectar novos talentos e estimular a aptidão para a música, como também, para desenvolver novas percepções no aprendizado infantil.

Em Guarulhos (SP) a escola beneficiada foi a Escola Estadual Zilda Romero, localizada na Rua Macarani, 382 - Jd. Presidente Dutra, com aproximadamente 100 alunos que iniciarão a sua vivência musical através do instrumento flauta doce e posteriormente violino.

Repertório:

No repertório a orquestra fará uma pequena História da Dança na Música, passando pelos compositores antigos como Bach, Mozart, Brahms e Tchaikovsky até os mais recentes como Carlos Gardel e Adoniram Barbosa.

No final do concerto, o maestro João Carlos Martins irá dividir os seus momentos de glória ao piano interpretando Bach e Morricone. O Maestro fará uma surpresa convidando ao palco o tenor Jean William que teve um histórico muito bonito junto a música.

Sobre Jean William:

Iniciou seus estudos de canto com Cristina Modé Angelloti, em Ribeirão Preto (SP), atualmente cursa o último ano em graduação em canto e arte lírica sob orientação de Yuka de Almeida Prado.

Já freqüentou master-classes com Martha Herr (Brasil-EUA), Elena Obrastzova (Rússia), Robert Bishop (EUA), Fernando Portari (Brasil), Rosana Lamosa (Brasil), John Sinjders (Holanda), Ricardo Ballestero (Brasil), Cèline Imbert, Francisco Campos Neto (Brasil) com quem freqüenta aulas em São Paulo. Jean é tenor da Filarmônica Bachiana.

Outras informações: fundacaobachiana@terra.com.br
Foto: Reprodução/divulgação.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem