RECITAL DE CANTO E PIANO ENCERRA CURSO DE TÉCNICA VOCAL DA UFPB


Com um repertório que inclui canções contemporâneas de compositores suíços e brasileiros, o tenor suíço Valentin Gloor será acompanhado nesta sexta-feira (27), pelo pianista paraibano Guilherme Rodrigues.

O recital marcará o encerramento do curso de interpretação e técnica vocal patrocinado pelo Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Tanto o curso como o recital de canto e piano contam com empenho do Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB e da Sociedade Ernest Widmer (Aarau-Suiça).

O repertório inclui composições do brasileiro Cláudio Santoro; de Ernest Widmer, do suíço Othmar Schoeck, e de Iris Szeghy. O recital está previsto para iniciar às 20 horas, no cine-teatro Banguê, no Espaço Cultural José Lins do Rego.

O tenor suíço Valentin Gloor está ministrando um curso de interpretação e técnica vocal, que prossegue até esta sexta-feira no Departamento de Música do campus I da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa.

O curso está sendo ministrado para cantores, professores e estudantes de canto. Focaliza aspectos de técnica vocal, respiração e postura corporal, interpretação e fraseado dos vários estilos de música vocal da tradição erudita e, em especial, a interpretação do lied (a canção alemã do século XIX).

O pianista pessoense Guilherme Rodrigues realizou sua formação acadêmica na Paraíba. Iniciou na Escola de Música Antenor Navarro e concluiu no Departamento de Música da UFPB, onde bacharelou-se em 1993, sob a orientação da pianista pernambucana Myrian Ciarlini.

O pianista Guilherme Rodrigues foi, em 1995m, vencedor do I Concurso de Piano “Gerardo Parente”. Atuou como solista junto à Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte e Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, além de dedicar especial atenção à música da câmara.

Confira abaixo a programação do Recital:

Valentin Johannes Gloor – Tenor

Guilherme Rodrigues - Piano

Cláudio Santoro (1919-1989) Canções de amor, 1ª série:

Ouve o silêncio

Acalanto da rosa

Balada da flor da terra

Amor que partiu

Othmar Schoeck (1886-1957) - Abends (Text: Hermann Hesse) - Magie der Farben (Text: Hermann Hesse) - Kennst du das auch? (Text: Hermann Hesse) - Ernst Widmer (1927-1990) - Letztes op. 15,5.

Cláudio Santoro (1919-1989) Canções de amor, 2ª série:

Jardim noturno

Alma perdida

Em algum lugar

A mais dolorosa das histórias

Iris Szeghy (*1956) Hesse-Splitter I (2009)

Praeludium

Jeder Mensch

Glück

Etwas lieben

Weisheit

Kriege führen

Das Paradies

Unsterblichkeit?

Was wäre Vernunft

Postludium

Ernst Widmer (1927-1990) 1° Ciclo de quatro canções em português (op. 32):

A criança

Cantiga

A realidade e a imagem

A um passarinho

Cláudio Santoro (1919-1989) três Canções Populares:

Luar do meu bem

Amor em lágrimas

Cantiga do ausente

Mais informações pelo telefone (83) 3216-7122.

Fonte: Agência de Notícias - Wellington Farias.

Foto: Reprodução/divulgação.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem