
O Espetáculo Musical Lua Cambará que tem a direção e participação da bailarina Cecilia Brennand, fará uma única apresentação, dia 23 de outubro (domingo), ás 18h, no Teatro Paulo Pontes, classificação livre.
Lua Cambará é uma heroína trágica da mitologia do sertão cearense, tendo como argumento o texto original de Ronaldo Correia de Brito trabalhado em parceria com Assis Lima e a nova montagem com quarenta jovens veicula dança, música e interpretação numa mesma linguagem cênica.
Em cena a música de Antonio Madureira é interpretada ao vivo, por bailarinos que dançam, cantam como na tradição grega e do teatro popular, o espetáculo assombra pela revelação de beleza, fascínio e poder da história que narra.
A produção informa que serão vendidos ingressos a preços populares no valor de R$ 10 (inteira) e R$ 5 (estudante). Lua Cambará será gratuito para os alunos das escolas da rede pública que enviarem e-mail, para: deisealencar@hotmail.com
A realização é da Associação Aria Social Espaço de Dança e Arte, de Recife/PE.
Fotos créditos: Fernando Azevedo e Sebastião Lucena.
Sobre Lua Cambará - A assombração que passa
Lua Cambará é uma heroína trágica da mitologia do sertão cearense. Filha mestiça de um coronel branco com uma escrava, ela nega seu lado negro, perseguindo e maltratando sua gente e semeando ódio e destruição. Lua Cambará nunca conheceu o amor, embora ardesse por um homem e fosse desejada por muitos. Morre em meio à dor e o desespero. Depois de morta, vaga pelo mundo na companhia de um cortejo de almas penadas como ela. Sem merecer um repouso, encanta e assombra as noites sertanejas.
– Quem vem lá? – perguntam.
– É Lua Cambará que segue seu destino de alma penada – respondem do cortejo.
Sua história, sua morte
Pena e sorte, ai de mim...
Uma assombração que passa
Sem princípio, meio e fim.
Sobre Aria Social:
O Aria Social é uma associação sem fins lucrativos, criada em agosto de 2004 para atender crianças e jovens de comunidades de baixa renda e risco social de Recife e Jaboatão dos Guararapes.
Fruto da iniciativa da bailarina Cecília Brennand, que já atuava no campo artístico há mais de 15 anos, o Aria Social surgiu do desejo e da necessidade de democratizar a arte, pelo que ela tem de força transformadora, de potencial educativo, de anteparo ao fortalecimento da auto-estima e de propulsora da criatividade, tornando-se assim um acessível instrumento de transformação humana.
Mantendo uma média de atendimento anual que gira em torno de 450 educando, o Aria Social oferece oficinas gratuitas de formação continuada em dança, música, percussão e capoeira, além de atuar no fortalecimento do ensino formal, oferecendo atividades complementares pautadas no incentivo à leitura e escrita e na inclusão digital. Desde a sua fundação, cerca de 1.000 educando já passaram pela instituição.
Com uma equipe de arte-educadores altamente qualificada para dar vazão ao potencial criativo de cada educando, o Aria Social é uma organização que prima pela qualidade do trabalho desenvolvido e já começa a encaminhar profissionalmente muitos de seus jovens na música e na dança. O espetáculo Lua Cambará revela talentos e se constitui como uma produção de verdadeira excelência artística, em todos os seus aspectos: música, coreografia, figurino, iluminação e cenário.
Ficha Técnica:
DIREÇÃO GERAL
Cecília Brennand
COORDENAÇÃO GERAL
Deborah Priston
COREOGRAFIA e DIREÇÃO ARTÍSTICA
Ana Emília Freire e Carla Machado
TEXTO
Ronaldo Correia de Brito
MÚSICA
Antonio Madureira
LETRA
Ronaldo Correia de Brito e Assis Lima
DIREÇÃO MUSICAL e REGÊNCIA
Rosemary Oliveira
VIOLÃO
Rosemary Oliveira
TECLADOS
Rosemary Oliveira e Isabela dos Santos
FLAUTA
Adriana Nascimento
PERCUSSÃO
Charly Jadson
Davidson Oliveira
Manoel Júnior
CRIAÇÃO DE CENÁRIO E FIGURINO
Beth Gaudêncio
CONFECÇÃO DE CENÁRIO
Beth Gaudêncio
CONFECÇÃO DE ADEREÇOS
Jeremias da Silva e Mª do Socorro Figueiredo
CONFECÇÃO DE FIGURINO
Nafis Santana e Wedna Vasconcelos
TÉCNICA DE SOM
Isabel de Brito
PLANO DE LUZ
Saulo Uchôa
ELENCO
1. Adriana Katarina
2. Alyne Firmo
3. Andressa Araújo
4. Ângelo Mazaroty
5. Ariane Gomes
6. Beatriz Soares
7. Carla Sales
8. Carlos Canto
9. Danilo Rojas
10. Edvaldo “Siri”
11. Evelyn Santos
12. Everton Câmara
13. Flávio César
14. Henrique Braz
15. Ivson Negromonte
16. Jamerson Miranda
17. Jonas Ramon
18. Jorge Kildery
19. Josymar Coimbra
20. Julyanne Rocha
21. Karla Rayanne
22. Leandro Silva
23. Leidiane Dornelas
24. Lilian Mendes
25. Livia Alves
26. Luana dos Anjos
27. Luzeane Maira
28. Mariana Cavalcante
29. Nadja Santos
30. Nataly Araújo
31. Paula Rodrigues
32. Paulo André
33. Rafael Souza
34. Ricardo Menezes
35. Rodolfo Silva
36. Raul Hiank
37. Ruanna Viana
38. Sigmara Caitano
39. Silas Samarky
40. Tatiane Soares
41. Thaynã Mota
42. Tiago Santos
43. Thiago Barbosa
44. Valeska Carvalho
45. Wanessa Cavalcanti
Participação especial:
46. Cecilia Brennand
Sobre Antônio Madureira:
Músico, compositor e instrumentista, Antônio Madureira agrega em sua carreira artística a função de professor e chefe do Departamento de Artes da UFPB, técnico em assuntos culturais da FUNDARPE, Membro do Conselho Municipal do Recife e Diretor de articulação cultural da Secretaria de Cultura do Recife de Pernambuco.
Sua iniciação musical se deu através dos instrumentos populares do nordeste – método de educação musical CNPq (1977-1981), vindo a tornar-se coordenador, pesquisador e relator da pesquisa financiada pela FUNARTE/FUNDAJ. Responsável pela pesquisa e direção musical do LP – Frevo de bloco é também autor dos livros Instrumentos Populares Brasileiros (Rhodia - 1987) e Danças Populares Brasileiras (Rhodia 1989).
É coordenador, compositor e instrumentista dos grupos musicais como Quinteto Armorial e Quarteto Romançal, além de regente e compositor da Orquestra Romançal.
Na sua discografia destacam-se: Quinteto Armorial – do Romance ao Galope Nordestino; Violão Solo Vol.I e II; Brincadeira de Roda, Estórias e Canções de Ninar; Pavão Misterioso; o Baile do menino Deus; Bandeira de São João; Canções; Lua Cambará; Romançário, Alerquim; Brasílica - O Romance da Nau Catarineta; Opereta do Recife; Quarteto Romançal; Poesia viva de Ariano Suassuna; entre outros.
No segmento de teatro sua participação musical se deu em espetáculos como Arlequim e O Reino Desejado (ambos em parceria com Ronaldo Correia de Brito) e As Andanças do Divino.
Sobre Ronaldo Correia De Brito
Ronaldo Correia de Brito nasceu no Ceará e reside no Recife.
É médico formado pela Universidade Federal de Pernambuco.
Desenvolveu pesquisas e escreveu diversos textos sobre literatura oral e brinquedos de tradição popular.
Publicou o romance Galiléia (2008), editora Alfaguara – Prêmio São Paulo de Literatura/2009, Melhor Livro do Ano; os livros de contos Faca (2003) e Livro dos Homens (2005), editados pela Cosac&Naify; e As Noites e os Dias (1997), editora Bagaço.
Dramaturgo, autor das peças Baile do Menino Deus, Bandeira de São João e Arlequim, encenadas em todo o Brasil, gravadas em disco pelo selo Eldorado, e editadas tanto no formato teatral como em prosa.
Baile do Menino Deus e Arlequim, textos teatrais publicados pela Objetiva, foram distribuídos pelo Programa Nacional Biblioteca Escolar.
Autor de O Pavão Misterioso, novela infanto-juvenil, também encenada, gravada em disco e editada pela Cosac&Naify (2004).
Assinou durante sete anos a coluna Entremez, na revista Continente Multicultural, e assina coluna semanal na revista Terra Magazine, do Portal Terra.
Escritor residente da Universidade da Califórnia, em Berkeley, no ano de 2007.
Serviço:
Lua Cambará Espetáculo Musical
Local: Teatro Paulo Pontes
Endereço: Rua Abdias Gomes de Almeida, 800
Informações: (83) 3211- 6232
Horário: 18h
Entrada: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (estudante).
Realização: Associação Aria Social Espaço de Dança e Arte.
Conheça: http://www.aria.art.br/
Fotos créditos: Fernando Azevedo e Sebastião Lucena.
Assessoria de Imprensa e divulgação local: Deise Alencar
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