A ARTE DE APRENDER REALIZA UM ESPETÁCULO EM HOMENAGEM AO TEATRÓLOGO JOSÉ MARIA RODRIGUES






O Curso Livre de Teatro "A Arte de Aprender", ministrado por Sheilla Martins, após quase quatro anos, encerrará as suas atividades no Centro de Arte e Cultura Municipal Teatro Ednaldo do Egypto, nesta quinta-feira, dia 27 de novembro, a partir das 19h30, realizando um espetáculo em homenagem ao teatrólogo José Maria Rodrigues.

José Maria Rodrigues é natural de Mamanguape, radicado no Rio de Janeiro. Desde a década de setenta, tem acumulado prêmios em concursos de dramaturgia e festivais. Um dos seus conhecidos textos, “Homem de Nazaré”, deu origem às grandes Vias Sacras de ruas de João Pessoa. Já são mais de 40 montagens diferentes em diversas cidades do Brasil, sendo indicado ao Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, pelo projeto Via Sacra da Rocinha.

A apresentação será beneficente e os alimentos não perecíveis arrecadados serão doados para a Instituição DECAJESA (Cidade Verde) e o Hospital Padre Zé. Atores de várias idades interpretarão textos emocionantes e dividirão o palco com três convidados especiais: os atores paraibanos que atuam no cenário cultural carioca, Apolo Pantera e Ítalo Marco Sant'ana; e Lira Júnior, ator com carreira internacional nos teatros dos Estados Unidos, assim como em cinema e comerciais.

O evento conta com o apoio do SATED PB, SEBRAE-PB, Alblack Produções, D&F Studio de Beleza, Imaginart, André Luiz Flores e Decoração, Preview Produtora, JB Designer e Centro de Arte e Cultura Municipal Teatro Ednaldo do Egypto.

Sheilla Martins e A Arte de Aprender agradecem todo o apoio recebido pelo diretor Alberto Black - coordenador do projeto "Sementes da Arte" no Centro de Arte e Cultura Municipal Teatro Ednaldo do Egypto mantido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, através da Secretaria de Educação e Cultura – SEDEC. O teatro funciona como anexo das escolas municipais, oferecendo gratuitamente aos alunos da rede pública, cursos de dança, teatro, música e literatura, mantendo também uma programação constante para o público da capital paraibana.

O Centro de Arte e Cultura Municipal Teatro Ednaldo do Egypto fica localizado na Avenida Maria Rosa, 284, Manaíra.

Contato do Curso Livre de Teatro "A Arte de Aprender": cursodeteatroaarte@gmail.com

Sobre José Maria Rodrigues:

Paraibano de Mamanguape, radicado no Rio de Janeiro-RJ, escritor, dramaturgo, editor, ator e diretor teatral. Como autor e diretor, participou de dezenas de espetáculos, entre os quais: A volta do Prometido; O Homem de Nazaré – A Via Sacra de Hoje, com mais de 40 montagens diferentes em várias cidades; Viagem do balão sob o arco-íris; A Vedete do Subúrbio; O Banco da Miséria; Uma Estrela Apareceu, e Tizé e o Pavão Misterioso. Como dramaturgo, publicou: “A volta do Prometido” (Revista de Teatro da SBAT — 1979), “A Posse do Prefeito” (Coleção Prêmios do INACEN -1980), “O Homem de Nazaré” (Taba Cultural -1990), “Irmã Natureza” (Taba Cultural -2001) e “Por uma dramaturgia de raízes populares” (coletânea de peças e algumas histórias sobre o início de sua carreira -Taba Cultural-2007). Publicou ainda, pela Taba Cultural, o romance: “As águas do traz-e-leva” (1996) e os juvenis: “Uma família brasileira” (1993) e “O Homem que pensava em mudar o mundo” (1994). Roteirista de “O cego, o diabo e o bom Deus”, produzido pelo grupo Nós do Cinema (2003), foi contemplado com os seguintes prêmios: Ator entre os 10 mais – VI Festival Nacional de Teatro do Estudante – Aldeia de Arcozelo-RJ (1970); Menção Honrosa – IV Festival Nacional de Teatro de São Carlos (1971); Concurso Seminário de Dramaturgia da FEFIERJ (1976) – 1º Lugar; Concurso Seminário de Dramaturgia da FEFIERJ (1977) – 1º Lugar e Prêmio de Leitura; Concurso Nacional de Dramaturgia para Teatro de Bonecos – INACEN — Prêmio de Publicação (1979); Melhor Texto Inédito – Festival Carioca de Teatro — Rio Arte (1989); Um dos cinco melhores espetáculos do Festival de Teatro Independente do Rio de Janeiro (1982); Melhor Espetáculo – Melhor Cenário – Melhor Figurino — II Festival de Teatro Alternativo — Jacarepaguá Tênis Clube – RJ (1994); Um dos quatro melhores roteiros – Rio-Cine Fundição (1999); Prêmio Montagem — Secretaria de Cultura do Estado-RJ (2002), Prêmio Montagem — FATE – Prefeitura do Rio de Janeiro-RJ (2004), Prêmio Montagem do Ação Macaé Cultural-Macaé-RJ-(2008), Indicado para o Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro-2010 pelo projeto Via Sacra da Rocinha. Em breve rodará o seu próprio filme, o longa: "O Vampiro de Santa Teresa". Trata-se de uma sátira aos filmes de vampiro, uma discussão sobre fazer cinema no Brasil e um sarro sobre os maus políticos. Pretende que as pessoas riam, mas percebam que, por trás do humor, está falando de coisas sérias. Neste ano, lançou o livro “Os Sonhos e o Horizonte” no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, no Rotary Club de Mamanguape/PB e na Livraria Leitura do Manaíra Shopping, em João Pessoa/PB. No momento está circulando com o seu espetáculo “A Comédia do Abandono” e ministrando oficinas pelo SESC. José Maria Rodrigues é Editor da Taba Cultural e Diretor Centro de Experimentação Teatro de Raízes Populares.

Fotos créditos:

José Maria Rodrigues – crédito Henrique Monteiro

Lira Júnior – crédito Val Messer

Ítalo Marco Sant'ana – crédito Dalva Rocha

Apolo Pantera - crédito Criative Agência

Serviço:

16 anos do Curso Livre de Teatro "A Arte de Aprender"
Homenagem ao teatrólogo paraibano José Maria Rodrigues

Entrada: R$ 5,00 (cinco reais) e mais 01 quilo de alimento não perecível.

Data: 27/12/2012 – Quinta-feira

Horário: 19h30

Local: Centro de Arte e Cultura Municipal Teatro Ednaldo do Egypto.
Endereço: Avenida Maria Rosa, 284, Manaíra.

Informações: (83) 3214-8021.

Apoio: SATED PB, SEBRAE-PB, Alblack Produções, D&F Studio de Beleza, Imaginart, André Luiz Flores e Decoração, Preview Produtora, CaptureME, JB Designer e Centro de Arte e Cultura Municipal Teatro Ednaldo do Egypto.

Produção: Edilza Detmering e Ítalo Rômany.

Realização: SM Assessoria &Produções.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem