VINHOS LARANJAS TAMBÉM SERÃO OPÇÕES NA 3ª EDIÇÃO DO DECANTER WINE DAY QUE ACONTECE NESTE SÁBADO EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Os vinhos laranjas têm cada vez mais conquistado o paladar dos brasileiros apreciadores dessa bebida milenar. Com um sabor mais marcante e diferente dos tintos e brancos promete surpreender os participantes da 3ª edição do Decanter Wine Day que acontece neste sábado, 14, em Balneário Camboriú, litoral catarinense. Pioneira na importação de vinhos laranjas e líder absoluta no mercado no Brasil, a Decanter trará para o evento um dos mais importantes representantes desse tipo de bebida, da região Friuli na Itália, o produtor Damijan com o Ribolla Gialla 2010.

“Eles possuem uma complexidade ímpar, revelando desde notas florais, de cítricos confitados, de drupas e frutas secas, até notas “savoury” de cogumelos, de “sottobosco”, além de fortes acentos minerais. Sua estrutura é firme, fenólica, tal como um tinto, mas com o frescor e a mineralidade de um grande branco”, explica o bicampeão sommelier Guilherme Corrêa que estará presente no Decanter Wine Day orientando os participantes.

Coringas na mesa, os vinhos laranjas podem fazer o papel de um vinho branco, mas ainda mais marcante, sendo harmonizado com peixes e crustáceos e também pode substituir um tinto acompanhando algumas carnes vermelhas como a de cordeiro.

SOBRE

TINTOS, BRANCOS, ROSÉS E ESPUMANTES NO DECANTER WINE DAY
 
Outros grandes rótulos também prometem fazer sucesso no evento. Ao todo, poderão ser degustados 150 rótulos de 90 produtores de 16 países comercializados exclusivamente no Brasil pela Decanter acompanhados de antepastos.
 
Entre eles, estão: a espumante Ferrari Perlé Brut 2007 do melhor produtor de espumantes do mundo em 2015, segundo o prêmio The Champagne and Sparkgling Wine World Championships; Châteauneuf-du-Pape 2011, da França; Brunello di Montalcino Riserva 2008, um dos grandes nomes da Itália feito somente em safras excepcionais. Além disso, o Porto Vintage 2011, de Portugal também é destaque pela complexidade de aromas e sabores; o Gravel Quarry Cabernet Sauvignon 2008, da África do Sul, e o Família 2008, do Chile.

Quem quiser adquirir um dos rótulos no local ou encomendar algum vinho em específico haverá desconto de até 25% no valor do catálogo.
 
PRESENÇAS DE ESPECIALISTAS DE RENOME MUNDIAL
 
O enólogo Arco Laarman da vinícola Glen Carlou da África do Sul e o gerente de exportação da Vinícola Chilena De Martino são presenças confirmadas além do sommelier oficial da Decanter.
“O Wine Day é uma excelente oportunidade para expandir os sabores e conhecimento no que diz respeito aos vinhos. É provar desde o laranja até um branco, tinto ou rosé e, principalmente, conhecer produtores e vinhos de países como Áustria e Húngria, além dos tradicionais chilenos e argentinos tão apreciados pelos brasileiros”, destaca o diretor geral da Enoteca Decanter de Balneário Camboriú Augusto Radeke.

PASSO A PASSO DA DEGUSTAÇÃO
 
Ao chegar ao Wine Day o participante irá receber um caderno de provas com a indicação dos nomes dos produtores e países de origem de cada rótulo além de um espaço para anotações. Também receberá uma taça personalizada para saborear as bebidas durante o evento.
 
Para os que vão pela primeira vez e não estão acostumados a degustar grandes quantidades de vinhos, é importante tomar alguns cuidados.
 
“Entre a degustação de cada taça é preciso limpar o paladar e para isso iremos disponibilizar ilhas com águas e antepastos dispostas estrategicamente no local. Também estarão à disposição do público cuspidores para que os participantes possam experimentar o maior número de rótulos. Muita gente acha estranho ter que cuspir o vinho, mas isso é muito comum em grandes eventos e feiras do ramo”, explica Augusto Radeke.

“Uma dica para conseguir experimentar vários rótulos é justamente essa, colocar o vinho na boca por pelo menos 15 segundos para que ele possa passar por diferentes regiões da bochecha e da língua e em seguida cuspir. Depois disso é só anotar as impressões no caderno e depois voltar e beber uma taça do vinho escolhido até o final para saboreá-lo melhor”, complementa.
 
OUTRAS ATRAÇÕES
 
Além dos vinhos do velho e novo mundo selecionados a dedo, a 3ª edição do Decanter Wine Day trará aos participantes e convidados atrações especiais. Entre elas destaque para a exposição das obras do artista plástico Julian Gallasche a presença do trio Samuca Chiodini que apresentará composições instrumentais com fortes influências da música brasileira aliadas ao jazz.

Ainda durante o Wine Day, haverá exposição dos carros Jaguar XE, Range Rover Evoque e Land Discovery através da revendedora Top Car. Representantes da Azimut Yachts, considerado o maior e mais importante fabricante de iates de luxo do mundo, estarão presentes para apresentar aos participantes a gama de modelos produzidos no Brasil com a mesma excelência da matriz italiana. O Instituto Ippo irá distribuir aos participantes vouchers para check-up odontológico e kit clareamento para as primeiras 40 pessoas que chegarem ao evento.
 
O evento é uma realização da Enoteca Decanter de Balneário Camboriú com o patrocínio da FG Empreendimentos, Jaguar e Land Rover Top Car, Azimut Yachts e conta com o apoio do Instituto IPPO.

SERVIÇO

Decanter Wine Day em Balneário Camboriú

Data: 14/11/2015 - Sábado

Horário: Das 17h às 22h

Local: Espaço FG Empreendimentos Sul
 
Endereço: Avenida Atlântica, 4880, Balneário Camboriú/SC.
 
Valor do ingresso: R$ 150 por pessoa
 
Locais de compra: www.blueticket.com.br  ou Decanter Baln. Camboriú na 3ª Avenida, 2040.
 
Informações: 47 - 3360-0206/9979-0321 www.enotecadecanterbc.com.br
 
Fonte/texto: Assessoria de Imprensa | Rotas Comunicação
 
Foto/arte: Divulgação/reprodução.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem