SESI-SP RECEBE EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL DA ESCULTORA MARY CARMEN MATIAS

Uma das formas de expressão mais antigas da História da Arte, a escultura sempre trouxe uma série de desafios para os artistas. É preciso equilíbrio para a sua composição, sob o qual pesam aspectos como volume, espaço, proporção, luz e gravidade. O grande desafio ao qual a artista plástica Mary Carmen Matias se propôs foi a transformação do aço e do alumínio, materiais de caráter frio e duro, em formas que traduzem suavidade e movimento. É este o pano de fundo de Mary Carmen Matias – Modulações, que ficará aberta à visitação de 2 de fevereiro a 19 de março de 2017, no Espaço de Exposições do Sesi-SP.

A mostra tem curadoria de Denise Mattar e traz 26 obras inéditas que resgatam a arte da escultura de forma contemporânea e criativa: formas curvas se expandem em amplas áreas vazadas e incorporam uma multiplicidade de unidades compositivas, relacionando-se de maneira insinuante com o espaço.

A obra de Mary Carmen se destaca por sua maturidade criativa, revelada nas linhas, volumes, movimentos e entrelaçamentos que ela propõe em cada um de seus trabalhos. As esculturas, todas produzidas ao longo dos dois últimos anos, serão distribuídas em dois grupos: o voo no espaço e a luminosidade poética da linha. A mostra trará ainda um ensaio fotográfico e um vídeo do processo de criação das peças. “Mary Carmen começa seu trabalho com o gesto, com a manipulação de arames, para criar as maquetes que são a base de suas esculturas. E é desse gesto, desse diálogo das mãos com o material, que nascem suas formas. São torções, distensões e retesamentos cingindo o ar. São gestos quase sensuais, que apertam, enrolam, acariciam e enovelam a linha. Depois vem a escolha do elemento que irá corporificar esses movimentos: alumínio ou aço? Tubos finos ou encorpados? Fitas ou chapas? E cada escolha revela de forma diversa a plasticidade do espaço. Vem, então, a materialização: o embate, a dobradura, o corte, a fundição: o metal domado. E finalmente a escultura plena com reflexos nas curvas, brilho nas formas e a luz escorregando pelas linhas”, diz a curadora Denise Mattar.

“Olhar o material, distanciando-o da sua dureza e solidez, nele intervindo e produzindo uma mensagem oposta, ao criar leveza e envolvimento, é o meu objetivo e a minha forma de expressão. A matéria transformada nos diz algo e nos faz refletir”, afirma a artista.
SOBRE

ARTISTA

Mary Carmen Matias iniciou sua relação com a arte pela valorização de diferentes formas de manifestação, mostrando forte senso estético e determinação em aprender, o que motivou a sua busca de cursos de história da arte e de aprofundamento na obra de alguns destacados artistas.

A artista começou seu envolvimento com a escultura com aulas, orientação e convivência com renomados escultores, entre os quais Caciporé Torres e Nicolas Vlavianos. A partir de 2005, passou a dedicar-se integralmente à arte.

Teve suas obras expostas no Museu Brasileiro da Escultura (MuBe), no Centro Brasileiro Britânico, no Espacio Uruguay do Banco de la República Oriental del Uruguay, no Memorial da América Latina, na Casa do Brasil - Centro Cultural em Madrid/Espanha, no Clube Paulistano, no Espaço Cultural do Citibank, entre outros.

CURADORIA

Denise Mattar foi curadora do Museu da Casa Brasileira de São Paulo (1985 a 1987), do Museu de Arte Moderna de São Paulo (de 1987 a 1989) e do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (de 1990 a 1997). Como curadora independente, realizou exposições retrospectivas de artistas como Di Cavalcanti, Alfredo Volpi, Ismael Nery, Willys de Castro, Anita Malfatti, Candido Portinari, Jandyra Waters, Raimundo Cela, Eliseu Visconti, entre outros.
 
SERVIÇO:
 
Mary Carmen Matias – Modulações
 
Abertura: 2 de fevereiro
 
Período expositivo: de 2 de fevereiro a 19 de março de 2017
 
Horário: diariamente, das 10h às 20h (com entrada até 19h40)
 
Local: Espaço de Exposições do Sesi-SP (Av. Paulista, 1313 – em frente à estação Trianon-Masp do Metrô)
 
Classificação indicativa: Livre
 
Grátis. Mais informações em www.sesisp.org.br/cultura

Fonte/Imagem: A4&Holofote

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem