INSPIRAMAIS – SALÃO DE DESIGN E INOVAÇÃO DE COMPONENTES DIAS 03 E 04 DE JULHO NO CENTRO DE EVENTOS PRO-MAGNO EM SÃO PAULO...

Inspiramais – Salão de Design e Inovação de Componentes chega a mais uma edição, levando as principais inspirações da próxima temporada para a cadeia produtiva da moda brasileira. Este é o momento que a indústria entra em contatos com as inspirações e as matérias primas desenvolvidos para o Inverno 2018, e também com as novidades em componentes, tecidos, sintéticos, couros, saltos, enfeites, aviamentos e outros itens que estarão disponíveis na estação, além de antecipar o Verão 2019 por meio dos projetos Preview do Couro, Referências Brasileiras e + Estampa.

Durante o Inspiramais, o público poderá conhecer o resultado final do intenso trabalho de pesquisa do Conexão Inspiramais, orientado pelo estilista Walter Rodrigues e seus consultores do Núcleo de Design da Assintecal para a produção de uma moda com identidade brasileira. A pesquisa, elaborada ao longo de um ano, foi disseminada por todas as regiões do Brasil por meio das consultorias, passando por 20 polos produtivos de calçados e confecções e por um polo varejista.

O público ainda terá acesso a diversos projetos que exploram diferentes aspectos da produção nacional de calçados, acessórios e vestuário. Entre eles:

INOVAMAIS, que nesta edição apresentará três vertentes:

* Corredor de Inovação: espaço que tem a curadoria de Jefferson de Assis e agrega expositores que apostam na inovação para o desenvolvimento de seus produtos.

* Rodadas de inovação: Diferente de uma Rodada de Negócios, aqui vende-se ideias inovadoras e busca-se parcerias! O objetivo é aproximar empresas e universidades por meio de um intercambio de informações e desenvolvimento de produto.

* Palestras: Fast talks trarão profissionais de inovação para falar aos convidados.

PREVIEW DO COURO antecipa o Verão 2019 por meio da exposição de peles inovadoras. Sob a coordenação de Marnei Carminatti, do Núcleo de Design da Assintecal, os curtumes receberam orientação e desenvolveram as peles para o projeto que estará exposto no Inspiramais. O projeto é realizado pelo CICB (Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil) e a Assintecal (Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos) com apoio dos projetos Brazilian Leather e Footwear Components by Brasil.

REFERÊNCIAS BRASILEIRAS é um projeto que incentiva a criação de produtos com um olhar sobre as referências do Brasil, mapeando importantes influências culturais como música, danças, festas folclóricas, comidas, arquitetura, mobiliário, natureza, origens étnicas e artesanato. O projeto é coordenado pelo Designer Jefferson de Assis e o resultado é o desenvolvimento de produtos coletados por meio de pesquisas bibliográficas e presenciais e poderão ser conhecidos durante sua exposição no Inspiramais.

+ ESTAMPA, destaca o resultado de estamparia exclusiva desenvolvida por estúdios participantes do projeto, no qual incentiva o desenvolvimento de novas possibilidades de estampas para o setor de confecção. A inovação é o eixo central do projeto, coordenado pelo Consultor Lucius Vilar e que apresenta estampas únicas.

O Inspiramais acontece dias 3 e 4/07, das 9 às 19h, no centro de eventos Pro Magno (Rua Samaritá, 230 - Casa Verde, São Paulo).

A realização é da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal); By Brasil Components and Chemical, Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Brazilian Leather. Conta com a Promoção da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT) e parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Também tem o apoio da Abest, Abiacav, Abicalçados, Global Fair, In-Mod, BenefícioSP, IBB, IBGM e Texbrasil, Prefeitura de São Paulo e patrocínio da Altero, Bertex, Brisa Intexco, Britânnia Têxtil, Caimi&Liaison, Cipatex, Cofrag, Colorgraf, Componarte, Diamond, Sappi Dinaco, Tecnoblu, Vicunha Têxtil, Wolfsore e York.

I N S P I R A Ç Ã O
L E V E Z A

A urgência dos novos tempos

A história da moda vive um momento de ideias voláteis. O modismo de hoje é déja vu de amanhã. O que se apresenta hoje deve ser consumido logo, ou perde a validade. Desde que o consumidor deixou de programar o seu gosto para mudar a cada seis meses – e fez de blogueiros, youtubers e afins, o seu novo oráculo de moda – que as tendências nunca foram tão perecíveis.

Essa volatilidade aponta para um culto à leveza, cuja mensagem está por toda parte. Desapegue, tenha apenas o necessário. Diminua o manequim, encolha a bagagem, esvazie a mente. Compartilhe mais, acumule menos. Substitua posse por acesso. Tire as ideias do papel e jogue-as na “nuvem”. Espiritualize-se e diminua o peso cármico.

Por que ter um carro, se é possível chamar, em minutos, um motorista particular – como provou o advento de aplicativos como o Uber e o Cabify? Para que ter um closet enorme e lotado de coisas, se é possível compartilhar um guarda-roupa recheado de grifes de luxo, como oferecem a Blimo (Biblioteca de Moda), a Roupateca e o My Open Closet? Por que comprar, se é possível pedir emprestado ao vizinho, como sugere o aplicativo Tem Açúcar?

Todo esse novo comportamento foi estimulado pelo desenvolvimento do ambiente virtual, que propôs a desmaterialização e provou ser possível viver mais leve, pelo menos no sentido material da coisa.

Calcado na leveza, o mundo ganhou fluidez, perdeu limitações em conceitos, significados e denominações. Pertencer a apenas um gênero não basta. Conhecer apenas o próprio bairro, não basta. Ter apenas um sonho – ou um objetivo, ou um emprego, ou uma carreira – não basta. É preciso fluir, transitar, flutuar.

Por Núcleo de Design Assintecal

SOBRE

ASSINTECAL

A Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) conta com três décadas de atuação constante em prol do setor, agindo diretamente na defesa de seus interesses através de várias frentes. Seu trabalho é reconhecido pela força no diálogo com todas as esferas de governo, pela consolidação do mercado internacional e pela disseminação do conteúdo de moda, que inclui o desenvolvimento de produtos. Responde por um setor que congrega 2.785 empresas. A associação está sediada em Novo Hamburgo (RS), centro do polo considerado o maior cluster calçadista do mundo, e conta com escritórios regionais em São João Batista (SC), Nova Serrana (MG), Birigui (SP), Franca (SP) e Jaú (SP).

CICB

Com forte atuação no Brasil e alcance internacional, o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) trabalha pela defesa, promoção e aprimoramento do couro e de todos os curtumes brasileiros, independente da localização, tamanho ou especialização. O CICB foi fundado em 1957 e hoje se destaca em diversos projetos ligados à qualificação de artigos, modernização e ampliação de parques industriais, crescimento no mercado externo e fortalecimento em diversos segmentos no âmbito doméstico. Com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), desenvolve o projeto Brazilian Leather para o incentivo às exportações de couro nacionais.

SERVIÇO

INSPIRAMAIS – Salão de Design e Inovação de Componentes

03 e 04 de julho de 2017

Centro de Eventos Pro-Magno – São Paulo

Entrada gratuita para profissionais do setor

Site: www.inspiramais.com.br

Redes Sociais - @inspiramais

www.facebook.com/inspiramais

Fonte/Fotos-crédito: Agência Cápsula

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem