Na Quinta do Pensamento, 7, às 23h30, no episódio inédito da série documental “Alegorias do Brasil”, o cineasta Murilo Salles parte da frase “o Estado sou eu”, atribuída ao rei da França Luis XIV, para apresentar reflexões, análises e questionamentos sobre o processo de modernização do Brasil. No episódio, nomes como a historiadora Mary Del Priore, o escritor e ensaísta Silviano Santiago e o psicanalista Contardo Calligaris traçam um paralelo entre a frase sobre o poder do monarca absoluto e o nosso país.
“Alegorias do Brasil” é a primeira produção do cineasta Murilo Salles idealizada exclusivamente para a TV. Ao longo de 13 episódios, as alegorias brasileiras - ou seja, as expressões culturais que afirmam a nossa identidade – serão colocadas em discussão e analisadas. A série é uma produção
da Cinema Brasil Digital com financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual da ANCINE.
SOBRE
QUINTA DO PENSAMENTO
Alegorias do Brasil (Série) – Episódio “O Estado Sou Eu”
Luis XIV ficou famoso por ser o rei na França que afirmou: “o Estado sou eu”. Sua frase designava um poder monarca absoluto, mas no caso do Brasil aplicar-se-ia ao processo de modernização do país, atendendo pelo nome de patrimonialismo. O Estado, ao invés de público, serve para atender aos interesses privados.
Diretor: Murilo Salles
Duração: 26 min.
Exibição: 7 de junho, quinta-feira, às 23h30
Classificação: Livre
Horários alternativos:
8 de junho, sexta-feira, às 17h30
10 de junho, domingo, às 10h
PROMO: https://www.youtube.com/watch?v=BiiCf5MWhRY
Fonte/Foto-reprodução/divulgação: Assessoria de Imprensa - Legenda: Contardo Calligaris em episódio inédito de Alegorias do Brasil.
Postar um comentário