Natura
Musical seleciona novos projetos para patrocínio em 2019, a partir de 12 de
junho, por meio do edital que apoia a renovação da cena contemporânea da música
brasileira. O programa procura por propostas que reflitam e contestem o momento
de profunda transformação no qual vivemos. As inscrições podem ser feitas até o
dia 29 de junho pelo site natura.sponsor.com.
Estão
aptos a participarem do processo seletivo artistas, bandas e coletivos de todo
o Brasil, que estejam em desenvolvimento das suas carreiras, conectados com uma
cultura de paz, liberdade de pensamento e diversidade. "Buscamos
selecionar propostas com potencial criativo para inovar e despertar o interesse
das pessoas com um discurso conectado a temas contemporâneos. É importante que
o projeto já tenha iniciado sua trajetória profissional de forma consistente e
mantenha uma conexão direta com o mercado", exemplifica Fernanda Paiva,
gerente de Marketing Institucional da Natura.
A
plataforma oferece 4,5 milhões de reais – com a combinação de recursos próprios
da marca e recursos das leis Rouanet (Nacional) e leis estaduais - para o
lançamento de trabalhos em qualquer formato, como, por exemplo, álbum, EP,
vinil, shows, clipes e livro, que prevejam a disseminação desses conteúdos
musicais em diferentes formatos e plataformas. Vale ressaltar que esse valor
corresponde apenas ao edital e não envolve a verba destinada ao patrocínio
direto a alguns dos maiores festivais de música independente do Brasil.
Em 2018,
a novidade do programa é abrir espaço para uma categoria inédita que abrange
coletivos culturais. Sendo assim, selos, grupos, blocos, produtoras, casas de
show de pequeno porte e centros culturais, entre outros, podem ser eleitos pela
curadoria para a produção, promoção e realização de mostras, residências e
intercâmbios, conteúdos, entre outras ações.
Serão
contemplados no edital Natura Musical projetos de todo o território brasileiro
por meio da lei Rouanet e, regionalmente, na Bahia, em Minas Gerais, no Pará,
em São Paulo e no Rio Grande do Sul, via leis estaduais de incentivo à cultura.
A curadoria da plataforma é composta por especialistas como artistas,
produtores, assessores de imprensa, jornalistas e empresários do mercado
brasileiro. O anúncio dos selecionados será feito até dezembro.
Além do financiamento
Natura
Musical tem buscado aumentar o impacto no ecossistema da música amplificando o
papel da expressão artística como vetor de discussões de cultura e
comportamento. No ambiente digital, as redes de Natura Musical e o site do
programa oferecem conteúdo exclusivo como uma ferramenta de compartilhamento de
ideias, no qual os artistas podem apresentar seu ponto de vista sobre temas
como feminismo, diversidade, criatividade, relações afetivas, entre outros.
A
plataforma ainda se propõe a auxiliar o desenvolvimento, em longo prazo, da
carreira dos artistas patrocinados, por meio da Aceleradora Natura Musical. Ela
é formada por uma rede de profissionais do mercado da música, que atua para
criar novas conexões e, dessa forma, aumentar o alcance e o impacto dos
projetos.
Segundo
Fernanda Paiva, gerente de Marketing Institucional da Natura, a aceleradora é
um elo entre artistas, festivais, estúdios, selos, casas de shows,
distribuidoras, plataformas digitais e agências de comunicação, por exemplo.
"Temos
percebido que a circulação dos shows, distribuição dos conteúdos e a
comunicação são desafios comuns entre os projetos patrocinados. Com o
nascimento da Aceleradora, podemos acompanhar o dinamismo desse mercado por
meio da criação em rede. E essa rede de profissionais tem condições de inovar
em novos modelos de negócios para o mercado musical", conclui.
Histórico Natura Musical
Com 13
anos, o Natura Musical tem hoje um papel singular na valorização da produção
contemporânea e da identidade musical brasileira: já apoiou mais de 367
projetos de 18 estados brasileiros. A marca lança, em média, 30 discos
anualmente, com destaques em listas de melhores do ano e premiações nacionais e
internacionais, além de patrocinar shows, livros, filmes e acervos digitais.
O
programa vem participando ativamente do lançamento e da consolidação de alguns
dos mais representativos compositores e intérpretes da nova geração, com a
gravação de discos e patrocínio de artistas como Liniker e os Caramelows,
Francisco, El Hombre, Luedji Luna, Xênia França, Larissa Luz, Johnny Hooker,
Filipe Catto, Felipe Cordeiro, Aíla, entre outros.
Ao mesmo
tempo, Natura Musical financia projetos emblemáticos de ícones da música
brasileira como, por exemplo, Elza Soares com A Mulher do Fim do Mundo, o novo
disco de Jards Macalé, além o regate da obra de Mateus Aleluia, entre outros.
Em 2017,
Natura Musical inaugurou em São Paulo uma casa de espetáculos voltada para
música brasileira: a Casa Natura Musical, em Pinheiros. O espaço, com
capacidade para 500 pessoas sentadas e mil em pé, oferece uma combinação de
conforto e qualidade musical. A marca participa na curadoria dos shows, com o
objetivo de construir uma grade de programação pulsante, com diversidade de
perfis de atrações e de públicos, passando por novos artistas, nomes
consagrados, música regional e festas itinerantes.
No
ambiente digital, as redes do Natura Musical oferecem conteúdo exclusivo,
abordando música e comportamento por meio de um multicanal de entretenimento
produzido pela VICE Brasil.
Sobre
Natura Musical
Natura
Musical é a principal plataforma de patrocínio da marca Natura. Desde seu
lançamento, em 2005, o programa investiu 132 milhões de reais no patrocínio de
367 projetos - entre CDs, DVDs, shows, livros, acervos digitais e filmes. O
último edital do programa em 2017 selecionou 33 projetos em todo o Brasil. Os
trabalhos artísticos renovam o repertório musical do país e são reconhecidos em
listas e premiações nacionais e internacionais.
A
plataforma digital do programa leva conteúdo inédito sobre música e
comportamento para mais de meio milhão de seguidores nas redes sociais. Em São
Paulo, a Casa Natura Musical se tornou uma vitrine permanente para a rica e
pulsante produção musical brasileira.
Natura
Fundada
em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Líder
no setor de venda direta no Brasil, com mais de 1,7 milhão de consultoras, faz
parte da Natura &Co, resultado da combinação entre as marcas Natura, The
Body Shop e Aesop – que registrou 9,9 bilhões de reais de receita líquida em
2017. Foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação B
Corp no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e
sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. Com operações na
Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México e Peru, produtos da
marca Natura podem ser adquiridos com as consultoras Natura, pelo Rede Natura,
por meio do app Natura ou em lojas em São Paulo, Rio de Janeiro, Paris, Nova
York, Santiago e Buenos Aires. Para mais informações sobre a empresa, visite
www.natura.com.br e confira seus perfis nas redes sociais: LinkedIn, Facebook,
Instagram, Twitter e YouTube.
Serviço
Edital
Natura Musical 2018
Inscrições,
regulamento e atendimento a proponentes
Inscrições
abertas: até 29/6 (até às 17h, pontualmente) pelo site www.natura.sponsor.com
Em caso
de dúvidas: (11) 5056-9832/ 33 ou edital@naturamusical.com.br. O atendimento
será realizado das 10h às 17h, durante o período de inscrições.
@NaturaMusical
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#NosEncontramosNaMúsica
Fonte: Assessoria
de Imprensa | Natura Musical
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