Segundo a Associação Brasileira
da Indústria do Café (ABIC),
em 2018 o mercado dos cafés especiais no Brasil deve aumentar em 20%. Com a
nova onda de degustar cafés selecionados, de qualidade e origem, a marca de
cafés especiais Coffee & Joy se dedica a entregar cafés de alta qualidade e que
normalmente eram exportados para serem
apreciados lá fora.
Para aproximar
ainda mais os consumidores da origem dos grãos,
a empresa oferece também o turismo vivencial, com roteiros de visitação em fazenda no Sul de Minas. Dessa maneira, o
consumidor conhece todo o processo de produção e desfruta a experiência
daquele café especial que ele consome em casa.
“A nossa terra é abençoada, fértil e bonita. Tem que ser valorizada”, enfatiza
Débora Reis, uma das fundadoras da marca Coffee & Joy.
O roteiro compreende uma imersão
pela cadeia completa do café, desde a lavoura até a xícara. A empresa faz uma seleção dentre os assinantes de cafés
especiais e os convida para passar um final de
semana visitando a cadeia, neste ano, será entre os
dias 3 e 5 de agosto.
O passeio começa na lavoura,
onde os visitantes conhecem sobre o plantio e colheita do café, e tem a oportunidade de colher os cafés com as próprias
mãos. Logo depois, conhecem as práticas do pós
colheita no terreiro de café. Em seguida, aprendem
um pouco sobre a parte de beneficiamento do café. Por fim, é realizado um almoço em uma fazenda centenária,
com mais de quatro gerações de produtores de café,
cortesia da Coffee & Joy.
Após a visita a
fazenda, o próximo passo é conhecer um armazém de café,
onde recebem uma breve explicação sobre a classificação de café e
os defeitos que podem ser encontrados na bebida para fins
de avaliação. Em seguida, provam uma mesa de cafés, podendo sentir, na boca, a
diferença de qualidade de cafés especiais e tradicionais.
Por fim, os visitantes conhecem
a torrefação de café e participam de um
processo de torra feita ao vivo, seguida de uma degustação de cafés especiais.
Toda essa
experiência, segundo Débora, tem como objetivo conscientizar e mostrar
aos consumidores todo o longo processo que
o café passa para chegar
na xícara. “O café,
diferentemente de outros alimentos, passa por vários processos complexos e
extremamente técnicos. O consumidor, conhecendo todos os esses processos e a
origem dos grãos, consegue, depois de vivenciar tudo
isso, dar mais valor a essa bebida fantástica e também a tomar decisões mais
conscientes na hora de comprar cafés”, finaliza Débora.
Para mais
detalhes sobre a última visita, acesse: http://blog.coffeeandjoy.com.br/cafe-nao-e-so-degustar-uma-bebida/
Facebook: /coffeeandjoy
Instagram: @coffee_and_joy
Contato: (31) 3318-9543
Fonte/Foto-reprodução/divulgação: Assessoria
de Imprensa
Postar um comentário