No Dia
das Crianças, tradicionalmente, os pequenos são presenteados com brinquedos
novos, mas a data pode ser mais divertida e ir além dessa prática. Que tal
reunir as crianças e sugerir que elas troquem brinquedos entre si? Essa é a
proposta da "Feira de Trocas de Brinquedos", iniciativa do programa
Criança e Consumo, do Instituto Alana. Durante todo o ano, o programa incentiva
que mães, pais, educadores, vizinhos, organizações, entre outros grupos, se
mobilizem para realizar feiras de trocas de brinquedos e reflitam sobre os
impactos do consumismo na infância. Pode ser em escolas, parques, no quintal de
casa, ou quaisquer outros espaços públicos, acolhedores e com natureza.
Além de
uma alternativa sustentável e gratuita de lazer, a Feira de Trocas de
Brinquedos promove a colaboração e a socialização entre as crianças. Com
brinquedos usados e muita criatividade, os pequenos se reúnem e descobrem novos
significados para esses itens, por meio de uma atividade livre. Desde 2012, o
Criança e Consumo já promoveu mais de 25 "Feiras" e estima a
organização de mais de 400 edições pelo Brasil. Para saber como organizar a sua
Feira de Trocas de Brinquedos ou comunicar a realização da atividade em sua
cidade, o Criança e Consumo disponibiliza em seu site informações e materiais
de apoio. Na agenda é possível consultar as edições da brincadeira já
programadas por todo o Brasil.
"A proposta
da Feira de Trocas é que trocar pode ser muito mais divertido do que comprar. A
ideia é proporcionar às crianças um excelente momento de encontros e
brincadeiras que não envolva o consumo de novos produtos. Fazemos um convite
para que todos participem deste movimento, organizando a sua própria Feira, com
o apoio dos materiais que disponibilizamos em nosso site. considera Ekaterine
Karageorgiadis, coordenadora do Criança e Consumo.
Sobre
Criança e Consumo
Criado em
2006, o programa Criança e Consumo, do Alana, atua para divulgar e debater
ideias sobre as questões relacionadas à publicidade dirigida às crianças, assim
como apontar caminhos para minimizar e prevenir os malefícios decorrentes da
comunicação mercadológica.
Instituto Alana
O
Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que
aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da
infância. Criado em 1994, é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial
desde 2013. Tem como missão "honrar a criança".
Fonte/Foto-reprodução/divulgação: Assessoria de Imprensa
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