De acordo com Carolina Ignarra, sócia fundadora da
Talento Incluir - consultoria que já viabilizou empregos e desenvolvimento
profissional a mais de cinco mil pessoas com deficiência em 10 anos de atuação
- o aumento da inclusão no mercado de trabalho revela o crescimento do poder de
consumo desse público, especialmente nos setores de entretenimento e turismo.
Com a proximidade do carnaval, Carolina Ignarra aponta dicas importantes para
foliões e turistas aproveitarem o Carnaval da Inclusão:
1. É
possível buscar folias com espaço exclusivo a pessoas com deficiência e
mobilidade reduzida, blocos e escolas de sambas com áreas inteiras preparadas para
esses foliões. Além disso, é preciso um espaço reservado para descansar – o que
não significa espaço VIP;
2. Lembre-se:
cadeira de rodas não é porta pacotes e nem apoio para bolsas, sacolas e etc;
3. Lixo,
latas e garrafas pelo chão podem atrapalhar a movimentação das pessoas que usam
cadeiras de rodas ou possuem mobilidade reduzida, além de ser um risco para
qualquer folião;
4. Nem
sempre pessoas com deficiência precisam de ajuda. Por isso, sempre pergunte
antes de sair empurrando uma cadeira de rodas.
5. Pessoa
com deficiência é o termo correto para se referir aos foliões com qualquer tipo
de deficiência;
6. Procure
um evento inclusivo, que dispõe de banheiro químico acessível, instrutores de
apoio e fila preferencial nos bares e lanchonetes. Serviços de áudio descrição
de desfiles, sambas enredos em libras, transporte gratuito para pessoas com
deficiência são bem-vindos;
7. As
vagas de estacionamento reservadas para pessoas com deficiência atendem a uma
questão de espaço muito importante para o usuário. Estacionar nessas vagas sem
autorização é infração de trânsito e dificulta a mobilidade e a segurança da
pessoa com deficiência no embarque e desembarque do veículo.
Porém, viajar para "fugir" da agitação
também é uma alternativa no carnaval. Para que as pessoas com deficiência
possam desfrutar de uma experiência positiva é preciso encontrar opções de
passeios e hospedagens preparados, observando as seguintes dicas:
1. Atendimento
inclusivo não substitui a acessibilidade, mas é o que fará a diferença, caso o
local ainda não esteja estruturalmente acessível;
2. Toalhas
e controles remotos devem sempre estar ao alcance de pessoas com nanismo ou
usuárias de cadeira de rodas;
3. Sanitários
acessíveis não devem ser utilizados como dispensa ou depósito;
4. Pessoas
com deficiência intelectual devem ser tratadas como crianças apenas se forem
crianças;
5. Atender
o consumidor com deficiência com excelência gera inclusão e oportunidades de
crescimento dos negócios e no setor;
6. É
muito importante que o atendimento à pessoa com deficiência desperte a mesma
satisfação que nos demais clientes. Profissional, sem parecer exagerado e nem
virar "paparicação" ou "infantilização";
7. Atitudes
desatentas prejudicam a relação comercial, a capacitação dos colaboradores para
realizar um atendimento de qualidade ajuda o local ser referência entre pessoas
com ou sem deficiência.
"Para atender de forma adequada as pessoas com
deficiência é necessário investir em cultura e não apenas em obras de
adequação. As pessoas com deficiência têm o direito de aproveitar o carnaval
como qualquer outro folião ou turista. Somente assim, o carnaval poderá ser de
fato considerado 'a festa do povo", destaca Carolina Ignarra, da Talento
Incluir.
Sobre a Talento Incluir
A Talento Incluir é uma consultoria que promove a
relação entre profissionais com deficiência e o mercado de trabalho. Desenvolve
projetos de consultoria, treinamento, seleção e retenção, de profissionais com
deficiência, além de preparar as empresas para melhor atender a esse perfil de
consumidor. Fundada há 10 anos, a Talento Incluir já proporcionou emprego mais
de 5.000 pessoas com deficiência a partir de uma preparação exclusiva e
diferenciada. Além disso, aplicou programas de treinamentos exclusivos para
inclusão corporativa em mais de 280 empresas de diversos setores em todo
Brasil, como Gol, Raia Drogasil, Bradesco, Tereos, PwC PricewaterhouseCoopers,
GRU Airport, AccorHotels entre outras.
Fonte: Assessoria de Imprensa
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