PEDRO SIQUEIRA, DO PURO, ASSINA MENU DA FAZENDA SANTA VITÓRIA, NO INTERIOR DE SP


Destino de tranquilidade e de conexão com a natureza, a fazenda Santa Vitória, localizada em Queluz (distante 224 km de São Paulo e 202 km do Rio de Janeiro), terá novo menu assinado pelo chef Pedro Siqueira (do restaurante carioca Puro). O gastrônomo pensou em grupos de classificação, como azeites brasileiros, picles, temperos, especiarias e farofas para compor o cardápio. Junto a isso, a fazenda lança um novo espaço gastronômico, um rancho colado à cachoeira de águas cristalinas, com banheiros, forno e fogão à lenha, além de churrasqueira e área de descanso ao ar livre, onde é possível relaxar em redes e espreguiçadeiras espalhadas pelo campo.

O cozinheiro fez uma seleção de pratos principais, clássicos e sobremesas, que variam ao longo do mês. A ideia foi montar um cardápio para repassar cuidados e modos de preparo à Mariza Santos, comandante da cozinha por mais de três décadas (patrimônio da fazenda, ela era responsável pelos banquetes na propriedade antes de receber hóspedes). "Exploramos ambientes que tenham a ver com as belezas naturais, os paladares e ingredientes da região", explica o chef. "Buscamos seguir as refeições por bases aromáticas para que pudéssemos ter um leque de opções para surpreender os hóspedes".

Para o café da manhã, almoço e jantar, incluindo sobremesas, o chef deu forma ao menu, respeitando a sazonalidade dos ingredientes (aqueles que estão em seu melhor momento são prioridade), alguns deles são colhidos na horta da fazenda na hora, ou vêm de fornecedores da região. Para ele, o mais difícil na configuração desse cardápio é fazer simples, mas bem feito. "Com o dinamismo e criatividade, buscamos o frescor dos produtos, além de uma pesquisa dos fornecedores locais", explica.

Além do menu, foram confeccionadas fichas técnicas para informações de cada item do menu, de onde são os produtos a fim de valorizar os parceiros locais e os que já forneciam matérias-primas para a cozinha. O que muda é a apresentação dos pratos, destacando ao máximo a produção da fazenda. "Temos queijos, iogurte, doce de leite, bolos e pães feitos artesanalmente por aqui", resume a empresária, Fabia Raquel, responsável por toda a operação.

O café da manhã segue a linha e tradição da fazenda, mas almoço e jantar terão sempre duas opções de entrada por dia, outros dois principais e mais a mesma quantidade de sobremesas. "Teremos sempre o cuidado de saber sobre restrições alimentares e dietas de quem nos visita", garante Fabia. Nas entradas, mesclam-se folhas (uma das marcas do Puro), vinagretes, carpaccios, sopa fria e gaspacho, além de cuscuz.

Os clássicos da fazenda permanecem, como feijoada da casa no rancho, parrilla e porqueta assada à moda da roça. Entre as opções de principais, arrozes (outra assinatura do Puro), nhoques e opções de carnes brancas (peixe e frango) e vermelhas (bife de Chorizo, costelinha de porco e paella caipira). Para adoçar o paladar, o chef oferece algumas opções da cultura de interior, como pudim e mousse, além de um trio de doces da fazenda (doce de leite, abóbora com coco e mamão verde), bem como cremes, frutas assadas e caramelo.

fazenda recebe hóspedes de terça a domingo nos meses de alta temporada (janeiro, fevereiro e julho). O restante do ano funciona de quinta a domingo e, nos feriados, varia de acordo com os pacotes. As refeições estão inclusas nas diárias (pensão completa), a partir de R$ 1.200 (suítes da sede, em dias da semana, exceto feriados) por casal. As consultas podem ser feitas pelo e-mail reservas@fazendasantavitoria.com.br. O menu começa a ser testado este mês, e será totalmente incorporado em março. Veja o cardápio completo:

ENTRADAS
Mix de folhas da horta Vitória (tomates assados e picles de cebola roxa)
Mix de folhas da horta Vitória (vinagrete de cogumelo, lâminas de abobrinha e lascas de queijo da fazenda)
Gaspacho de tomate (creme fresco, azeite de manjericão e acompanha pão tostado).
Sopa fria de cenoura (com gengibre e laranja)
Couscous de sêmola com legumes, picles de maxixe, frutas secas e castanha do brasil.
Tartar de beterraba assada, mel, coentro, iogurte caseiro da fazenda e crocante de quinoa.
Abóbora assada, creme de queijo da fazenda, sementes crocantes e raspas de limão.
Carpaccio de beterraba, creme de ricota, rúcula fresca, castanha e azeite de carvão.
Salada do campo, com pão temperado, tomate cereja, picles de cebola, ervas frescas. (Panzanella)

PRINCIPAIS
Arroz de pato (servido com linguiça, castanhas brasileiras e cebolinha tostada)
Arroz de cordeiro (vai com ovo perfeito, folha de mostarda e especiarias)
Arroz com ragu de costela (acompanha couve rasgada e cebola roxa assada)
Arroz cremoso com cogumelos (servido com brócolis grelhados e cebolinha fresca)
Nhoque de batata (acompanha ragu de linguiça de pernil, picles de cebola e ervas fritas)
Nhoque de batata (leva creme de espinafre, nata e raspas de limão)
Galeto assado com abóbora (prato acompanha folha de mostarda e farofa de milho)
Tilápia grelhada (vai com arroz cremoso de limão e folhas refrescantes)
Filé mignon grelhado (acompanha legumes da horta Vitória ao molho de pimenta verde)
Bife de Chorizo (servido azeite de chimichurri, batatas assadas e saladinha de rúcula)
Costelinha de porco (acompanha repolho assado e purê de batata defumado)
Paella caipira (ao invés de frutos do mar, é feita com frango, linguiça, pernil e temperos)

CLÁSSICOS DO ALMOÇO
Feijoada da casa no rancho
Parrilla no rancho
Porqueta assada à moda da roça

SOBREMESAS
Creme de limão com farofa de cuca
Creme de maracujá com lascas de chocolate
Frutas assadas com canela, caramelo salgado e sorvete de nata.
Mousse de chocolate com fio de azeite e flor de sal.
Pudim de leite, farofa de cuca e raspas de laranja.
Trio de doce da fazenda.
Panqueca brulée de doce de leite caseiro, farofa de canela e sorvete de nata.
Rocambole de doce de leite, creme de queijo e farofa crocante-

Sobre a Fazenda

Propriedade centenária, a fazenda Santa Vitória une o charme de uma herdade ao conforto da atualidade, além de ser um destino romântico, de ecoturismo e de quem gosta de pedalar. Aberta em 2016, posiciona-se como uma fazenda produtiva em que é possível se hospedar. É um lugar para se desconectar das tecnologias, pois não há televisão nem internet nos quartos, apenas uma sala de TV na sede, onde também tem um ponto de wi-fi. Entre as atividades, há passeios a cavalo, salão de jogos, piscina, sauna à lenha, caldário, bicicletas e quadra de tênis. Plantações, pastos, florestas e um riacho formam a moldura ideal para um momento a dois ou em família, saboreando a rica gastronomia da região do Vale do Paraíba. Recebidos como amigos, os hóspedes desfrutam de momentos de aconchego e tranquilidade em contato com a natureza. As suítes da sede, quintal e as casas da montanha comportam até 30 pessoas por vez. O projeto de revitalização do lugar e abertura das novas áreas é assinado pela arquiteta Fernanda Sarkis. É possível chegar à fazenda de carro (pela via Dutra) ou de helicóptero (há um heliponto credenciado pela ANAC dentro da propriedade).

Serviço

Fazenda Santa Vitória

Endereço: Rodovia João Batista Melo Souza, km 5 

Queluz, SP – CEP: 12800-000

Telefone: (12) 3147-1563 (atendimento em horário comercial)

Fonte/Foto-reprodução/divulgação: Assessoria de Imprensa - Legenda: Arroz de cordeiro, ovo perfeito e folhas grelhadas com especiarias

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem