No Brasil,
cerca de 57,4 milhões de pessoas com mais de 18 anos têm alguma doença crônica
não transmissível (DCNT) tais como câncer, diabetes, hipertensão, depressão,
problemas cardiovasculares e respiratórios. Essa categoria de patologia é a
principal causa de mortalidade no mundo, respondendo por 41 milhões de óbitos
por ano, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.
Não por acaso, 80% das vítimas fatais são de países de baixa e média renda,
contra 13% dos de alta renda. Quando avaliada às perdas econômicas –
considerando os custos de saúde e perda da
força de trabalho – registra-se US$ 7 bilhões entre 2011 e 2015. Diante desse
cenário, a Artemisia e Associação Samaritano anunciam uma parceria estratégica
para selecionar e acelerar gratuitamente até 15 negócios de impacto social focados na
temática. Os empreendedores de startups que já tenham seus protótipos
desenvolvidos, com soluções inovadoras desenhadas para a população de menor
renda podem se inscrever de 12 de março a 15 de abril pelo
site www.artemisia.org.br/labsaude
A proposta do Artemisia Lab: Promoção da Saúde e Prevenção é
apoiar uma nova geração de startups com soluções inovadoras e
potencial para impactar milhões de brasileiros – especialmente as pessoas mais
vulneráveis e de menor renda. No país, aproximadamente 70% dos brasileiros
têm o Sistema Único de Saúde (SUS) como a única
porta de entrada para atendimento médico; desde 2014, 3 milhões de pessoas
perderam os planos de saúde em decorrência
do desemprego ou da necessidade de reduzir custos. Em 2017,
a Organização Mundial da Saúde registrou 928
mil mortes por consequência das DCNT, sendo mais prevalente em pessoas de baixa renda. Doenças como depressão,
hipertensão e estresse são recorrentes e preocupantes em um
cenário de crise socioeconômica, agravadas pelos determinantes sociais que
atingem a população de baixa renda, como maior exposição ao desemprego, piores
condições de trabalho, habitações insalubres, alimentação inadequada e menor
acesso aos serviços públicos. Diante dessa realidade, os negócios de impacto social têm sido uma
solução de acesso, sobretudo associado à saúde preventiva;
constituem, inclusive, uma forma inovadora de gerar poder de escolha para a
população e acesso ao qualificar e complementar o atendimento à população.
Segundo Maure Pessanha, diretora-executiva da Artemisia – pioneira no
Brasil no fomento de negócios de impacto social – a organização
acredita na união de esforços como instrumento de potencialização de impacto. “Apostamos na força dos modelos de negócios como uma forma de gerar inovação e impacto social em larga
escala no médio e longo prazo no setor da saúde.
Estamos diante de iniciativas incipientes frente à dimensão dos desafios
apresentados pelas doenças crônicas não transmissíveis e vemos que é preciso
apoiar o fortalecimento de uma nova geração de negócios que
enderecem soluções de acesso à saúde”, avalia Maure.
De acordo com Luiz Maria, superintendente de Responsabilidade Social da Associação Samaritano, a parceria com a
Artemisia permitirá identificar negócios que
irão auxiliar o desenvolvimento de soluções criativas voltados para promover e
prevenir doenças crônicas não transmissíveis. “O fortalecimento destas soluções
é de grande importância para vencer o grande vazio assistencial existente neste
segmento específico”, avalia o executivo.
Critérios de seleção e setores
O Artemisia Lab: Promoção da Saúde e
Prevenção busca empreendedores de todo o Brasil que tenham negócios inovadores focados no setor da saúde. A metodologia – desenvolvida pela Artemisia, organização
que há 14 anos apoia negócios de impacto social no Brasil – foi
planejada para potencializar soluções que já tenham protótipo
desenvolvido, em fase de validação da proposta
de valor e modelo de negócios, e que tenham
potencial e intencionalidade para gerar impacto social positivo.
A busca recai para startups alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento
Sustentável das Nações Unidas (ODS) – em especial,
ao ODS 3 (Saúde e Bem-Estar), definido como:
“assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades”, e que é transversal em toda análise de busca e seleção de negócios que
será realizada no programa. O conjunto de ODS
constitui uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o
Desenvolvimento Sustentável, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem
atingidas até 2030 para estimular ações em áreas
de importância crucial para a humanidade e para o planeta.
Entre os critérios de seleção, o impacto social (negócios que ofereçam
produtos ou serviços para resolução de questões relacionadas aos desafios
de saúde da população de menor renda, com foco na prevenção de doenças crônicas não
transmissíveis); perfil (empreendedores com intenção
genuína de mudar o Brasil, com histórico de realizações e capacidade para
atrair talentos e desenvolver equipe consistente); potencial de
escala (modelos de negócio lucrativos que ofereçam soluções que
possam ser escaláveis e com potencial de atender milhares de pessoas das
classes C, D e E); estágio de maturidade (startups
com protótipo ou produto/serviço desenvolvido, que estão em fase
de validação da proposta de valor e modelo de negócios);
e potencial de inovação (capacidade de entregar
soluções inovadoras com potencial de promover qualidade de vida para população
de baixa renda brasileira por meio de soluções em saúde). É essencial a disponibilidade de pelo menos um
representante do negócio para participar de todos os dias de workshops
presenciais que acontecem nos dias 23 e 24 de maio e 4 e 5 de julho.
Para participar, é preciso ter um negócio focado na prevenção,
identificação, monitoramento ou apoio no tratamento de doenças crônicas não
transmissíveis, alinhado a uma das temáticas do programa: doenças
cardiovasculares e diabete (soluções relacionadas à hipertensão,
hipertireoidismo, insuficiência renal, entre outras);doenças
respiratórias (soluções relacionadas à asma, bronquite, enfisema,
DPOC – doença pulmonar obstrutiva crônica -, entre outras); câncer(soluções
que reduzam a exposição aos fatores de risco, detectem de forma mais rápida as
doenças pré-malignas para início do tratamento, entre outras); saúde da
mulher, criança e idoso(soluções focadas nas principais doenças que
afetam esses grupos de risco); saúde mental (soluções
relacionados à depressão, ansiedade, estresse, entre outros); combate
ao sedentarismo (soluções que incentivem o aumento da prática de
exercícios físicos, adaptadas à realidade da população de baixa renda);
incentivo à alimentação equilibrada (soluções que incentivem
hábitos saudáveis para mudanças de rotina alimentar e suporte para a reeducação
nutricional a um preço acessível);e inovação e tecnologia (soluções
tecnológicas que tragam melhorias e agilidade aos serviços de saúde, diagnóstico, exames, tratamentos e eficiência para
hospitais, pacientes e médicos).
Benefícios aos selecionados
Os empreendedores selecionados serão potencializados com base na
metodologia exclusiva de aceleração de curto
prazo da Artemisia, tendo acesso à curadoria de ferramentas e conteúdos;
conexão com outros empreendedores do setor; e mentorias com especialistas em negócio, impacto social e saúde. Entre os
mentores, estarão algumas das altas lideranças das organizações correalizadoras
da iniciativa. O objetivo é que os participantes saiam do programa com
maior clareza sobre os próximos passos do seu negócio para que avancem no
desenvolvimento de aspectos fundamentais e estejam mais preparados para crescer
e gerar impacto social no
setor atuante. Os empreendedores que concluírem o programa também
passam a fazer parte do portfólio Artemisia. Até 3 startups que se destacarem
ao longo do processo poderão receber capital semente de até 20 mil reais cada,
além de mentorias extras.
ASSOCIAÇÃO SAMARITANO
A Associação Samaritano é uma organização filantrópica independente que se
dedica a fomentar projetos relacionados à prevenção de doenças e à promoção
da saúde no Brasil, com foco nas
Doenças Crônicas Não Transmissíveis. Ao longo de 122 anos, operou um hospital
filantrópico em São Paulo, de mesmo nome, que
se tornou referência pela qualidade assistencial, ensino e pesquisa. Tem como
missão apoiar iniciativas transformadoras de prevenção e promoção de saúde que impactem a qualidade de vida dos brasileiros. http:// asamaritano.org.br/
ARTEMISIA
A Artemisia é uma organização sem fins lucrativos, pioneira na
disseminação e no fomento de negócios de impacto social no Brasil. A
organização apoia negócios voltados à população
de baixa renda, que criam soluções para problemas socioambientais e
provocam impacto social positivo
por meio de sua atividade principal. Sua missão é identificar e potencializar
empreendedores(as) e negócios de impacto social que sejam
referência na construção de um Brasil mais ético e justo. A organização já
acelerou mais de 130 negócios de impacto social no Brasil e
capacitou outros 300 em seus diferentes
programas. Fundada em 2004 pela Potencia
Ventures, possui atuação nacional e escritório em São
Paulo. www.artemisia.org.br
Fonte/Foto-reprodução/divulgação:
Assessoria de Imprensa
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